+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede FTTH, duvidas FIBRA OTICA

    Bom dia galera, já demos inicio a um projeto ftth junto a concessionaria d postes (COpel) que temos muitas dúvidas, pesquisei bastante no fórum sobre olt's onu's fibra as fibra drop, cto centro de terminação ótica, e tbm sobre marcas, onde alguns dizem que se n for mesma marca a onu não aceita a olt, gostaria de saber como eh feita a implementação disso tudo, atualmente trabalhamos so com wireless, a principio nossa ideia e chegar com radio licenciado na torre e sair da torre por fibra, e tbm gostaria de saber como e a fiscalização de postes, as concessionarias ficam firme em cima disso?? Pq se eu tnho projeto pra uma rua e pedem instalação na rua ao lado que não esta no projeto,qual o problema de eu instalar?? Peço humildemente a ajuda d vC's Se alguém puder dar uma explicação fácil sobre tdo isso, Outra duvida, a fibra AS vai na cto no poste, da cto sai todos os cabo drop pros 16 cliente se a capacidade da cto for 16 ???Quem tiver algo a acrescentar ou esclarecer esteja a vontade.
    Agradeço e desculpa ser extenso...

  2. #2

    Padrão Re: Rede FTTH, duvidas FIBRA OTICA

    amigo sugiro que leia sobre GPON ... e utilize sempre tecnologia FiberHome

  3. #3

    Padrão Re: Rede FTTH, duvidas FIBRA OTICA

    Então amigo, li bastante mas uns dizem ser melhor gpon, outro gEpon, e dizem q tecnologia fiberhome e chinesa então somente py pra pegar e isso mesmo??
    Qual a vantagem da fiberhome em relação a cianet e parks??E relação a OLT, as onus realmente tem que ser compatíveis ou pode usar qualquer uma?

  4. #4

    Padrão Re: Rede FTTH, duvidas FIBRA OTICA

    Gpon o desempenho é maior, mas o custo também é maior, tudo vai depender do seu projeto e viabilidade financeira.

  5. #5

    Padrão Re: Rede FTTH, duvidas FIBRA OTICA

    Gpon se torna mais caro por causa da olt que e giga e eh mais caro certo???

  6. #6

    Padrão Re: Rede FTTH, duvidas FIBRA OTICA

    Não por ser Giga, pois a GEpon também é giga, mas pelos preços da OLT e das ONU.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Gpon o desempenho é maior, mas o custo também é maior, tudo vai depender do seu projeto e viabilidade financeira.
    a.diferença.entre.GPON.e.Epon.é.apenas.o.protocolo,Epon.usa.ethernet.e.gpon.usa.um.protocolo.proprio

  8. #8

    Padrão Re: Rede FTTH, duvidas FIBRA OTICA

    acho que o protocolo GPON é ITU-T G694.1.

  9. #9

    Padrão Re: Rede FTTH, duvidas FIBRA OTICA

    Pessoal epon e gpon tem muitas diferenças entre a mais importante esta a capacidade de atendimento por porta e epon hoje está descontinuado.. o gpon atende 128 terminas por porta com capacidades de até 2.5 gb por porta ... contra 950m do epon e apenas 64 terminais por porta..

    Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

  10. #10

    Padrão Re: Rede FTTH, duvidas FIBRA OTICA

    Citação Postado originalmente por flavioleonel Ver Post
    Pessoal epon e gpon tem muitas diferenças entre a mais importante esta a capacidade de atendimento por porta e epon hoje está descontinuado.. o gpon atende 128 terminas por porta com capacidades de até 2.5 gb por porta ... contra 950m do epon e apenas 64 terminais por porta..

    Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
    EPON (ou GEPON) descontinuado? Que absurdo...
    GPON não é sucessor do GEPON; são especificações diferentes, mantidas por grupos diferentes (IEEE e ITU).

    GEPON também pode atender 128 ONUs por porta, dependendo do fabricante, ou seja, fora da especificação da IEEE.

    Assim como 1.25Gbps é o valor teórico do GEPON, onde a capacidade real vai estar na casa dos 900Mbps, 2.5Gbps do GPON também é teórico. Se não me engano, a capacidade real do GPON em downstream é uns 2.4Gbps. A diferença é bem menor do teórico para o prático no GPON porque o protocolo dele é mais eficiente que o Ethernet, que o padrão da IEEE usa. Tanto que, mesmo sendo a mesma capacidade teórica de upstream nos dois padrões, 1.25Gbps, no GPON isso equivale a uma capacidade maior do que no GEPON na prática.

    Só para constar: ambos grupos, IEEE e ITU, continuam trabalhando em especificações para redes PON, tanto que a IEEE desenvolveu o 10G-EPON e NG-EPON e a ITU fez o 10G-PON (ou XGPON) e depois o NG-PON2, por exemplo.