Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         picture.jpg
Visualizações:	577
Tamanho: 	114,9 KB
ID:      	44777Olá amigos, gostaria de saber do senhores se podem me dizer o que acham deste painel setorial onde estao conectados alguns clientes, vocês acham que sinal, ccq estão bons? Obrigado
    Última edição por Eric Northman; 15-05-2013 às 10:46.

  2. #2

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Citação Postado originalmente por Eric Northman Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         picture.jpg
Visualizações:	577
Tamanho: 	114,9 KB
ID:      	44777Olá amigos, gostaria de saber do senhores se podem me dizer o que acham deste painel setorial onde estao conectados alguns clientes, vocês acham que sinal, ccq estão bons? Obrigado

    CCQ sim mas e por que esses data Rate 26/26 ?


    Fixou...

  3. #3

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Pois é, por que velocidade tão baixa?
    Faltou visada e você compensou baixando o MCS?

    Se não tem visada e você não quer corrigir a instalação, a solução é estabilizar o link com menor resolução nos rádios (baixar o MCS).
    Se faltou visada, tá bom pra caramba. Não é o ideal, mas vai rodar. Não vai ser a melhor performance, mas talvez dê a velocidade que você precisa.

    Em redes grandes, não é recomendável este tipo de manobra.

    Outra coisa, nunca baixe o MCS do AP. Use sempre na resolução máxima (MCS 7 pra rádios 1x1 ou MCS 15 pra rádios 2x2).


    Abraço,

    ZéAlves

  4. #4

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Pois é, por que velocidade tão baixa?
    Faltou visada e você compensou baixando o MCS?

    Se não tem visada e você não quer corrigir a instalação, a solução é estabilizar o link com menor resolução nos rádios (baixar o MCS).
    Se faltou visada, tá bom pra caramba. Não é o ideal, mas vai rodar. Não vai ser a melhor performance, mas talvez dê a velocidade que você precisa.

    Em redes grandes, não é recomendável este tipo de manobra.

    Outra coisa, nunca baixe o MCS do AP. Use sempre na resolução máxima (MCS 7 pra rádios 1x1 ou MCS 15 pra rádios 2x2).


    Abraço,

    ZéAlves
    E agora? Melhor? Mudei também para 10 Mhz... Diminuiu um pouco o ruido aqui, e também mudei potencia de todos os radios para 18 dbm, visto que estava tudo em 25dbm
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         under.jpg
Visualizações:	314
Tamanho: 	71,4 KB
ID:      	45071  

  5. #5

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Beleza! Melhorou, mas ainda dá par ficar melhor.


    18 dB de PTx pra 3 km é muita potência, principalmente com amplitude de canal de 10 MHz.
    Vai polindo aí até ficar perfeito.

    Esse POP tá limpo ou tem visada obstruída?
    10 MHz de amplitude de canal em 3 KM ou tá no meio do "inferno" ou falta visada.


    Abraço,

    ZéAlves

  6. #6

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Ola preciso de ajuda por aqui não sei mais o que fazer. Bom estou com um nano M5 como AP trabalhando em 20Mhz. No entando meus clientes todos com visada não estão com sinal muito bom e o CQC fica baixo. Setei o MSC do AP em MSC11-52. também fiz isso nas estações. Só que o CQC esta muito ruim em todos os cliente. Não sei o que fazer pois já tentei de tudo mas os clientes mesmo com sinal bom se deixo o MSC automático fica modulando em 6Mbps e não navega. Já pensei que possa ser interferência pois meu sócio é um fanfarrão e deixa suas antenas com potencia máxima e tudo trabalhando fora de padrão ele coloca sempre como Estados Unidos. Também tem uma torre do concorrente bem na frente com mais antenas, outro fator que acho que possa ser é a altura do morro em relação a onde estão meus clientes. Alguém ai tem alguma ideia pra me salvar

  7. #7

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Salvato,

    Dá uma lida nos posts que eu fiz anteriormente neste tópico pra ver porque não compensa baixar a velocidade do AP.

    Interferência é uma desculpa boa pra tudo que não se pode explicar e pra justificar a performance ruim da rede.
    Em meu treinamento brinco que colocar a culpa na interferência é covardia. É uma saída fácil...

