+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor Voip em Pequeno Provedor de Internet

    Tenho visto aqui no fórum um monte de artigos sobre revendas e provedores VOIP, num tópico parecido com este (https://under-linux.org/showthread.php?t=164692) um colega postou quase uma tese sobre provedor VOIP e tals que ficou aqui uma duvida se compensa ou não passar VOIP aqui no meu provedor de internet que é uma empresa pequena e que nao tem grandes recursos para novos investimentos em infraestrutura para VOIP. Do jeito que ficou explicado parece que VOIP é algo sobrenatural que apenas meia duzia de Experts no Brasil podem explorar comercialmente pois eles tem a "Força" enquanto nós os menos "poderosos" e que não temos a força, temos que nos cercar de cuidados milimetricos e de projetos cabeludos para ganhar nosso suado dinheiro.
    Assim recorro aos colegas, agora como participamte do Fórum, a fim de saber se há alguma solução pratica, economica, segura e estavel de implantar VOIP aqui em meu provedor sem investir muito e ter retorno com o VOIP sem que os clientes tenham uma experiencia negativa com VOIP e eu acabe me queimando aqui na minha cidade.
    Ja fiz alguns testes com VOIP na minha rede e a qualidade não é ruim, ai fica a pergunta, vender ou nao vender VOIP, e se vender vai dar dor de cabeça. rs
    Agradeço a todos que puderem dar uma luz aqui , mas conversando com vários colegas e vendo tantas experiencias negativas do povo com VOIP, sinto que essa pergunta tem que ficar respondida em poucas letras para que mesmo nós, os não experts tenhamos uma convivencia rentavel e pacifica com o VOIP.
    Desculpem por abordar este assunto em um novo topico, mas me parece ser melhor um topico especifico para tratar de um assunto que parece ser importante para muitos que estao em mesma situação que eu, que acredito sejam a maioria dos pequenos.
    Abraços e meus respeitos a todos aqui do Fórum que é uma ferramenta incrivel de conhecimento!
    Última edição por omascarenhas; 29-05-2013 às 15:19.

  2. #2

    Padrão Re: Provedor Voip em Pequeno Porvedor de Internet

    Citação Postado originalmente por omascarenhas Ver Post
    Tenho visto aqui no fórum um monte de artigos sobre revendas e provedores VOIP, num tópico parecido com este (https://under-linux.org/showthread.php?t=164692) um colega postou quase uma tese sobre provedor VOIP e tals que ficou aqui uma duvida se compensa ou não passar VOIP aqui no meu provedor de internet que é uma empresa pequena e que nao tem grandes recursos para novos investimentos em infraestrutura para VOIP. Do jeito que ficou explicado parece que VOIP é algo sobrenatural que apenas meia duzia de Experts no Brasil podem explorar comercialmente pois eles tem a "Força" enquanto nós os menos "poderosos" e que não temos a força, temos que nos cercar de cuidados milimetricos e de projetos cabeludos para ganhar nosso suado dinheiro.
    Assim recorro aos colegas, agora como participamte do Fórum, a fim de saber se há alguma solução pratica, economica, segura e estavel de implantar VOIP aqui em meu provedor sem investir muito e ter retorno com o VOIP sem que os clientes tenham uma experiencia negativa com VOIP e eu acabe me queimando aqui na minha cidade.
    Ja fiz alguns testes com VOIP na minha rede e a qualidade não é ruim, ai fica a pergunta, vender ou nao vender VOIP, e se vender vai dar dor de cabeça. rs
    Agradeço a todos que puderem dar uma luz aqui , mas conversando com vários colegas e vendo tantas experiencias negativas do povo com VOIP, sinto que essa pergunta tem que ficar respondida em poucas letras para que mesmo nós, os não experts tenhamos uma convivencia rentavel e pacifica com o VOIP.
    Desculpem por abordar este assunto em um novo topico, mas me parece ser melhor um topico especifico para tratar de um assunto que parece ser importante para muitos que estao em mesma situação que eu, que acredito sejam a maioria dos pequenos.
    Abraços e meus respeitos a todos aqui do Fórum que é uma ferramenta incrivel de conhecimento!
    Se nao quer ou nao muito para investir, o melhor é contratar minutos de alguma empresa grande que já esteja estabelecida e revender esses minutos. Você ganha assessoria além da economia.

