Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Tem essa bagunça sobre os tamanhos mesmo, 10Base2 50cm e 10BaseT 2,5m é o que o IEEE fala, mas também fala nesse limite para "repetidores", isso é normatização de 1995, era dos hubs cegos. Com 100baseTX se o hardware não evoluisse o tamanho mínimo seria 5m, mas com hardware mais recente o tamanho do frame pode variar muito que o troughput final pouco se altera, e se o tamanho do frame, que é importante, altera pouco o troughput, o tamanho do cabo vai na pratica alterar menos ainda.
    (Mas pra fins de padronização a coisa é diferente, não encontrará patch cord amarelo menor que 2,5m por isso, mauricinhos e quem vive no mundo academico tem medo de fugir dos padrões)

Hoje a maior parte do hardware tem uma detecção de colisão excelente, teria que fazer testes de capacidade de processamento pra determinar o tamanho mínimo "efetivo" pra cada roteador ou switch, porque existem drivers (PHY) de resistencias internas diferentes (Isso altera o nível de tensão), os cristais geralmente tem a mesma frequencia base (25KHz pra 100M) mas o modo de operação de cada chipset é totalmente diferente.
    (E alias, tem cabos com resistencias diferentes, materiais diferentes, isso altera minimamente a propagação)

Na prática, só tive problema com 6cm, o roteador velho (75MHz mips) travava com alto trafego (80-90Mbps), com cabo de 20cm não travava, mas poderia ser ruído induzido por um curva, crimpagem ruim... eu não me ateria a 1 ou 2 experiencias ruins, confio no hardware atual e sua prevenção a colisão.
    (De 1995 até hoje o hardware evoluiu)

2. Muito tempo atrás li que o mínimo era um metro, os meus cabos eu fiz com 2 pés (algo de 60 cm), e hoje faria com 1 pé.

No MUM em Lima tinha duas CCR36 interligadas em todas suas portas com cabos curtinhos, que deveriam ter 1 pé de tamanho mais ou menos. Agora imagine: se todas as portas das duas CCR36 estavam interligadas com esses cabinhos, nao deve ter problema.

3. 30 cm é o mínimo recomendado. Já vi cabos com menos de 30 cm darem problemas. Nao recomendo melhor que isso.

4. O jeito é fazer cabo com um pé mesmo e ser feliz

5. Bom, e bem facil de fazer um teste, pega um cabo bem curto, tipo 10cm, coloca um OTDR e ve o resultado. So estou falando o que as documentações falam, nunca fiz o teste para saber ao certo o quanto isto influi. Apesar que se o IEE que é uma convenção de engenheiros estudando os casos, algum fundamento tem que um simples "mauricinho"

Tópicos Similares

1. Respostas: 6
    Último Post: 18-11-2014, 16:22
  2. Respostas: 20
    Último Post: 02-01-2014, 21:57
  3. Alimentação do AP via cabo de Rede
    Por Josue Guedes no fórum Redes
    Respostas: 50
    Último Post: 15-07-2007, 21:18
  4. Respostas: 1
    Último Post: 06-08-2003, 08:02
  5. Respostas: 3