Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Ainda não testei ... O VPLS no Mikrotik com a rede de rádios Ubiquiti.

Vou testar e documentar

Allan Caldas
    Bom dia Allan

O ospf e mpls acrescentam 4 bits cada, ao MTU, sendo necessário um mtu de 1508 bits. Até recentemente os produtos ubiquiti tinham o mtu fixo em 1500 e não era possível o uso de ospf,mpls,vpls atravéz deles. Porém agora o firmware ubiquiti possui o mtu configurável, de 64 a mais de 2000 bits, portanto, agora os protocolos dinâmicos do mikrotik funcionam bem através de enlaces ubiquiti.

2. Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    O ospf e mpls acrescentam 4 bits cada, ao MTU, sendo necessário um mtu de 1508 bits. Até recentemente os produtos ubiquiti tinham o mtu fixo em 1500 e não era possível o uso de ospf,mpls,vpls atravéz deles. Porém agora o firmware ubiquiti possui o mtu configurável, de 64 a mais de 2000 bits, portanto, agora os protocolos dinâmicos do mikrotik funcionam bem através de enlaces ubiquiti.
    Amigo sei que vc não se referiu a mim, mas ja vou dar o meu parecer. Não ha problema algum em me falar que cometi um equivoco na questão do MTU, pelo contrario. Até porque, ja testei e tive que mudar para 1500 e funcionou perfeitamente, ate coloquei como referencia, um palestrante do mum 2010. No caso vc teria alguma fonte de pesquisa onde diz que tem que ser em 1508, so pra gente ficar ainda mais documentado e aproveitar ao máximo do protocolo.
    Sucesso pra vc amigo.
    Última edição por maxibelo; 12-05-2013 às 14:00.

3. Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Antes que eu me esqueça, caso não esteja usando mk, favou modificar na aba MPSL>MPLS interface> MTU MPLS=1500 . Porque por padrão o MTU da ubiquiti de 1500.
    Como sofri ate descobri isso.
    Creditos = MUM 2010 esqueci o palestrante.

Se nao me engano serve pra ospf tb.
    Depois quem quiser me ajudar a configurar uma rede ospf to aceitando ajuda. Desde ja agradeço..
    Sucesso a todos do forun.
    Amigo comprovado sua dica. Fiz o teste em laboratorio e mudei o MPLS MTU para 1500 e funcionou normalmente o tunel, passando por enlace ubiquiti com airmax ativado. Essa dica que postou vai servi pra muita gente. Obrigado pela dica.

4. Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Amigo sei que vc não se referiu a mim, mas ja vou dar o meu parecer. Não ha problema algum em me falar que cometi um equivoco na questão do MTU, pelo contrario. Até porque, ja testei e tive que mudar para 1500 e funcionou perfeitamente, ate coloquei como referencia, um palestrante do mum 2010. No caso vc teria alguma fonte de pesquisa onde diz que tem que ser em 1508, so pra gente ficar ainda mais documentado e aproveitar ao máximo do protocolo.
    Sucesso pra vc amigo.
    Não me referi a você, nem achei que você cometeu um erro, apenas comentei com o Allan para que tivesse em mente a questão do MTU durante os testes. Quem afirma que funciona com MTU em 1500 nos rádios ubiquiti, esquece que ocorre fragmentação dos pacotes, e que o mtu no mpls mikrotik deve ser setado para 1500. Isto não ocorre nas novas versões do firmware ubiquiti, onde é possível ajustar o MTU para o tamanho ideal. Não tive em momento algum a intenção de falar sobre o seu comentário.

Edição:
    Inclusive, é tão importante a questão do MTU, para que não exista fragmentação dos pacotes, que a própria ubiquiti ajustou seu firmware para isso. Porque o "padrão" é MTU 1508 para mpls e vpls, e não os 1500 que a ubiquiti usava.

5. Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    Não me referi a você, nem achei que você cometeu um erro, apenas comentei com o Allan para que tivesse em mente a questão do MTU durante os testes. Quem afirma que funciona com MTU em 1500 nos rádios ubiquiti, esquece que ocorre fragmentação dos pacotes, e que o mtu no mpls mikrotik deve ser setado para 1500. Isto não ocorre nas novas versões do firmware ubiquiti, onde é possível ajustar o MTU para o tamanho ideal. Não tive em momento algum a intenção de falar sobre o seu comentário.

Edição:
    Inclusive, é tão importante a questão do MTU, para que não exista fragmentação dos pacotes, que a própria ubiquiti ajustou seu firmware para isso. Porque o "padrão" é MTU 1508 para mpls e vpls, e não os 1500 que a ubiquiti usava.
    Realmente seu comentário pode ter sentido.

Tópicos Similares

1. Tutorial sobre MENUCONFIG
    Por dark_shark no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 23-10-2004, 06:24
  2. Tutorial sobre Wireless
    Por rdsat no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 10-07-2004, 00:45
  3. Tutorial sobre Integer Overflow
    Por kappalinux no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 14-01-2004, 02:06
  4. Tutorial sobre o OPENWEBMAIL onde encontrar???
    Por snipexandy no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 23-12-2003, 10:46
  5. Tutorial sobre o iwconfig
    Por no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 25-11-2003, 13:32

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L