+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Dae Galera, novamente venho pedir o auxílio dos veteranos. Os novatos já me colocaram em frias.
    Preciso fazer exatamente, conforme o título: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários),
    Já comprei a RB, vou começar a estruturar a rede, chega de chinelagem, 12/Usuarios por link a vontade.
    Como posso começar com o pé direito, tipo de autenticação HotSpot, PPPoE, enfim, opiniões, podem mandar bala e sejam o mais específico que puderem. Desde já eu agradeço!

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Citação Postado originalmente por MateusW Ver Post
    Dae Galera, novamente venho pedir o auxílio dos veteranos. Os novatos já me colocaram em frias.
    Preciso fazer exatamente, conforme o título: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários),
    Já comprei a RB, vou começar a estruturar a rede, chega de chinelagem, 12/Usuarios por link a vontade.
    Como posso começar com o pé direito, tipo de autenticação HotSpot, PPPoE, enfim, opiniões, podem mandar bala e sejam o mais específico que puderem. Desde já eu agradeço!

    Amigo utilize uma rb para load ballance e outra para autenticação

  3. #3

    Thumbs up Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Amigo utilize uma rb para load ballance e outra para autenticação
    Ok meu amigo, mas quero saber se com esta configuração é possível? 1 RB 450g - Balance de 4 links 10mb e Autenticação 48/usuários. Por favor, seja o mais específico possível. Aguardo. Obrigado!

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Citação Postado originalmente por MateusW Ver Post
    Ok meu amigo, mas quero saber se com esta configuração é possível? 1 RB 450g - Balance de 4 links 10mb e Autenticação 48/usuários. Por favor, seja o mais específico possível. Aguardo. Obrigado!

    primeira rb 450g = balanceamento de 4 link
    segunda rb = autenticando usuario como hotspot ou pppoe ou macxip


    não utilize a mesma rb q faz o seu ballance, para autenticar usuario

  5. #5

    Thumbs up Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    primeira rb 450g = balanceamento de 4 link
    segunda rb = autenticando usuario como hotspot ou pppoe ou macxip


    não utilize a mesma rb q faz o seu ballance, para autenticar usuario
    Certo, amigo, mas mesmo com essa configuração 4 links e 48 users?

    E se eu colocar 2 links ao invés de 4 e diminuir meus usuários para 24?

  6. #6
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Citação Postado originalmente por MateusW Ver Post
    Certo, amigo, mas mesmo com essa configuração 4 links e 48 users?

    E se eu colocar 2 links ao invés de 4 e diminuir meus usuários para 24?

    quanto te banda irá vender a seus clientes?

  7. #7

    Padrão Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    quanto te banda irá vender a seus clientes?
    Todos nivelados em DOWN: 800kb /UP: 64kb

  8. #8
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Citação Postado originalmente por MateusW Ver Post
    Todos nivelados em DOWN: 800kb /UP: 64kb

    2 links de 10 segura tranquilo

  9. #9

    Thumbs up Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    2 links de 10 segura tranquilo
    Ou seja, então se eu colocar os 2 links de 10 e 24 usuários a 800kb/64kb na RB 450g ela não vai arriar as pernas?

    Depois compro uma Mikrotik Routerboard RB 1100 Licença Nível 6, pois quero montar uma estrutura legal, então poderia fazer o balanceamento de todos os meus links na RB 1100 e as autenticações na RB 450g?

    Muito grato mesmo amigo!

  10. #10
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Citação Postado originalmente por MateusW Ver Post
    Ou seja, então se eu colocar os 2 links de 10 e 24 usuários a 800kb/64kb na RB 450g ela não vai arriar as pernas?

    Depois compro uma Mikrotik Routerboard RB 1100 Licença Nível 6, pois quero montar uma estrutura legal, então poderia fazer o balanceamento de todos os meus links na RB 1100 e as autenticações na RB 450g?

    Muito grato mesmo amigo!

    Cara uma rb 450g vc consegue gerenciar ai muitos usuários ja que ela processa 50MB full

    ja coloquei mais de 100 users em cima de uma 450g (provisório que ficou por muito tempo)

    colocar uma rb 1100 pra 24 ou 50 usuários, é loucura, pra quem esta começando

    nos seu caso uma rb simples 750gl lhe atenderia tranquilamente

  11. #11

    Padrão Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Cara uma rb 450g vc consegue gerenciar ai muitos usuários ja que ela processa 50MB full

    ja coloquei mais de 100 users em cima de uma 450g (provisório que ficou por muito tempo)

    colocar uma rb 1100 pra 24 ou 50 usuários, é loucura, pra quem esta começando

    nos seu caso uma rb simples 750gl lhe atenderia tranquilamente

    Amigo, minha ideia em um futuro próximo é manter 6 links de 10 MB e 4 de 100 MB. Colocando em torno de 160 clientes PF e o resto PJ. Por isso comentei a respeito da RB 1100, junto com a RB 450g.

