+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Sugestão de Equipamentos Novos

    Ola galera, preciso de umas sugestoes para fazer um upgrade no provedor.

    Tenho um rb433 toda em bridge, e faco o controle de banda dos de 200 clientes e firewall.
    1 cartao tem 1 omni
    2 cartao em ptp em 5.8

    Tenho 3 redes nesta rb, cada uma com um link diferente. (Rede 2, rede3 e rede10)
    Em baixo tenho 3 servidores linux, 1 para cada rede, que faz o nat.

    O processamento está muito algo, pensei em trocá-la.

    Pensei em colocar uma rb433ah com processador de 680.

    OU

    colocar uma rb750 com 400mhz embaixo. Para fazer controle de banda, nat e firewall

    Fazer nat de 2 redes (rede2 e rede3) e a rede 10 deixar no servidor.

    Sera que a rb750 dá conta? ai eu tiro 2 servidores linux.

    Posso usar a eth1 e eth2 para receber os link, e as outras 3 eth em bridge para sair??

    Obrigado a todos que postarem

  2. #2
    Avatar de daniel16
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Lucas do Rio Verde
    Posts
    31

    Smile Re: Sugestão de Equipamentos Novos

    Citação Postado originalmente por ManoDW Ver Post
    Ola galera, preciso de umas sugestoes para fazer um upgrade no provedor.

    Tenho um rb433 toda em bridge, e faco o controle de banda dos de 200 clientes e firewall.
    1 cartao tem 1 omni
    2 cartao em ptp em 5.8

    Tenho 3 redes nesta rb, cada uma com um link diferente. (Rede 2, rede3 e rede10)
    Em baixo tenho 3 servidores linux, 1 para cada rede, que faz o nat.

    O processamento está muito algo, pensei em trocá-la.

    Pensei em colocar uma rb433ah com processador de 680.

    OU

    colocar uma rb750 com 400mhz embaixo. Para fazer controle de banda, nat e firewall

    Fazer nat de 2 redes (rede2 e rede3) e a rede 10 deixar no servidor.

    Sera que a rb750 dá conta? ai eu tiro 2 servidores linux.

    Posso usar a eth1 e eth2 para receber os link, e as outras 3 eth em bridge para sair??

    Obrigado a todos que postarem
    Recomento vc Usar uma rb493 em cima e em baixo uma rb750 pode ajudar ou colocar o mikrotik em um PC

    Qualquer Coisa meu e-mail: [email protected]

  3. #3

    Padrão Re: Sugestão de Equipamentos Novos

    mas se eu tirar todo o firewall e controle de banda da rb433, ela vai ficar só pra bridge dos ptp, nao vai usar tanto procesamento, mas será q a 750 dá conta do recado? de nat (estava pensando em fazer um load balance), queue e firewall??

  4. #4
    Avatar de daniel16
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Lucas do Rio Verde
    Posts
    31

    Padrão Re: Sugestão de Equipamentos Novos

    Citação Postado originalmente por ManoDW Ver Post
    mas se eu tirar todo o firewall e controle de banda da rb433, ela vai ficar só pra bridge dos ptp, nao vai usar tanto procesamento, mas será q a 750 dá conta do recado? de nat (estava pensando em fazer um load balance), queue e firewall??
    se for ate 200 clientes ai blz

  5. #5

    Padrão Re: Sugestão de Equipamentos Novos

    Eu no seu lugar usaria uma RB 450G no lugar da 750, você teria mais folga no processamento.
    Tinha una 750 dessa rodando um simples hotspot com regras básicas e controle de banda, com media de 30~35 ela topava em 100% de cpu, travando toda rede.

  6. #6

    Padrão Re: Sugestão de Equipamentos Novos

    Ola Anderson, mas tu acha que dá conta do recado uma 450g? quantos clientes com nat e firewall guenta?

    A 433 tá guentando com ptp e tudo mais, creio que uma 450g de conta do recado aki

  7. #7

    Padrão Re: Sugestão de Equipamentos Novos

    Quantos clientes vai depender de algum fatores, como por exemplo o método de autenticação usado nos clientes, regras no firewall e a quantidade de tráfego nas interface.
    Ja vi ela trabalhando como concentrador pppoe e gerindo uma banda de 20Mb com cerca de 150~200 online, e sobrava processamento.