Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Pessoal.

    O fabricante recomenda atualizar o firmware sempre e usar a versão mais recente.

    Dando um geral aqui no under constatei que os problemas relatados começaram após a atualização de firmware.

    Se você já migrou pro 5.5.x sem problemas, fique por aí.
    Se você ainda não migrou para o firmware mais novo, deixe quieto. EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE!

    Provedores que não precisam de IPV6 podem usar o firmware 5.3.5 que aparenta ser a versão mais estável que já saiu.
    Na data que escrevo este post a versão 5.3.5 ainda está disponível.

    Não sei dizer qual será o resultado de downgrade. Algumas pessoas relatam que os hardware mais novos não aceitam downgrade de firmware.

    Estamos num momento delicado onde muitas pessoas estão experimentando problemas após update de firmware.
    Neste momento o recomendado é não mexer em firmware. Se está funcionando deixe assim, se parou de funcionar pegue uma versão que você tem aí nos seus arquivos e suba a mesma versão que já estava no rádio.

    Abraço,

    ZéAlves

  2. #2

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Olá Zé!

    Pois é, a versão que mais gostei de trabalhar é a versão 5.3.5, mas de um dias para cá que adquiri novos equipamentos UBNT, já vieram com a versão 5.5. Fiz de tudo para mudar para a versão 5.3.5, mas não consegui, na hora de fazer o donwgrade dá uma mensagem de "erro de imagem". Fiz um tópico com esse problema e vários colaboradores conceituados aqui do Under foram taxativos dizendo que é IMPOSSÍVEL fazer o downgrade desses novos hardware que vem "bloqueados" pela UBNT.

  3. #3

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Se o pessoal diz que não dá, deve ser impossível mesmo.

    Aqui tenho rádios mais antigos e faço upgrade/downgrade numa boa. Dizem que os rádios mais novos impedem o downgrade no hardware. Se este é o caso, realmente se torna difícil.

    Forçar o downgrade nos rádios novos pode causar problemas, melhor não mexer.


    Como disse antes:
    Neste momento de incerteza é melhor não mexer em firmware. Se veio com o novo deixe o novo, se o velho está funcionando corretamente, deixe o velho. A IMPRESSÃO QUE DÁ É: SE MEXER VAI FEDER :-D


    Abraço,

    ZéAlves

  4. #4

    Padrão Re:

    Downgrade da série DC-9F-DB pra firmware inferiores à 5.5 NÃO É IMPOSSÍVEL de ser feito, e eu sei como fazer. Digo mais: existe um firmware desenvolvido pela própria Ubiquiti para operar em TODOS os hardwares.

    Repito: não é impossível, e eu sei fazer. Inclusive quem tem problemas com o Counterfeit consegue atualizar para essa versão mais antiga e eliminar aquele logo vermelho.

    Venho dizendo isso há algum tempo, é só prestar atenção nos tópicos que eu escrevo.

  5. #5

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Equipamentos mais novos devem usar o 5.3.6 em caso de downgrade. Nao recomendo, mas caso prefiram. Eu acho que o 5.5 atende bem e está protegido contra o worm skynet.

    No caso eu ando vendo o 5.5.4 matando rádio direto, e estou recomendando sim, quem comprou rádio novo, já sobe o 5.5.4 para matar o rádio durante a garantia e fazer valer o rma. Rádio velho eu já nao atualizo mais.

    Com as RB idem, fiquei na 5.22 e nao atualizo mais por hora. A 5.23 reiniciava direto a RB, e a 5.24 nao subiu direito. As novas betas, depois da RC03 nao ficaram legais para mim.

  6. #6

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Equipamentos mais novos devem usar o 5.3.6 em caso de downgrade. Nao recomendo, mas caso prefiram. Eu acho que o 5.5 atende bem e está protegido contra o worm skynet.

    No caso eu ando vendo o 5.5.4 matando rádio direto, e estou recomendando sim, quem comprou rádio novo, já sobe o 5.5.4 para matar o rádio durante a garantia e fazer valer o rma. Rádio velho eu já nao atualizo mais.

    Com as RB idem, fiquei na 5.22 e nao atualizo mais por hora. A 5.23 reiniciava direto a RB, e a 5.24 nao subiu direito. As novas betas, depois da RC03 nao ficaram legais para mim.
    GRANDE AMIGO Eriberto, faz 4 dias que atualizei uma RB 1100 ah x2 - para ver 5.24 e até agora ta em produção com cerca de 289 usuários media de 120 online e me parece bem estável todas as configurações. Em relação aos firmware UBNT eu aqui atualizei todos para 5.5.4 essa versão me pareceu mais estável e não apareceu nenhum radio aqui com indicação pirata, mesmo os que comprei sem nota.