    Pretendo fazer isso no meu provedor.

  3. #3

    Padrão Re: Provedor Voip em Pequeno Porvedor de Internet

    Caro colega,
    No tópico que respondi e você citou, não desejei fazer um tratado ou tese sobre provedor VOIP como você afirmou, apenas esclarecer as duvidas mais frequentes de pessoas que como você estão começando com VOIP no provedor de internet e mostrar um caminho seguro , para, como você mesmo disse, ganhar suado dinheiro com VOIP e não ter dores de cabeça.
    E uma coisa importante que nao desejei foi menosprezar e nem diminuir ninguém, pois pesquisar num fórum como esse é algo natural e importante mesmo para nós que já estamos no mercado a muito mais tempo. Mas parece que seu entendimento da minha intenção naquele post foi diferente de muito colegas que nos procuraram na empresa a partir daquele e de outros posts nossos aqui no Fórum para um Help e com os quais pudemos conversar sobre assuntos técnicos pertinentes ao nosso trabalho, ajudar e dividir conhecimentos mútuos.
    Mas respondendo a sua pergunta em poucas palavras como você pediu e sem engodos técnicos , já que os casos de uso são tantos que fica impossível dar uma “receita de bolo” sem conhecer detalhes de infraestrutura e de uso :
    VOIP é viável mesmo para pequenos provedores de internetcomo é seu caso.
    1- Voce tem que se certificar que tem uma boa operadora VOIP que te forneça boa terminação em telefonia VOIP; Em VOIP muitas vezes o barato sai muito caro tenha cuidado com milagres tarifários;
    2- É importante garantia de SLA e muita qualidade por parte da Operadora VOIP,
    3- Ter planejamento e uma infraestrutura que possa atender a demanda de VOIP e outros tráfegos na sua rede , já que VOIP vai pesar no seu link de acesso a internet e vai competir com o tráfego que já esta em sua rede; Já vi caras compartilhando internet adsl Speed/Vivo e querendo vender VOIP para os clientes, ai não dá.
    4- Se cercar de cuidados em ter redundância, segurança e alta disponibilidade dos serviços de acesso a internet e VOIP;
    5- Ter controle das chamadas e tarifação sempre na mão e fazer que seu cliente tenha isso disponível sempre que quiser consultar
    Uma coisa legal é que o VOIP bem vendido e bem instalado ajuda inclusive a fidelizar clientes e abrir portas para novos negócios em T.I.
    Não existe nenhum sistema pré-formatado “plug and use” VOIP , como você quer que seja e que resolva seus problemas sem pesquisa e dedicação para implantar, já que sem testes, sem configurações e sem uma boa dose de trabalho e de estudos de casodificilmente seu cliente vai ter uma MOS positiva sobre o VOIP vendido.
    Qualquer coisa, a disposição para troca de ideias ou de modelo de negócios em provedor VOIP.
    Abraços
    Mark Mohamad
    [email protected]

