Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Citação Postado originalmente por SlayerCommand Ver Post
    Então já que vc acredita que seus equipamentos são originais, exija que seu distribuidor troque os equipamentos que deram problema, porque eu tenho certeza que todos que estão vindo aqui reclamar que morreu seu equipamento é porque o equipamento é falso, e as novas firmwares da ubnt fazem isso mesmo, matam equipamentos falsos.
    Perfeito, é isso que eu fiz, faço e farei. Agora a questao de sempre é: como identificar um equipamento original e como identificar um equipamento falso? Todos sao comprados no Distribuidor Master da UBNT aqui no Peru com Nota Fiscal.

    Após uma das peças morrer após atualizacao de firmware, entrei em contato com o Jamie da UBNT e ele me indicou para fazer o rma, pois pode ser um defeito na Nanobridge. O mais engraçado é que figuraram como original por um bom tempo.

  2. #22

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    Aki tambem ja atualizei todos os PTP e PTMP para 5.5.4 e esta bem melhor a rede bem mais estavel e não tive problemas nenhum...
    Ja Mk o melhor que tem ate agora e a 5.20 pelo menos nos AP e a Melhor...
    Exato a ideia é realmente esta, ficar mais estável e sem problemas.

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Kaluham, desculpe a demora, não pude responder antes por motivos de trabalho.

    Fico feliz que tenha encontrado a solução. Eu havia citado a versão 5.3.6 em meus tópicos já há algum tempo, não é coisa recente. Acredito que eu e o Eriberto fomos os primeiros a trazer essa versão de firmware para o "conhecimento" geral da comunidade, porque até então se julgava impossível fazer downgrade.

    O procedimento é esse mesmo, deixar o equipamento ligar por completo e pressionar o botão do reset. É necessário pressionar até os leds começarem a piscar de forma alternada, dois a dois, da esquerda pra direita (e vice-versa). Com os leds piscando, basta subir o firmware via TFTP.

    Existem situações extremas, principalmente quando se regrava muitas vezes o firmware, que para atualizar o equipamento é preciso já ligar a peça com o reset pressionado, e aguardar os leds começarem a piscar. É raro, mas acontece.

    Bom, o link para baixar o firmware o Kaluham já disponibilizou, e eu apenas reforço:

    http://www.ubnt.com/eula/?BACK=/down...20904.1243.bin
    A versão 5.3.6 foi lançada apenas para quesitos de compatibilidade, não mudou em nada em relação à 5.3.5.

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Para mim e para alguns as novas atualizacoes da série 5.5.x mataram alguns equipamentos. Os que continuaram funcinando e sobreviveram a atualizacao estao de pé. Pelo que li aqui no under, apenas Nanostation M5 (e locoM5 talvez) e Nanobridge M5 que tiveram problemas com o novo firmware, nao li ninguém reclmando de Rocket M com problema depois da atualizacao.
    Pessoal não existe isso do equipamento sobreviver, todo equipamento é passivo de Update e o mesmo traz somente melhorias. Se o seu equipamento Morre após upgrade tem algo de muito mas muito errado nele. Todos que atualizaram por completo as redes para 5.5.4 viram melhoras significativas em suas redes, e um aumento na performance. Se atualizou e morreu, manda de volta para o distribuidor que o mesmo troca.

    Att,

  3. #23

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Citação Postado originalmente por UBNT-Chadi Ver Post
    Pessoal não existe isso do equipamento sobreviver, todo equipamento é passivo de Update e o mesmo traz somente melhorias. Se o seu equipamento Morre após upgrade tem algo de muito mas muito errado nele. Todos que atualizaram por completo as redes para 5.5.4 viram melhoras significativas em suas redes, e um aumento na performance. Se atualizou e morreu, manda de volta para o distribuidor que o mesmo troca.

    Att,
    É o que tenho feito, pena que o meu distribuidor tem demorado muito com rma. A última peça já tem duas semanas lá.

