+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Maneira correta de configurar DNS no MikroTik

    Pessoal, to com uma duvida, qual a diferença entre:No mikrotik em dhcp-netwroks colocar o ip de dns apontanto para o meu router e no router ir em DNS e apontar pro meu linux.No mikrotik em dhcp-netwroks colocar o ip de dns apontanto para o linux.Qual a maneira certa ? pra tudo funcionar bem eu preciso criar alguma regra no firewall pra diercionar tudo da porta 53 pro linux?tenho um hotspot na rede tmb, tem de configurar alguma coisa diferente pra ele ?valeu...

  2. #2

    Padrão Re: Maneira correta de configurar DNS no MikroTik

    Citação Postado originalmente por 2fast4youbr Ver Post
    Pessoal, to com uma duvida, qual a diferença entre:No mikrotik em dhcp-netwroks colocar o ip de dns apontanto para o meu router e no router ir em DNS e apontar pro meu linux.No mikrotik em dhcp-netwroks colocar o ip de dns apontanto para o linux.Qual a maneira certa ? pra tudo funcionar bem eu preciso criar alguma regra no firewall pra diercionar tudo da porta 53 pro linux?tenho um hotspot na rede tmb, tem de configurar alguma coisa diferente pra ele ?valeu...
    Se vc configurar da primeira forma o mikrotik ira atuar como um servidor dns fazendo cache de dns e as consultas que ele não tiver em cache irá perguntar para o seu servidor linux.

    se vc configurar no dhcp o ip do servidor linux, o mikrotik irá dizer pros clientes que o servidor dns é o linux e as consultas dns irão direto para o linux.

    Obs. para a primeira funcionar vc deve habilitar o "allow remote request".

    Se for usar a segunda opção vc deve inserir um registro estatico no servidor linux para seu hotspot apontando pro mikrotik, por causa do portal de autenticação ex:
    wifi.seu.dominio -> 192.168.0.1

  3. #3

    Padrão Re: Maneira correta de configurar DNS no MikroTik

    Valeu pela resposta! Era isso que eu mais ou menos imaginava.Hoje o meu mikrotik ta sendo o servidor e buscanco o que nao tem no linux, porem to com um problema, eu do um flush nele e tudo funciona beleza, entro em qualquer maquina da rede e do um ping por nome, ex. ping maquina1.servidor.local e funciona, depois de algumas horas, o ping por nome para de funcionar, porem ping pelo IP funciona normalmente. dai eu dou um outro fluch e tudo volta a funcionar.tem ideia do que seria ?

  4. #4

    Padrão Re: Maneira correta de configurar DNS no MikroTik

    Citação Postado originalmente por 2fast4youbr Ver Post
    Valeu pela resposta! Era isso que eu mais ou menos imaginava.Hoje o meu mikrotik ta sendo o servidor e buscanco o que nao tem no linux, porem to com um problema, eu do um flush nele e tudo funciona beleza, entro em qualquer maquina da rede e do um ping por nome, ex. ping maquina1.servidor.local e funciona, depois de algumas horas, o ping por nome para de funcionar, porem ping pelo IP funciona normalmente. dai eu dou um outro fluch e tudo volta a funcionar.tem ideia do que seria ?

    complicado dizer assim, podem ser várias coisas.
    o ip da maquina que vc esta pingando mudou?
    ele resolve o endereço ip através do nome, depois de não pingar?
    algo relacionado à firewall(cliente e mikrotik)?

  5. #5

    Padrão Re: Maneira correta de configurar DNS no MikroTik

    de um tempo pra ca to tendo problema com dns, os clientes não estão pegando dns automatico com radio em wisp, uso hotspot e faço cache no mikrotik, que é a versão 5.24, a solução é colocar dns manual em todos os clientes