    Se a sua rede estiver saudável, é pouco provável que o concorrente prejudique você. Agora, se a sua rede estiver capenga, até o vento atrapalha.


    Meu objetivo aqui no fórum é apontar vocês pro caminho certo, pra vocês se virarem sozinhos. Só que chega um ponto que apenas um treinamento completo é capaz de mostrar tudo que pode dar errado e como corrigir as instalações. Se quiser mais informações sobre treinamento pra provedor de acesso dá uma olhadinha na minha assinatura.


    Se você realmente tem interferência aí, a melhor saída é reduzir a amplitude de canal pro seu rádio ficar mais seletivo, "ouvir" com mais atenção o canal central e "ignorar" os canais adjacentes. Acontece que dependendo de equipamento que você está usando esta mudança não é possível. Veja a ficha técnica de seu AP e CPE se é possível alterar a amplitude de canal (channel width).

    Geralmente a rede opera mal porque todos os rádios estão com excesso de potência, mas não adianta eu dizer pra vocês baixarem a potência de toda a rede, porque vocês já estão reagindo a outros fenômenos causados pela instalação abaixo do mínimo técnico do equipamento.

    Pra descobrir se sua antena está muito alta em relação aos clientes, você pode ver o diagrama de radiação na ficha técnica da antena. Geralmente um desnível de até 15 metros funciona bem pra todo tipo de antena. Se o desnível for maior e a antena tiver um lóbulo de radiação na casa de 10 graus, pode ser que dê problema. Dá uma pesquisada no google por calculador de ângulo de elevação de antena.

    Operar com código de país diferente do seu pode limitar o número de canais de operação ou abrir canais de uso irregular. Se a pessoa sabe escolher os canais certos para seu país, sem problema. Acontece que o pessoal mistifica, diz que o rádio funciona melhor com esse ou aquele país...

    Veja aí os clientes que estão bem "podres" nega acesso deles ao AP e veja se a rede estabiliza. Se for este o problema de sua rede modular com MCS baixo fica mais fácil de corrigir. É por isso que os provedor de acesso deve migrar para uma tecnologia que permita que todos os rádios operem com TDMA. Se um cliente estiver capenga, ele não puxa a rede para baixo.

    Boa sorte aí, abraço,

    ZéAlves

  8. #8

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Hoje tentei varias mudanças como reduzir a potencia do AP e também mudar de canal mas o CQC continua oscilando muito. Engraçado que o sinal esta baixo nos clientes tem dois apenas com sinal de -70. Vou ir nesses clientes tentar melhorar pra ver se resolve se por acaso não são eles prejudicando a célula inteira

  9. #9

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Pois é, por que velocidade tão baixa?
    Faltou visada e você compensou baixando o MCS?

    Se não tem visada e você não quer corrigir a instalação, a solução é estabilizar o link com menor resolução nos rádios (baixar o MCS).
    Se faltou visada, tá bom pra caramba. Não é o ideal, mas vai rodar. Não vai ser a melhor performance, mas talvez dê a velocidade que você precisa.

    Em redes grandes, não é recomendável este tipo de manobra.

    Outra coisa, nunca baixe o MCS do AP. Use sempre na resolução máxima (MCS 7 pra rádios 1x1 ou MCS 15 pra rádios 2x2).


    Abraço,

    ZéAlves
    Ola ZéAlves por que não se pode baixa o MCS do AP ??
    no caso essa manobra só é feito nas Estações ?

  10. #10

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Oi Wagnersn!

    O ideal é ter os rádios operando no MCS mais alto para maior performance da rede. Nada impede de baixar 1 ponto ou dois, mas se a redução for grande, tem que corrigir o que está errado.

    Não é recomendável reduzir o MCS do AP, porque assim, você limita estações que poderiam trafegar mais dados.

    Abraço,

    ZéAlves

  11. #11

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Oi Wagnersn!

    O ideal é ter os rádios operando no MCS mais alto para maior performance da rede. Nada impede de baixar 1 ponto ou dois, mas se a redução for grande, tem que corrigir o que está errado.

    Não é recomendável reduzir o MCS do AP, porque assim, você limita estações que poderiam trafegar mais dados.

    Abraço,

    ZéAlves

    Entendi, obrigado.

