+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry UBNT - Novos Rocket M5 - Download: 0 kbps / Upload: 0 kbps

    Pessoal, boa tarde...

    Gostaria de saber se alguém já enfrentou este problema e/ou se conhece alguma solução.


    CENÁRIO:

    TORRE TRANSMISSÃO:

    - BACKHAUL: RocketDish <-> RocketDish
    - AP: Rocket M5 + Setorial 90*

    CLIENTES:

    - Nano M5
    - Loco M5
    - AirGrid M5

    Atualmente 95% dos equipamentos das minhas torres de transmissão possuem entre 6 meses á 2 anos de uso, praticamente todos com AirOS versão 5.2.1 , com MAC iniciado 00:27:22:..:..:..

    Recebi 20 Rocket M5 (este são os "novos") este ano, 10 deles pela LiveTech e 10 pela OIW , só aceitam versões superiores a 5.5 , ambos os lotes possuem MAC iniciado DC:9FB:..:..:..


    PROBLEMA:

    - Baseado no cenário descrito acima, quando coloco os "novos Rocket M5" em operação, meus clientes conseguem se conectar, com ótimas taxas de sinal, ccq, tx/rx rate, assim como conectados nos antigos Rocket, que usam a versão 5.2.1 .

    Eis que surge o problema, resumidamente:

    - Antigos Rocket M5 - Todos os clientes conseguem Download e Upload.
    - Novos Rocket M5 - Nenhum cliente consegue Download e Upload ficam zerados e sem navegação, só consigo passar o ping !!! mesmo assim se eu aumentar o pacote icmp para 1024, esquece, só perda!


    EM LABORATÓRIO - testando com distância máxima de 25 metros , nenhum problema detectado, tenho todas as taxas boas, tenho dowload e upload utilizando qualquer versão , e qualquer equipamento, tanto Antigos Rocket, quanto novos Rocket.


    Alguém já passou por isso ?
    O estoque de Rocket que aceitam 5.2.1, se esgotou aqui na empresa, estou tendo que colocar NANO M5 como AP, por que esses novos Rocket não funcionam.


    Preciso abrir uma RMA com a LiveTech , outra com a OIW ou tem como abrir RMA diretamente com a UBNT ???

  2. #2

    Padrão Re: UBNT - Novos Rocket M5 - Download: 0 kbps / Upload: 0 kbps

    tenho rocket novo e antigo na rede e nao tenho esse problema
    posta as telas de configuração deles ai

  3. #3

    Padrão Re: UBNT - Novos Rocket M5 - Download: 0 kbps / Upload: 0 kbps

    Amigo por que continuar com essa divergência de versões? 5.2.1? Atualize tudo para 5.5.4 e acabe com a dor de cabeça !

    Att,

  4. #4

    Padrão Re: UBNT - Novos Rocket M5 - Download: 0 kbps / Upload: 0 kbps

    Chadi, o problema não é a versão... e sim os novos equipamentos... eu citeis as versões, pra diferenciar equipamentos mais antigos dos equipamentos mais novos.


    Ja testei todas as versões nos novos Rocket M5, da 5.5 até 5.5.4, mas nenhuma funciona.


    Se eu pegar um Rocket Antigo, e atualizar pra 5.5.4 ele funciona normal, atende todos os meus clientes.
    Agora se eu coloco os novos em operação eu não atendo ninguem!


    Não sei o que fazer!
    Não tenho mais nenhum antigo, para backup!
    Tenho 16 Rockets novos, que não funcionam e não sei quanto tempo vai levar pra solucionar ou trocar esses equipamentos.

    Ta complicado.

  5. #5

    Padrão Re: UBNT - Novos Rocket M5 - Download: 0 kbps / Upload: 0 kbps

    Chadi se este processo resolvesse , com certeza eu já teria feito e este tópico não seria aberto.

    Eu não estou postando sem ao menos fazer testes!
    Eu venho "brigando" com estes equipamentos e versões desde janeiro.

    Toda vez que alivia a carga de trabalho, eu pego pra testar algumas alternativas.

    E como eu disse em laboratorio funciona perfeitamente. Sem alterar nada, eu vo lá coloco no POP sem alteração nenhuma. Pronto! Ferrou! Nenhum cliente navega!

  6. #6

    Padrão Re: UBNT - Novos Rocket M5 - Download: 0 kbps / Upload: 0 kbps

    Amigo realmente está muito estranho! Você disse que os clientes recebem um bom sinal correto? E dentro do ap como ficam os sinais dos clientes? Caso você monte um ptp com estas unidades ele funciona?Poderia me mandar prints das configuraçoes?Nunca ouvi nada referente a este problema!Me envie Mac e DataCode de alguns equipos por favor.Se necessário me passe conta e senha do Teamviwer que entro remoto para verificarmos juntos!Posso lhe garantir que não existe problema algum de conpatibilidade em nenhum produto da linha. Aguardo seu contato.

    Att,

  7. #7

    Padrão Re: UBNT - Novos Rocket M5 - Download: 0 kbps / Upload: 0 kbps

    Chadi que otimo!

    Gostaria muito que você acompanhasse sim, posso disponibilizar este acesso pra você.
    Precisamos apenas ajustar data e hora , podemos combinar por e-mail ?

    Vou fazer os procedimentos no cenário real, com um técnico na torre de transmissão e outro técnico na rua ou na casa de algum cliente, pra você ver o que ocorre na prática.

  8. #8

    Thumbs up Re: UBNT - Novos Rocket M5 - Download: 0 kbps / Upload: 0 kbps

    felipedesf@, Vái postando ai o desenrolar da "coisa" fiquei curioso,
    acredito que muita gente também ficou.
    Boa sorte em seus testes!!

