Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    Bem pessoal vamos a duvida.

    Vou fechar um enlace de curta distancia <4km e quero uma solução que eu consiga passar bastante banda.

    Com qual dos 2 equipamentos terei melhor resultado?

    O enlace irá passar 2 gvt 35mb e 1 dedicado de 30mb

  2. #2

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    A resposta está na ficha técnica dos rádios.
    Olhe o diagrama de irradiação pra ver se a antena é coerente com a aplicação.

    A princípio você está querendo muito deste enlace. 30 megas dedicado começa a ser puxado pra maioria dos radinhos semi-profissionais. Se somar o ADSL da GVT no mesmo link coloca uma carga a mais e talvez o equipamento abra o bico. No seu lugar eu procuraria uma solução profissional. Não vou citar marcas porque não é minha área de especialidade.

    NanoBRIDGE M5 - é excelente, mas você tá querendo muito e é quase certo que ele não vai suprir toda a demanda que você tem.
    SXT Lite - Até onde sei só opera como CPE. Você vai precisar de um SXT G-5HnD. Mas não sei informar se vai suportar o volume de tráfego que você precisa.

    Fora da sua lista de consumo tem o APC-5M-18 (intelbrás) que vai te entregar uma performance superior ao Rocket M5 da Ubiquiti. O APC-5M-18 vem com antena integrada de 18 dBi e talvez suporte a demanda que você tem, mas não posso garantir que irá.


    Boa sorte,

    ZéAlves

  3. #3

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    Boa ideia amigo...

    Liguei em um fornecedor e gostei dos preços e do hardware desse APC 5m-18...

    Segundo o suporte da Intelbras nessa distancia ele deve atingir 80mb full ou próximo a isso...

    Efetuei a compra e montando o enlace daqui a algumas semanas posto os resultados para o pessoal

  4. #4

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    Beleza!

    Manda uma estrelinha.

    Estrela, estrela, estrela!

  5. #5

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    Quanto você pagaou no apc 5m 18 amigo?

  6. #6

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    351,79 com os impostos....



  7. #7

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    Voltando ao tópico como citei acima acabei comprando as APC 5M-18 mesmo.

    Vou subir as antenas no enlace essa semana e aproveitei para fazer teste na bancada aqui.

    Nos meus testes fazendo transferencias de arquivos entre 2 pcs fechou 98mb com facilidade. Fiz um teste com o Jperf passando pacotes de até 1mb de window size e permaneceu na casa dos 90mb de transferencia.

    Só não achei um meio legal para fazer um teste em full entre os 2 equipamentos. Mas pelos testes mesmo sendo um resultado em half me surprendeu bastante...

    Colocando o enlace em produção posto mais testes para o pessoal.

  8. #8

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    Alguma novidade do enlace amigo?

  9. #9

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    To finalizando o enlace em produção..em testes fechou 98mb de transferencia entre pcs..

  10. #10

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    To finalizando o enlace em produção..em testes fechou 98mb de transferencia entre pcs..
    To pensando em fechar um enlace de 27 km Com visada plena...
    Um amigo tinha esse mesmo enlace fechado com duas nano bridge de 25 dbi com -67 de sinal...

    Será que com o APC 5M-18 ele fechará com melhor performance?

  11. #11

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    Pela especificação do fabricante 27km seria muito...mas pode ser que você tenha sucesso sim amigo.

    Mas o que posso te garantir pelos testes, intelbras passa muito mais banda com muito menos ping...

    Tem um outro enlace que estou subindo que uso 2 Computech 5831DPR com Rocket m5 mas o ping não fica igual da intelbras de forma alguma...

    Inclusive já estou me planejando para trocar essas 2 rockets por APC 5m...

    Uma idéia que te dou que vai ficar legal para o seu enlace de 27km é usar uma antena Xwave 5828DPR com um APC 5m...caso na região tenha pouco ruído você pode até utilizar alguma outra antena dupla polaridade com preço melhor...

    Tem uma antena da ispshop que queria testar...http://www.ispshop.com.br/solucao-wi...ca-29-dbi.html o preço é bem tentador e para enlaces com a apc 5m em enlaces curtos e médios deve ficar muito bom...

  12. #12

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Pela especificação do fabricante 27km seria muito...mas pode ser que você tenha sucesso sim amigo.

    Mas o que posso te garantir pelos testes, intelbras passa muito mais banda com muito menos ping...

    Tem um outro enlace que estou subindo que uso 2 Computech 5831DPR com Rocket m5 mas o ping não fica igual da intelbras de forma alguma...

    Inclusive já estou me planejando para trocar essas 2 rockets por APC 5m...

    Uma idéia que te dou que vai ficar legal para o seu enlace de 27km é usar uma antena Xwave 5828DPR com um APC 5m...caso na região tenha pouco ruído você pode até utilizar alguma outra antena dupla polaridade com preço melhor...

    Tem uma antena da ispshop que queria testar...http://www.ispshop.com.br/solucao-wi...ca-29-dbi.html o preço é bem tentador e para enlaces com a apc 5m em enlaces curtos e médios deve ficar muito bom...

    Pois é, eu vou testar com o APC 5M-18 para ver, a única coisa que me deixou na dúvida é que o ganho da antena dele é de 18dbi, contra os 25dbi da nano bridge...
    No momento não posso gastar mais com as antenas, por isso queria testar essa solução...
    Até mesmo porque são dois enlaces de 27 e 24 que passarão meu link..