    Queria tanto fazer um curso seu :P

    Quando tiver dando um pulo por recife da um toque

  12. #12

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Obrigado,

    Se tiver 15 alunos a R$ 750 cada, viabiliza os custos de viagem e faço o treinamento na capital.

    Forma um grupo com seus amigos e listem seus nones aqui:
    http://www.granlabor.com/capitais

    Abraço,

    ZéAlves

  13. #13

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Quando vamos instalar um rádio em um cliente mais distante, o que deve ser levado mais em conta... o nível do sinal ou o CCQ? Instalei um nano loco m5 em um cliente e quando eu alinhava, as vezes o nível de sinal ficava alto mas o CCQ diminuía...

    Qual o valor de CCQ que pode ser considerado bom e qual valor devemos sempre procurar alcançar? O que pode ser feito para corrigir um CCQ baixo?

    Abraço.
    Última edição por Poemander; 17-01-2014 às 01:29.

  14. #14

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Quando vamos instalar um rádio em um cliente mais distante, o que deve ser levado mais em conta... o nível do sinal ou o CCQ? Instalei um nano loco m5 em um cliente e quando eu alinhava, as vezes o nível de sinal ficava alto mas o CCQ diminuía...Qual o valor de CCQ que pode ser considerado bom e valor devemos sempre procurar alcançar? O que pode ser feito para corrigir um CCQ baixo?Abraço.
    CCQ pois é Qualidade da conexão do cliente.Hum bom nivel a alcançar é 97Tente fixar no radio TX no vaso xlinete um data rate mais baixo...com isso vai dar prioridade ao download no caso RX...e a qualidade vai subir...no ACK veja a distancia que esta marcando e sempre jogue uns 10 a 15% a mais no ACK..porem deixe em automatico.Espero que ajude.

  15. #15

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Um CCQ de 85% pode ser considerado bom? No nano loco m5 q está no cliente, na aba wireless, no ítem: Max TX Rate, Mbps: MCS 15 - 130 (300)... deixo a opção automátic marcada como na imagem?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Max TX Rate 1.jpg
Visualizações:	256
Tamanho: 	10,9 KB
ID:      	48003

    O sinal desse cliente está legal?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente nano 90a.jpg
Visualizações:	249
Tamanho: 	13,8 KB
ID:      	48004

    Abraço.

  16. #16

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    O nível de sinal está bom em -65 dB.
    ACK automático sempre ligado.

    CCQ de 85% no cliente em PTPM é uma bomba porque degrada a performance de todo o pop.
    Se der prioridade máxima pra um cliente com esse CCQ podre, ui ui ui...

    Baixa o MCS do cliente até o CCQ ficar lá em 97% ou mais. Nunca baixe o MCs do AP. Se baixando o MCS não subir o CCQ, vai ver se o rádio tem visada. Se não tiver corrige a instalação física.

    Se tiver condições, vem fazer meu treinamento. Traga os amigos, os concorrentes a titia e o vovô, também :-D


    Abraço,

    ZéAlves

  17. #17

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Obrigado pela resposta, Zé... você disse: "ACK automático sempre ligado".. isso no cliente, não é? Outro ponto: quando eu for experimentar novos valores de MCS no radio do cliente deixo a opção "Automatic" que fica logo ao lado marcada ou não?

    Te agradeço imensamente pela força...

    Abraço.

  18. #18

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    ACK automatico no AP e no cliente.

    Automatico do MCS sempre ligado no AP e no clente.


    Abraço,

    ZéAlves

  19. #19

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    ACK automatico no AP e no cliente.

    Automatico do MCS sempre ligado no AP e no clente.


    Abraço,

    ZéAlves
    Gran Ze!

    Agora quem não entendeu foi eu.
    Se o MCS ficar no automático no cliente, como ele irá testar o CCQ em outros MCS?

  20. #20

    Padrão Re: Este sinal, data rate e CCQ estão razoáveis?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Gran Ze!

    Agora quem não entendeu foi eu.
    Se o MCS ficar no automático no cliente, como ele irá testar o CCQ em outros MCS?

    Você baixando o MCS no cliente você esta dando prioridade a não uma elevada passagem de link, com isso você consegue elevar seu numero de CCQ...