  9. #9

    Padrão Re: UBNT - Novos Rocket M5 - Download: 0 kbps / Upload: 0 kbps

    Experimente deixar o ACK no automático pra testar.

  10. #10

    Padrão Re: UBNT - Novos Rocket M5 - Download: 0 kbps / Upload: 0 kbps

    Claro vamos agendar. Estou com horário disponível na quinta feira, poderiamos agendar para as 17:00?
    Me envie informações por e-mail por favor.

    Att,

  11. #11

    Padrão Re: UBNT - Novos Rocket M5 - Download: 0 kbps / Upload: 0 kbps

    ----------

    Chadi, acabei de te mandar um e-mail, vamos ajustar data e hora por la, ok ?



    ----------


    Pessoal do Forum, assim que tiver mais informacoes sobre o problema ou alguma resolucao eu posto aqui pra voces ficarem a parte.

    Obrigado pela ajuda

  12. #12

    Wink Re: UBNT - Novos Rocket M5 - Download: 0 kbps / Upload: 0 kbps

    Bom pessoal, disponibilizei o acesso remoto ao Chadi e rapidamente ele conseguiu detectar o problema.

    O problema foi causado , por um erro na configuração/utilização do ACK, onde conflitava os valores configurados no AP e nas STATIONS .


    Após identificar este problema e corrigi-lo, os cliente voltaram a ter download e upload normalmente, e o NOVO Rocket já ficou em operação.


    Durante o acesso e verificação das configurações, forneceu várias dicas e boas práticas para melhorar a performance da rede em geral.

    Dentre as principais:

    - ACK - manter em AUTO AJUSTE (porém, AP e STATION, precisam estar em AUTO AJUSTE);
    - AIRMAX - manter em LOW
    - CLIENT ISOLATION - manter habilitado, pois, desativa o compartilhamento de banda para clientes do mesmo AP
    - VERSÃO - atualizar tudo para 5.5.4 ( mesmo antes do suporte já havia percebido que é muito mais eficiente )


    Só tenho que agradecer ao Chadi e ao Forum por me ajudarem a resolver este problema.

    Chadi, obrigado mais uma vez!

    Resolvido!

  13. #13

    Padrão Re: UBNT - Novos Rocket M5 - Download: 0 kbps / Upload: 0 kbps

    Citação Postado originalmente por felipedesf Ver Post
    Bom pessoal, disponibilizei o acesso remoto ao Chadi e rapidamente ele conseguiu detectar o problema.

    O problema foi causado , por um erro na configuração/utilização do ACK, onde conflitava os valores configurados no AP e nas STATIONS .


    Após identificar este problema e corrigi-lo, os cliente voltaram a ter download e upload normalmente, e o NOVO Rocket já ficou em operação.


    Durante o acesso e verificação das configurações, forneceu várias dicas e boas práticas para melhorar a performance da rede em geral.

    Dentre as principais:

    - ACK - manter em AUTO AJUSTE (porém, AP e STATION, precisam estar em AUTO AJUSTE);
    - AIRMAX - manter em LOW
    - CLIENT ISOLATION - manter habilitado, pois, desativa o compartilhamento de banda para clientes do mesmo AP
    - VERSÃO - atualizar tudo para 5.5.4 ( mesmo antes do suporte já havia percebido que é muito mais eficiente )


    Só tenho que agradecer ao Chadi e ao Forum por me ajudarem a resolver este problema.

    Chadi, obrigado mais uma vez!

    Resolvido!
    Só um detalhe:
    De nada adianta habilitar o "Client Isolation" no AP se existir Antes/Depois um Switch comum.
    Os clientes continuaram se enxergando e podendo realizar compartilhamentos.

  14. #14

    Padrão Re: UBNT - Novos Rocket M5 - Download: 0 kbps / Upload: 0 kbps

    Citação Postado originalmente por felipedesf Ver Post
    Bom pessoal, disponibilizei o acesso remoto ao Chadi e rapidamente ele conseguiu detectar o problema.

    O problema foi causado , por um erro na configuração/utilização do ACK, onde conflitava os valores configurados no AP e nas STATIONS .


    Após identificar este problema e corrigi-lo, os cliente voltaram a ter download e upload normalmente, e o NOVO Rocket já ficou em operação.


    Durante o acesso e verificação das configurações, forneceu várias dicas e boas práticas para melhorar a performance da rede em geral.

    Dentre as principais:

    - ACK - manter em AUTO AJUSTE (porém, AP e STATION, precisam estar em AUTO AJUSTE);
    - AIRMAX - manter em LOW
    - CLIENT ISOLATION - manter habilitado, pois, desativa o compartilhamento de banda para clientes do mesmo AP
    - VERSÃO - atualizar tudo para 5.5.4 ( mesmo antes do suporte já havia percebido que é muito mais eficiente )


    Só tenho que agradecer ao Chadi e ao Forum por me ajudarem a resolver este problema.

    Chadi, obrigado mais uma vez!

    Resolvido!
    Fico feliz que tenhamos resolvido o seu problema. Em relação ao Airmax o correto é deixar como vem default, none!

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Só um detalhe:
    De nada adianta habilitar o "Client Isolation" no AP se existir Antes/Depois um Switch comum.
    Os clientes continuaram se enxergando e podendo realizar compartilhamentos.
    Sim claro, se em qualquer ponto da rede a isolação deixar de existir, os clientes se enxergaram.
    Por isso sempre recomendo uma Vlan por Ap, ou sempre usar switchs gerenciaveis que contam
    com port Isolation / Private Vlan / Egress Bloc etc etc.

    Att,

  15. #15

    Padrão Re: UBNT - Novos Rocket M5 - Download: 0 kbps / Upload: 0 kbps

    Eu já havia falado do ack lá em cima!!!