+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida entre bullet 2hp ou caotao 630mw mikrotik em painel wirelink 17dbi 90 grau

    Ola amiga do under tenho aqui um bullet2hp e uma omin aquário 15dbi, em uma tore de 21mt 54 cliente pendurados nela. Conprei de um amigo 3paineis da wirelink e uma rb433ah já com um cartão r52 para tracar a omin. o que vocês acha eu compro mais dois bullet ou compro mais dois cartões

  2. #2

    Padrão Re: Duvida entre bullet 2hp ou caotao 630mw mikrotik em painel wirelink 17dbi 90 grau

    Você está mais de meio caminho andado pro lado da Mikrotik e o mais barato é comprar dois cartões com pigtail.

    O que vc tem que ter conhecimento é o seguinte:
    1) 3 cartões operando juntos na RB vai aumentar o ruído. Isso vai reduzir seu SNR e o throughput pode ser menor.
    2) você precisa de 2 ampere pra cada cartão que você acrescenta à RB. A qualidade da fonte vai refletir na estabilidade do conjunto.
    3) verifique a sensibilidade do cartão de rádio. Bons rádios oferecem sensibilidade de -93 dB. Excelentes rádios oferecem sensibilidade de -96 dB. Rádios antigos e ultrapassados oferece sensibilidade de -90 dB.
    4) os bullets da série M oferecem sensibildade de -96 dB
    5) antes de comprar qualquer coisa, verifique se a polarização das suas antenas é compatível com o restante dos seus equipamentos.

    Abraço,

    ZéAlves

  3. #3

    Padrão Re: Duvida entre bullet 2hp ou caotao 630mw mikrotik em painel wirelink 17dbi 90 grau

    Ola ZéAlves. Em primeiro lugar e uma hora receber seus comentários. Meus painéis são verticais. E então você me indicaria comprar dois bullet ou mais dois cartões? E se for cartão quais você me indicaria. Deis de já muito obrigado lembrando que aqui meu setor e muito poluido de sinal

  4. #4

    Padrão Re: Duvida entre bullet 2hp ou caotao 630mw mikrotik em painel wirelink 17dbi 90 grau

    Isaquias.

    Imagina, bondade sua.

    Você tem que usar rádios com maior capacidade de "escutar" o sinal pra ter um bom SNR (diferencial entre sinal e ruído).

    Eu não gosto de recomendar, porque vai que não fica bom ou você não gosta... Eu vou ter que carregar esse karma :-D

    Vou te ensinar a escolher pra você não precisar perguntar e tomar suas decisões sozinho.
    Pegue a ficha técnica do equipamento (data sheet) e veja qual a sensibilidade mínima do rádio.
    -96dB é um bom número que vai te oferecer o melhor SNR.

    Agora veja se o investimento compensa:
    Some custo do rádio, pigtail, fonte parruda (3 cartões + RB) e veja quanto custaria cada solução completa.

    Veja qual opção oferece melhor sensibilidade e menor preço.

    Abraço,

    ZéAlves