  4. #4

    Padrão Re: Provedor Voip em Pequeno Porvedor de Internet

    Amigo, compensa sim, alguns donos de provedores de SCM dizem que não compensa, pois acaba com o tráfego da rede.
    para um trafego de voz prejudicar só se for uma rede bem ruim por fatores tecnicos e visada prejudicada, vou dar um exemplo da minha rede: Eu uso 2,4GHZ pra fornecer internet para meus clientes todos com sinal muito bom devido a topografia e forneço voip
    pra 30 clientes no começo não tava legal pois meus clientes voip autenticava direto na operadora voip, foi aí que instalei um servidor asterisk local onde os meus clientes voip autentica direto no asterisk o mesmo autenticado na operadora voip, assim meus clientes de 100 Kbps fala muito limpo sem delay eu uso o code g729 se não me engano é 34 kbps por canal, com isso, os dados de voz SIP gasta 1mega do trafego da minha rede pra cada 30 clientes.
    outra alternativa é pegar um E1 da embratel ou da OI e jogar no asterisk usando placa digium, mas isso fica mais caro tanto na implantação quanto a minutagem por minuto o melhor é pegar os minutos com uma operadora voip onde só irá pagar a minutagem.
    ja tenho meu próprio servidor Voip no Data Center da intelig em Curitiba-PR com plataforma voip Classe 5. tracert 200.184.77.129
    se quiser falar mais a respeito entre em contato eu lhe ajudo, seu clientes vão gostar,
    conta comigo. Conhecimento tem que ser compartilhado

    Jonatas Tavares
    [email protected]
    0800 942 8700

  5. #5

    Padrão Re: Provedor Voip em Pequeno Porvedor de Internet

    Quando se fala de VoIP, temos 3 possibilidades de uso:

    1. Para implementar "extensão" de ramal (is);

    2. Para implementar telefonia IP completa dentro da empresa (PABX IP);

    3. Utilização de serviço de uma operadora VoIP.

    O mais importante de tudo é ter uma rede IP sob seu controle e em que possa implementar priorização de tráfego (QoS - qualidade de serviço). Com isso você dá prioridade ao tráfego de voz e em caso de congestionamento essa comunicação terá prioridade e continuará funcionando bem.

    Sendo um provedor, na sua rede você pode ativar QoS - muito provavelmente todos os seus equipamentos que você já tem (rádios, switches, etc.) possuem essa funcionalidade.

    Dependendo da região que você atende, talvez o primeiro serviço que você possa oferecer é "extensão de ramal", pois além de utililzar o tráfego somente dentro da sua rede (mais fácil de controlar), pode ser muito lucrativo.

    Basicamente você tem que localizar empresas que tem várias filiais na região que seu provedor cobre. Usualmente rede de farmácias, supermercados ou até órgãos de Prefeitura. Eles costumam utililzar a rede pública de telefonia para efetuar ligação entre as filiais ou com o escritório central - e pagando uma conta alta por isso.

    Pode-se utilizar um gateway VoIP conectado ao PABX central e gateways ou ATAs nas filiais. O tráfego entre eles passa pela sua rede. Por exemplo, se uma empresa tem matriz e 5 filiais e gasta cerca de R$ 3mil/mês só de ligações entre filiais e matriz, você pode oferecer o serviço de "extensão de ramal" e cobrar algo como R$ 1,5 mil/mês do cliente. Eles vão ficar felizes da vida com a economia de 50% e você passa a ter uma receita continua mensal - com alta lucratividade.

    Sucesso!

    Edgar Amorim
    WDC Networks
    Última edição por eamorim; 23-05-2013 às 15:32. Razão: adição de aspas que faltaram...

  6. #6

    Padrão Re: Provedor Voip em Pequeno Porvedor de Internet

    Ola amigo existem varias maneiras de trabalhar o voip em sua empresa.

    1- sendo uma revenda voip, nesse vc faz parceria com alguma empresa ja estabelecida de qualidade.
    2- montar sua rede voip hospedando seu servidor em algum data center, de pref na mesma empresa que lhe fornece o link, nada de data center internacional.
    3- montar sua rede voip hospedando em seu provedor, para isso vc tem que assumir alguma distro linux para tal, como meucci, elastix, Snep - nacional, entre outros tantos.

    para ligações entre seus clientes não vai ser nenhum bixo de sete cabeças, agora pra fazer ligações externas ai vc precisa de terminações que podem ser voip, linhas fixas ou celular, porem seu cliente apenas fara ligação pois vc não a numerção para receber as ligações externas.