    Chadi, o problema que eu tive ao atualizar um equipamento foi que acusou falsificado, e antes da atualizaçao figurava como original. O Jamie me recomendou o rma, e quando a peça parou de vez, foi o que fiz. Meu problema maior é conseguir uma pessoa que suba na torre, baixe o equipamento e suba outro no lugar; e como comentei com você, nao tenho muita peça no mercado para repor, o que significa, ficar sem atender o cliente.

    Até sou partidário de atualizar, sempre mantenho meu hardware atualizado, mas vou aprender a nao atualizar equipamento em uso, só atualizarei equipamento novo, se der problema, rma direto. Se o equipamento estiver na torre, só atualizo se for correçao de bugs emergencial e quando passível de infecao como foi o caso das 5.3.5, que a partir delas já bloqueava o skynet.

  4. #24

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Citação Postado originalmente por UBNT-Chadi Ver Post
    Se atualizou e morreu, manda de volta para o distribuidor que o mesmo troca.
    Chadi.

    Vocês da UBNT tem uma vontade enorme de viabilizar as coisas de fazer melhor, mas temos que levar em consideração os limites da operação no Brasil.

    Mandar de volta pro distribuidor funciona lá nos estados unidos.
    Aqui representa de 3 a 6 meses de espera pela substituição do equipamento.

    O pessoal aqui (salvo algumas exceções) tem capital de giro limitado pra investir em equipamento, fazer estoque e ter equipamento sobrando na prateleira aqui é luxo. Quando o equipamento apresenta problemas depois de um update de firmware, significa que o dono do provedor vai ter que tirar dinheiro do bolso pra bancar a falta de equipamento e esperar um período enorme pelo RMA.

    Diz pra nós o que acontece se o cidadão faz upgrade e o rádio ORIGINAL UBNT danifica depois do período de garantia?

    O intuito deste tópico foi dizer pro pessoal:
    Alguns rádios UBNT estão queimando depois do update de firmware.
    Ninguém sabe se é original, se é pirata ou se é sacanagem do Saci.
    O fato é que não compensa o dono de provedor correr o risco.

    Agora, se a UBNT se compromete a enviar a substituição a custo zero pro dono de provedor, se ela se compromete a fazer o RMA em 15 dias, se a UBNT se comprometer a substituir o equipamento danificado pelo firmware após o período de garantia...

    MARAVILHA, vamos todos usar a versão mais recente do firmware!


    Até lá, o dono de provedor tem de ser precavido e evitar perder equipamento. Principalmente se já está fora da garantia.



    Respeitosamente,

    ZéAlves

  5. #25

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Chadi.

    Vocês da UBNT tem uma vontade enorme de viabilizar as coisas de fazer melhor, mas temos que levar em consideração os limites da operação no Brasil.

    Mandar de volta pro distribuidor funciona lá nos estados unidos.
    Aqui representa de 3 a 6 meses de espera pela substituição do equipamento.

    O pessoal aqui (salvo algumas exceções) tem capital de giro limitado pra investir em equipamento, fazer estoque e ter equipamento sobrando na prateleira aqui é luxo. Quando o equipamento apresenta problemas depois de um update de firmware, significa que o dono do provedor vai ter que tirar dinheiro do bolso pra bancar a falta de equipamento e esperar um período enorme pelo RMA.

    Diz pra nós o que acontece se o cidadão faz upgrade e o rádio ORIGINAL UBNT danifica depois do período de garantia?

    O intuito deste tópico foi dizer pro pessoal:
    Alguns rádios UBNT estão queimando depois do update de firmware.
    Ninguém sabe se é original, se é pirata ou se é sacanagem do Saci.
    O fato é que não compensa o dono de provedor correr o risco.

    Agora, se a UBNT se compromete a enviar a substituição a custo zero pro dono de provedor, se ela se compromete a fazer o RMA em 15 dias, se a UBNT se comprometer a substituir o equipamento danificado pelo firmware após o período de garantia...

    MARAVILHA, vamos todos usar a versão mais recente do firmware!