  13. #13

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    Exatamente é uma antena de 18dbi...ideal para enlaces mais curtos...

    Não sei se nessa distancia ela vai te atender bem...

    Mas de qualquer forma ficamos no aguardo das novidades

  14. #14

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    Atualizando o tópico...

    Como na vida nem tudo são rosas comecei a ter problemas em 1 dos 2 enlaces que fiz com o APC 5m-18...

    No enlace que tenho os links gvt tem muita interferência no 5.8 e a banda passante está ficando muito baixa até o momento o máximo que consegui com estabilidade foi em torno de 25mb...

    No segundo enlace aonde a interferencia é menor o enlace em produção está passando em torno de 50mb full nos testes...

    Agora pergunto aos amigos o que fazer nesse enlace com maior ruido? Pensei em configurar em 30mhz para melhorar um pouco mas a intelbras não tem essa função na firmware...

    Fico no aguardo de dicas e sugestões para melhorar esse enlace, o engraçado é que o enlace mais problemático é o mais curto dos 2...tem cerca de 3km

  15. #15

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    Bom, você já viu que o equipamento faz o serviço direitinho...

    Falta ver qual motivo do link curto não estar bom.
    Veja se não é você que está criando esse piso de ruído elevado, com excesso de potência.

    Qual a indicação de SNR no status do Intelbras?

    Abraço,

    ZéAlves

  16. #16

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    24/25dB

  17. #17

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    Tá com SNR bom.

    Então vai ter que "cavar" pra encontrar a origem do problema.
    coneça com o analisador de espectro pra ver como está a ocupação do espectro.

  18. #18

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    Então o meu problema maior é justamente a utilização de espectro...

    Como a antena não é blindada lateralmente ela absorve muitas redes...em ambientes ruidosos acaba sendo complicado...

    Para você ter uma ideia dei um survey no lado B desse enlace e encontrei entorno de 55 SSIDs diferentes...

    Com a moda do 2.4 saturado todo mundo colocou antenas 5.8 de qualquer forma e o sinal anda poluído demais...

    Vou fazer mais testes para tentar melhorar mas to pensando em tentar colocar um radio ubnt titanium com antena com blindagem lateral...

    Pelo menos com UBNT temos a opção do 30mhz que ajuda muito em ambientes ruidosos...estava desapontado com um outro enlace com 5831DPR e rocket m5 que após umas dicas do Luciano Franz e o uso de 30mhz começou a passar banda bem...

  19. #19

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Tá com SNR bom.

    Então vai ter que "cavar" pra encontrar a origem do problema.
    coneça com o analisador de espectro pra ver como está a ocupação do espectro.
    Olá meu amigo, aproveitando o gancho, vc sabe me dizer quantos pacotes a nanobridge, airgrid e nanom5 passam na realidade, pois eu tenho aqui um enlace com nanobridge e acho que tá abrindo as pernas com míseros 5 mil pacotes será que procede ou não. Desde já agradeço a atenção.

  20. #20

    Padrão Re: Nanobridge M5 ou SXT Lite5

    DeBritto.

    Essa conversa de PPS é uma grande "bronha"...

    Quantas vezes seu coração bate por dia?
    É uma pergunta simples, mas é uma pergunta sem resposta igual a pergunta do PPS porque depende do regime de operação.

    O fabricante deveria criar uma tabela com os diferentes modelos de operação para a pessoa ter uma referência, mas isso não existe na UBNT.

    Vou te dar a mesma resposta que dou a meus alunos durante meu treinamento:
    O rádio (de qualquer fabricante) é desenhado para atingir uma performance determinada.
    Na grande maioria do tempo o rádio atende a grande maioria das pessoas.

    Quando o rádio não atende?
    Quando faltam condições técnicas na instalação física do rádio.
    Quando a configuração está errada.
    Quando o consumidor tenta tirar leite de pedra, usando um rádio baratinho para uma tarefa muito importante.

    Você disse "Míseros 5 mil pacotes", daí vem a pergunta:
    O agregation está ligado?
    Se estiver ligado , são "míseros 5 mil pacotes" de 50 mil bytes (não são de 1.500 bytes)...

    O agregation é um recurso que a UBNT implantou em seus rádios para enviar MEGA pacotes na interface wireless do rádio.
    Isso é útil se a instalação está OK, se foi feito um ajuste fino dos rádios.

    Se está havendo perda de pacotes, a perda é grande porque é um pacotão de 50 mil bytes. Daí o radio tem de retransmitir outro mega pacotão... A instalação precária prejudica a performance dos rádios... Ou seja, se a instalação é ruim, se não foi feito um ajuste fino, desliga o aggregation que a perda pode ser menor. Se bem que o ideal é tudo bem feitinho com o aggregation ligado.

    Deixo aqui o convite para quem quiser aperfeiçoar seus conhecimentos, organizar melhor as informações na cabeça... Participe do meu treinamento.

    Eu explico muita coisas importantes, mostro como tudo funciona de forma simples e certamente o treinamento ajudará no dia a dia. Dá uma olhadinha na minha assinatura.


    Abraço,

    ZéAlves