  7. #7

    Padrão Re: Provedor Voip em Pequeno Porvedor de Internet

    Obrigado a todos que estao vendo este topico e respondendo, realmente são informações valiosas e com certeza vão me ajudar.
    Eu estou vendo uma solução para resolver o problema aqui com dois micros que tenho disponiveis que farão o controle do VOIP. Mais uns dias posto aqui uma solução bastante perfeita que um colega aqui do fórum me orientou a fazer e que acho será bastante util divulgar na sequencia para proveito mutuo nosso.
    Valeu a todos que estao ajudando!

    Mascarenhas

  8. #8

    Padrão Re: Provedor Voip em Pequeno Porvedor de Internet

    Pessoal, depois de alguns dias conversando com o Mark da Planvox ao qual agradeço a paciência , ele sugeriu uma alternativa que acho que seria bastante profissional apesar de tecnicamente complicada, segue:

    1- Duas máquinas que já temos:
    a) Primeira: Core 2 duo , HD 320 GB, 2GB de memória RAM
    b) Segunda: PIV 3.0 , HD 120GB, 2GB de memoria RAM

    A Primeira máquina será utilizada autenticação do cliente, contabilidade, base de dados, tarifação e Server SIP.

    A segunda máquina será utilizada para o ASTERISK.

    2- SIP PROXY: OPENSIPS

    3- Base de Dados: MYSQL

    4- Gerenciamento da Base de Dados: SERMYADMIN

    5- Gateway e função de PABXIP: ASTERISK
    6- autenticação, autorização e contabilidade: FREE RADIUS
    7- Tarifação: CDRTOOLS
    Bom... basicamente, segundo o que o colega me explicou é o seguinte, qualquer erro me perdoem pois estou traduzindo de tecniquês:

    O SERVER SIP consegue administrar milhares de ligações SIP simultaneamente, e vai atuar no roteamento das chamadas SIP dentro da rede sem sobrecarregar o ASTERISK com as ligações de fone SIP para fone SIP que na minha rede que serão de maior volume e de maior duração. As chamadas que necessitem terminar PSTN vão ser encaminhadas pelo OPENSIPS para o ASTERISK que também pode manter funções de PABXIP e diversas terminações em várias operadoras VOIP e E1, assim não preciso ficar preso a uma operadora apenas abrindo um leque de opções de rotas e tarifas de custos melhores. O OPENSIPS dá suporte para autenticação consultando o MYSQL e dá suporte a contabilidade junto com FREERADIUS /MYSQL. O SERMYADMIN vai servir para gerir os usuários e rotas e o CDRTOOLS para tarifação de chamadas.

    Bom, na sequencia vamos implantar alguma técnica de QOS e se o negócio de VOIP melhorar, implantar alguma solução de alta disponibilidade desses serviços na rede.
    Problemas que vejo são a complicação de configurar tudo isso na primeira máquina mesmo com suporte do colega em questão e talvez ficar preso a uma empresa para suporte técnico. Na máquina com ASTERISK tudo bem pois domino ASTERISK razoavelmente bem, mas segundo o Mark me informou pode ser uma solução virtualizada exceto na maquina ASTERISK, o que diminuiria a dor de cabeça em caso de pau.

    Que acham dessa proposta para um provedor VOIP?

  9. #9

    Padrão Re: Provedor Voip em Pequeno Porvedor de Internet

    Bom dia,

    Colega, estava lendo seu tópico e pelo que acho parece que você esta matando uma formiga com um canhão. Tudo bem que a estrutura que o colega sugeriu profissionaliza a distribuição de VOIP na sua rede e traz pra sua empresa uma solução de operadora VOIP. Isso parece ser inegável se for bem implementado na sua rede. Mas será que você precisa disso?
    Pontos negativos
    1- Para distribuir VOIP você não precisa de um proxy SIP, porque uma maquina rodando isso gerencia milhares de ligações simultaneamente;
    2- Se você não domina bem as tecnologias que o colega ai sugeriu , vai se complicar muito já que configurar esse ambiente de trabalho é algo complicadissimo e depende de bastante conhecimento e experiência, o colega que sugeriu isso pelo menos tem conhecimento do assunto, ou sugeriu mas não sabe implantar?