    Até lá, o dono de provedor tem de ser precavido e evitar perder equipamento. Principalmente se já está fora da garantia.



    Respeitosamente,

    ZéAlves
    Zé Alvez, falou tudo. Justo sobre a parte de atualizar o firmware de um equipamento em funcionamento e o equipamento morrer ou ficar em coma (como aconteceu comigo e com outros), o que fazemos? Amargamos um prejuízo e passamos uma raivinha com rma.

    A gente vê muito distribuidor ai no Brasil fazendo cachorrada com garantia, dando 3 meses, 6 meses e nao o ano completo que a UBNT dá, inclusive isso figura na página oficial. Nós consumidores temos que fazer valer nosso direito e fazer com o Chadi disse, mandar para o distribuidor trocar, e pressionar o mesmo a trocar rápido.

    Porque nao vemos distribuidores nesses tópicos polêmicos? Quando falamos do equipamento A ou B eles aparecem em multidao vendendo, quando descemos lenha nao.

  6. #26

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Eriberto,

    Justiça seja feita:
    A margem de lucro dos distribuidores é pequena.

    Se você estivesse no lugar deles, você também optaria por vender um equipamento novo ao invés de honrar um RMA.

    O que está faltando nisso tudo é a UBNT "casar" com a gente, porque esse negócio de "namorar" não está dendo bom pro consumidor brasileiro. A UBNT deveria entrar no Brasil com mais vontade.

    O Chadi já está aqui e isso é bom. Acontece que na prática, ele só está nos deixando menos puto quando vomitamos nossas frustrações encima dele. Vai chegar um ponto que esse pequeno alívio que sentimos quando botamos pra fora nossas frustrações, não será suficiente.

    Daí temos que ver se a UBNT só está comprando tempo tendo o Chadi como válvula de escape de pressão ou se ela realmente vai assumir o ônus da operação no Brasil.


    De coração, eu gostaria de ver um escritório da UBNT aqui no Brasil. Homologação para todos os produtos, RMA agilizado, Suporte Técnico eficiente. Tido que nós merecemos ter e até agora não temos.


    Abraço,

    ZéAlves

  7. #27

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Eriberto,

    Justiça seja feita:
    A margem de lucro dos distribuidores é pequena.

    Se você estivesse no lugar deles, você também optaria por vender um equipamento novo ao invés de honrar um RMA.

    O que está faltando nisso tudo é a UBNT "casar" com a gente, porque esse negócio de "namorar" não está dendo bom pro consumidor brasileiro. A UBNT deveria entrar no Brasil com mais vontade.

    O Chadi já está aqui e isso é bom. Acontece que na prática, ele só está nos deixando menos puto quando vomitamos nossas frustrações encima dele. Vai chegar um ponto que esse pequeno alívio que sentimos quando botamos pra fora nossas frustrações, não será suficiente.

    Daí temos que ver se a UBNT só está comprando tempo tendo o Chadi como válvula de escape de pressão ou se ela realmente vai assumir o ônus da operação no Brasil.


    De coração, eu gostaria de ver um escritório da UBNT aqui no Brasil. Homologação para todos os produtos, RMA agilizado, Suporte Técnico eficiente. Tido que nós merecemos ter e até agora não temos.


    Abraço,

    ZéAlves
    Zé posso afirmar que o casamento está acontecendo. Tivemos um reunião com todos os distribuidores alguns dias atrás e discutimos diversos pontos do interesse de vocês, inclusive todos os mencionados acima. O RMA já foi dada uma solução, onde cortamos toda a burocracia para os distribuidores brasileiros, um despache da mercadoria de reposição em um tempo infinitamente inferior. A questão da homologação também foi um tópico, já estamos estudando uma maneira de viabilizar.
    O suporte nós já temos mas o pessoal não usufrui, que é o fórum oficial, http://community.ubnt.com/t5/Portuguese/bd-p/Portuguese.

    O quero dizer é, estamos trabalhando e buscando soluções. As mesmas não vem da noite para o dia, mas estão vindo.