    Mas tem razão, agora é comprar um RB 750gl e assim que a rede começar a tomar maior dimensão, investir em um 1100.

    Neste caso, colocaria a RB 450g para balancear os 4 links e a RB 750gl para autenticar, isso, via Hotspot?

  12. #12
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Citação Postado originalmente por MateusW Ver Post
    Amigo, minha ideia em um futuro próximo é manter 6 links de 10 MB e 4 de 100 MB. Colocando em torno de 160 clientes PF e o resto PJ. Por isso comentei a respeito da RB 1100, junto com a RB 450g.

    Mas tem razão, agora é comprar um RB 750gl e assim que a rede começar a tomar maior dimensão, investir em um 1100.

    Neste caso, colocaria a RB 450g para balancear os 4 links e a RB 750gl para autenticar, isso, via Hotspot?

    sim, pode ser isso mesmo, vai dando um passo de cada vez, assim vai crescer tendo retorno, nao adianta investir em algo grande agora, sendo que começa com pouco e vai investindo onde se deve

  13. #13
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Como já foi dito pelo nosso amigo, não use a mesma Rb para fazer o load balance e gerenciar teus clientes.
    com certeza terá problema.

    Muitos vem aqui pede ajuda e não faz como auxiliamos e depois vem e posta que não deu certo.

    Coloque logo duas RBs cada uma fazendo uma função e não terá um serviço "porco" e de amador.

    abraços...

  14. #14

    Question Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Citação Postado originalmente por MateusW Ver Post
    Dae Galera, novamente venho pedir o auxílio dos veteranos. Os novatos já me colocaram em frias.
    Preciso fazer exatamente, conforme o título: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários),
    Já comprei a RB, vou começar a estruturar a rede, chega de chinelagem, 12/Usuarios por link a vontade.
    Como posso começar com o pé direito, tipo de autenticação HotSpot, PPPoE, enfim, opiniões, podem mandar bala e sejam o mais específico que puderem. Desde já eu agradeço!
    Bom dia,

    Ao ler o seu questionamento me lembrei deste tópico onde o Sérgio, uma das principais autoridades em MikroTik no Brasil aborda o tema.

    Espero que encontre a solução para o que precisa.

    Grande abraço.

  15. #15

    Thumbs up Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    sim, pode ser isso mesmo, vai dando um passo de cada vez, assim vai crescer tendo retorno, nao adianta investir em algo grande agora, sendo que começa com pouco e vai investindo onde se deve
    Citação Postado originalmente por wdnc5 Ver Post
    Como já foi dito pelo nosso amigo, não use a mesma Rb para fazer o load balance e gerenciar teus clientes.
    com certeza terá problema.

    Muitos vem aqui pede ajuda e não faz como auxiliamos e depois vem e posta que não deu certo.

    Coloque logo duas RBs cada uma fazendo uma função e não terá um serviço "porco" e de amador.

    abraços...
    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Bom dia,

    Ao ler o seu questionamento me lembrei deste tópico onde o Sérgio, uma das principais autoridades em MikroTik no Brasil aborda o tema.

    Espero que encontre a solução para o que precisa.

    Grande abraço.
    Pessoal, realmente, muito obrigado. Com toda a certeza me ajudaram muito.
    Espero que possa contar com vocês no futuro!

  16. #16

    Padrão Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    sim, pode ser isso mesmo, vai dando um passo de cada vez, assim vai crescer tendo retorno, nao adianta investir em algo grande agora, sendo que começa com pouco e vai investindo onde se deve
    Amigos, uma última informação, colocando a RB 450g para local balance e a RB 750gl para autenticação por Hotspot em média, quantos links de quantos MB e quantos usuários conseguiria suportar na base de 800kb-1250kb/64kb-125kb?

    Outra coisa, saberiam algum tutorial didático para efetuar este configuração, vídeo do youtube.

    Novamente agradeço!

  17. #17

    Padrão Re: RB 450g - Balanceamento (4 Links 10MB) e Autenticação (48 Usuários)

    Se você quiser tenho este post com videos sobre Mikrotik,
    https://under-linux.org/showthread.php?t=163344