    3- Essa estrutura é basicamente a de uma operadora VOIP e o custo beneficio de uma solução dessas pode inviabilizar seu negócio VOIP;
    4- Não consegui enxergar as redundâncias do sistema, e você teria que replicar estas soluções para ter alta disponibilidade do sistema;
    5- Essa estrutura foge da ideia de algo de custo baixo e adequado a um provedor VOIP pequeno;


    Eu sugiro que você coloque um servidor rodando tipo um Elastix na sua rede e abraço. Barato, fácil de administrar e que permite resolver todos esses problemas com um custo muito menor de implantação e manutenção.

    Caso implemente outra solução, não deixe de postar aqui pra gente saber como ficou.

    abraço a todos

  10. #10

    Padrão Re: Provedor Voip em Pequeno Porvedor de Internet

    Bom dia aos colegas,


    Cada caso é um caso quando a gente sugere algo para algum colega ou cliente a nossa sugestão é com base nas informações que recebemos e na nossa experiência de campo.


    Um servidor rodando Asterisk como você escreveu e outros colegas aqui do Fórum nos escreveram perguntando, pode até ser uma boa solução inicial, mas acredito que profissionalizar a estrutura do Provedor VOIP desde o começo é algo imprescindível para o começo do negócio, por conta de alguns fatores bem básicos.


    Nosso colega gostaria de atender uma demanda alta de ligações via SIP dentro da rede dele e falou de números altos de ligações gratuitas intra-rede a fim de favorecer o Marketing do VOIP que ele vende e, portanto por isso sugerimos o PROXY SIP, porque , inclusive, ele pretende adicionar ramais VOIP nas empresas que ele já atende e acredita que isso vai favorecer a expansão do negócio dele.


    Assim, para desafogar o Server Asterisk da rede dele, que é uma máquina que não será muito parruda, e deixar o Asterisk se ocupando apenas das funções de PABXIP e de Gateway VOIP, sugerimos um PROXY SIP. Simples e pratico e bastante funcional! As ligações que chegariam no Asterisk dele seriam as destinadas ao ambiente externo da rede, com a principal vantagem, entre tantas, de ter como terminações VOIP registradas no Asterisk, quantas operadoras VOIP o colega quisesse.
    Com um plano de discagem bem elaborado ficaria legal na minha humilde opinião.


    Quanto a complicação dita por você no tópico 2 e 3 que você postou, não vejo mal de ter uma infraestrutura de ”operadora VOIP” onde fosse efetuada a autenticação e todos os relatórios de contabilidade das ligações e o cliente do provedor pudesse ter acesso aos seus valores de consumo de VOIP sem precisar acessar painéis de clientes de revenda fora da rede do provedor VOIP, entendeu? Imagine se cada vez que o provedor VOIP mudar de terminação VOIP o cara perder o histórico todo de ligações, saldo, etc... Vai dar M....! Eu acho profissional a ideia do cliente consultar isso dentro da rede e no servidor do provedor sem ter que fazer acessos externos.


    A Parte técnica da solução, pode parecer complicada, mas estamos falando de software Open Source e de comunidades apoiadoras, isso facilita o trabalho de entender/testar/implantar, inclusive porque há fóruns como esse aqui, com pessoal técnico de muito bom nível apoiando. É certo que quem quer ter um provedor VOIP em ambiente wireless não pode ficar dando Ctrl+C Ctrl+V o resto da vida.
    Ai temos que ir a luta companheiro ou contratar pessoal especializado mas qualquer uma das opções é valida..