    Att,

  8. #28

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Show! Que alegria ler isto.

    Faz mais de 2 anos que peço isso em nome do consumidor brasileiro.
    Espero que se torne realidade muito em breve.


    Abraço,

    ZéAlves

  9. #29

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Eriberto,

    Justiça seja feita:
    A margem de lucro dos distribuidores é pequena.

    Se você estivesse no lugar deles, você também optaria por vender um equipamento novo ao invés de honrar um RMA.

    O que está faltando nisso tudo é a UBNT "casar" com a gente, porque esse negócio de "namorar" não está dendo bom pro consumidor brasileiro. A UBNT deveria entrar no Brasil com mais vontade.

    O Chadi já está aqui e isso é bom. Acontece que na prática, ele só está nos deixando menos puto quando vomitamos nossas frustrações encima dele. Vai chegar um ponto que esse pequeno alívio que sentimos quando botamos pra fora nossas frustrações, não será suficiente.

    Daí temos que ver se a UBNT só está comprando tempo tendo o Chadi como válvula de escape de pressão ou se ela realmente vai assumir o ônus da operação no Brasil.


    De coração, eu gostaria de ver um escritório da UBNT aqui no Brasil. Homologação para todos os produtos, RMA agilizado, Suporte Técnico eficiente. Tido que nós merecemos ter e até agora não temos.


    Abraço,

    ZéAlves
    É isso que todos querem Zé, que a UBNT assuma sua responsabilidade nas vendas e nas KGDS dos equipamentos que fabricou.

    Quanto a margem ser pequena, eu questiono um pouco isso, mesmo com o custo da homologaçao, dá para ter uma boa lucratividade, de no mínimo 8% do preço de um LocoM5 e quiçás batendo en uns 30% em equipamentos e antenas mais caras. No Perú o pessoal se vira com isso e tem lucro, e temos um volume de vendas menor, no Brasil o pessoal deve compensar com volumes maiores. Infelizmente sei que o Brasil é caro e é uma piada para trabalhar (obrigado governo), mas mesmo tendo uma margem pequena, eu assumiria o prejuízo do meu cliente e faria o rma mais rápido, pois um cliente satisfeito, com muita sorte no decorrer de um ano, me traz 8 novos clientes, mas um cliente insatisfeito, carrega uns 40 com ele. Nos basta ver o efeito manada do pessoal fugindo da UBNT e indo para Intelbras, Mikrotik e outros fabricantes alternativos.

    Eu mesmo, se fosse começar hoje, iria de Mikrotik, pois ficaria com receio de UBNT após tantas reclamaçoes, fundadas ou nao. O Chadi sim, tem cumprido seu papel de bombeiro e quem compra UBNT hoje o faz pelo caráter do Chadi mais do que pela marca. A UBNT faria um papel mais bonito se fizesse exatamente o que você disse: colocasse seu escritório aqui e cuidasse de tudo. Eu vou além: eles deveriam colocar o escritório aqui, homologar tudo, fazer a importaçao e colocar nos distribuidores, cuidar da garantia e fazer propaganda, e se possível, porque nao, montar os cpes no Brasil (já com a tomada no padrao novo).

    Entendo que mesmo tendo uma margem pequena, a responsabilidade legal sobre o produto importado é do distribuidor e do importador, entao temos que vomitar nossas reclamaçoes nele hehe.

    Cito um exemplo: eu tenho meu provedor e tambèm vendo componentes de informática. Perú nao produz nada, tudo o que temos de tecnologia aqui é importado. Quem importa os monitores LG? A própria LG. Nunca vi um LG pirata ou com problemas que nao pudesse ser resolvido. A Samsung faz o mesmo aqui e várias outras empresas. Se UBNT tivesse algo parecido no Brasil, cuidando do rma, cadastrando autorizadas e etc., tenho certeza de que voltaria a subir no conceito dos clientes e respaldaria uma área muito grande, inclusive o custo do cpe para o cliente final seria algo mais baixo (já que ficaria exonerado de alguns impostos).

    Vamos ver se nossas sugestoes chegam na Califórnia hehe.

  10. #30

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Alegria mesmo, já posso continuar me animando trabalhar com UBNT.
    Eu fico nessa luta porque gosto da marca, comprei o produto e a marca para trabalhar com eles, e todo meu projeto está aprovado para trabalhar com UBNT, ficaria triste e complicado de ter que desistir disso.

    Chadi, outro detalhe: você tem alguma informaçao que nos possa brindar do porque algumas peças perdem potência e qual a atitude da UBNT para resolver o problema, seja o imediato e o futuro? Essa é uma questao chave para eu continuar minhas negociaçoes para continuar com a UBNT.

  11. #31

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Alegria mesmo, já posso continuar me animando trabalhar com UBNT.
    Eu fico nessa luta porque gosto da marca, comprei o produto e a marca para trabalhar com eles, e todo meu projeto está aprovado para trabalhar com UBNT, ficaria triste e complicado de ter que desistir disso.

    Chadi, outro detalhe: você tem alguma informaçao que nos possa brindar do porque algumas peças perdem potência e qual a atitude da UBNT para resolver o problema, seja o imediato e o futuro? Essa é uma questao chave para eu continuar minhas negociaçoes para continuar com a UBNT.

    Eriberto, estamos verificando ainda, este problema só ocorre no Brasil e em nenhum outro lugar. Acredito que em breve teremos uma posição referente ao assunto.

    Att,

  12. #32

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Citação Postado originalmente por UBNT-Chadi Ver Post
    Eriberto, estamos verificando ainda, este problema só ocorre no Brasil e em nenhum outro lugar. Acredito que em breve teremos uma posição referente ao assunto.

    Att,
    Beleza, para mim é uma boa notícia e me dá mais traquilidade. Continuarei negociando para trazer UBNT para cá entao.
    Outro detalhe Chadi: a questao da instalaçao, sabemos que no Brasil e boa parte do hemisfério Sul (e talvez na Ásia), nao temos instalaçao feita no cliente com terra: existe alguma coisa quanto a isso sendo estudada pela UBNT para dar maior proteçao aos equipamentos? A Tp-Link por exemplo nao tem aterramento e vai bem.

  13. #33
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Exclamation Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Nessa história toda de equipamento falso e original venho aqui mais uma vez postar uma REALIDADE !
    A maioria dos colegas aqui do site me conhece de longa data assim como o colega Zé Alves e outros.
    Moro em Foz do Iguaçu - Paraná, divisa com o Ciudad del Este - Paraguay.
    Posso afirmar que GRANDE mas GRANDE parte mesmo dos equipamentos vendidos no Brasil vêm do Paraguay.
    Uma grande prova disso é que agora com a intensificação das fiscalizações de fronteiras equipamentos UBIQUTI e outros literalmente SUMIRAM das lojas no Brasil, acho que isso ja um bom indicador de verdade desse fato.
    Mas voltando ao problema de equipamentos, tecnicamente todo equipamento vendido no Paraguay são procedentes da FLYTEC, que é a importadora exclusiva da marca UBIQUITI (que aliás no Paraguay é um fato incostitucional, mas.....).
    A um certo tempo atrás com o intuito de acabar com os falsificados a FLYTEC conseguiu tal exclusividade e por consequencia é um MEGA - Distribuidor, e deveria zelar pela marca, pois ninguem mais importa.
    O fato é que os falsificados continuam entrando no comércio do Paraguay, e quem será que trás se só uma empresa pode importar ?
    Eu mesmo dou assitencia técnica para um provedor de Santa Catarina que compra da FlyTec e está com um monte (+ de 100pcs) paradas e sem solução pois a FlyTec alega que não é de sua procedência (aliás, muito conveniente)
    Será que a UBIQUITI não deveria estimular a livre concorrencia para melhorar o acesso aos seus clientes ?
    Espero que esse alerta sirva de algo !