    A Redundância do sistema , segundo o colega informou, já atende aspectos básicos de redundância da infraestrutura pois como ele mesmo disse, mantem provedor de Internet em funcionamento .

    Para finalizar, a sugestão por maquinas virtuais foi pensando na facilidade de manutenção do sistema , assim, fez a manutenção fora do ambiente de produção , sobe a VM e pronto, não vejo dificuldades em manter backup das imagens, ou mesmo em acessar o SerMyAdmin para configurar clientes e outras configurações de operação. Quanto a base de dados, é possível replicar os dados da base de dados remotamente muito facilmente.


    Para mim me parece bem simples e razoável e econômico , o cara tem duas maquinas que não são top de linha mas com um hardware aceitável para iniciar esse negócio e fazer isso.

    Mas legal pela sua divergência e gostei do termo “matar uma formiga com um canhão”. Mas eu prefiro matar uma formiga com um canhão do que deixar ela virar uma colônia de formigas e não conseguir mais acabar com a praga de formigas e quem já lidou com praga de formigas sabe do que estou falando.

    Abraço,
    Qualquer coisa estamos a disposição para trocar ideias ou algum help sobre o assunto.

  11. #11

    Padrão Re: Provedor Voip em Pequeno Porvedor de Internet

    ola jhonatan tenho provedor aqui toda em 5.8 ja tenho o servidor asterisc, poderia me dar um força como montar direitinho para que eu não possa ter dor de cabeça obrigado, e andei pesquisando fornecedores de atas e etc vc teria algum p indicar fornecedor barato com uma qualidade legal p atender meus clientes,obrigado
    Citação Postado originalmente por jonatas-tavares Ver Post
    Amigo, compensa sim, alguns donos de provedores de SCM dizem que não compensa, pois acaba com o tráfego da rede.
    para um trafego de voz prejudicar só se for uma rede bem ruim por fatores tecnicos e visada prejudicada, vou dar um exemplo da minha rede: Eu uso 2,4GHZ pra fornecer internet para meus clientes todos com sinal muito bom devido a topografia e forneço voip
    pra 30 clientes no começo não tava legal pois meus clientes voip autenticava direto na operadora voip, foi aí que instalei um servidor asterisk local onde os meus clientes voip autentica direto no asterisk o mesmo autenticado na operadora voip, assim meus clientes de 100 Kbps fala muito limpo sem delay eu uso o code g729 se não me engano é 34 kbps por canal, com isso, os dados de voz SIP gasta 1mega do trafego da minha rede pra cada 30 clientes.
    outra alternativa é pegar um E1 da embratel ou da OI e jogar no asterisk usando placa digium, mas isso fica mais caro tanto na implantação quanto a minutagem por minuto o melhor é pegar os minutos com uma operadora voip onde só irá pagar a minutagem.
    ja tenho meu próprio servidor Voip no Data Center da intelig em Curitiba-PR com plataforma voip Classe 5. tracert 200.184.77.129
    se quiser falar mais a respeito entre em contato eu lhe ajudo, seu clientes vão gostar,
    conta comigo. Conhecimento tem que ser compartilhado

    Jonatas Tavares
    [email protected]
    0800 942 8700

  12. #12

    Padrão Re: Provedor Voip em Pequeno Porvedor de Internet

    Olá,

    Meu nome é Augusto,
    Tenho uma revenda de Voip com créditos que adquiri para campanhas de torpedos de voz, no entanto, não estou utilizando para essa finalidade. Gostaria firmar parcerias com essa revenda.

    Nessa revenda é possível:

    - Venda de créditos com painel e logomarca próprios
    - Envio de torpedos de Voz
    - Venda de DID e
    - Venda de 0800

    Nesse tópico li sobre vender junto a provedores de internet, como posso encontrar e abordar esses provedores para parcerias???

    Toda ajuda desse Fórum será muito bem vinda, já que estou com dificuldades para rentabilizar com tal revenda...

    Grato e no aguardo;

    att: Augusto.