  7. #7

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Também acho q atualizar e um tiro no escuro, já imaginou atualizar uma nanobridge do seu ponto a ponto rodando fíler a 40 metros de altura, e depois de uma atualização o bicho não iniciar mais???

  8. #8

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Citação Postado originalmente por kfdigital Ver Post
    Também acho q atualizar e um tiro no escuro, já imaginou atualizar uma nanobridge do seu ponto a ponto rodando fíler a 40 metros de altura, e depois de uma atualização o bicho não iniciar mais???
    CONCORDO PLENAMENTE! fiz isso por conta e riscos próprios para ver se tinha algum pirata na rede! tenho cerca de 258 NANOS instalados, entre LOCO, STATION e BRIDGES e graças a Deus tá rodando blz a mais de 1 ano. sei que é muito pouco em relação a outras redes dos companheiros aqui, e posso dizer com propriedade de que o SINAL EM alguns até melhorou com a versão 5.5.4. Porem é como o ZÉ ALVES falou, em time que tá ganhando não troque o atacante por um zagueiro, rsrs abraços a todos.

  9. #9

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Embora muita gente esteja reclamando não estou encontrando problemas nas novas versões 5.5.4, já fiz upgrade total de infraestrutura da empresa para nova versão tanto PTP quanto PMTP sem nenhuma alteração de comportamento no que diz respeito a funcionamento. Estou aguardando maiores detalhes para começar a fazer a atualização dos CPE's também.

  10. #10
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Post Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Embora muita gente esteja reclamando não estou encontrando problemas nas novas versões 5.5.4, já fiz upgrade total de infraestrutura da empresa para nova versão tanto PTP quanto PMTP sem nenhuma alteração de comportamento no que diz respeito a funcionamento. Estou aguardando maiores detalhes para começar a fazer a atualização dos CPE's também.
    Tambem vejo muita reclamação quanto ao upgrade para a versão 5.5.4, fiz upgrade em toda minha rede UBNT e não tive problemas com essa versão !

  11. #11

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Aki tambem ja atualizei todos os PTP e PTMP para 5.5.4 e esta bem melhor a rede bem mais estavel e não tive problemas nenhum...
    Ja Mk o melhor que tem ate agora e a 5.20 pelo menos nos AP e a Melhor...

  12. #12

    Padrão Re:

    Olá amigo, sem abusar da sua boa vontade, poderia me passar o procedimento de como fazer o downgrade dos hardwares serie DC-9F-DB para o firmware 5.3.5 da Ubnt

    Estou tendo problemas em airgrid m2 hp, com a versões 5.5 e superiores com pop com cartão 8602 em modo b.

    Por isso amigo, se puder passar o procedimento fico muito grato


    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Downgrade da série DC-9F-DB pra firmware inferiores à 5.5 NÃO É IMPOSSÍVEL de ser feito, e eu sei como fazer. Digo mais: existe um firmware desenvolvido pela própria Ubiquiti para operar em TODOS os hardwares.

    Repito: não é impossível, e eu sei fazer. Inclusive quem tem problemas com o Counterfeit consegue atualizar para essa versão mais antiga e eliminar aquele logo vermelho.

    Venho dizendo isso há algum tempo, é só prestar atenção nos tópicos que eu escrevo.

  13. #13

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Tive problema quando atualizei meu nano M5 em modo AP para versão 5.5.4, os clientes conectavam ao AP mais não transmitiam nada, voltei para versão 5.5 e botei o MCS em automatic e começou a transmitir down/up normalmente, agora não lembro se resolvi o problema após ter voltado a versão para 5.5 ou se foi por ter colocado o MCS em auto.

  14. #14

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Pois é amigos, depois de quebrar muito a cabeça, finalmente consegui fazer o DOWNGRADE para a versão 5.3.6(versão corrigida da 5.3.5) que a mesma versão 5.3.5, viaTftp com a versão baixada aqui http://www.ubnt.com/eula/?BACK=/down...20904.1243.bin

    essa versão 5.3.6 a UBNT disponilizou para corrigir esse problema.
    Coloquei mas minhas AIRGRID m2 HP, funcionou beleza em modo B, ficou PERFEITO!!!!!!!!!!!!

  15. #15

    Padrão Re:

    Kaluham, desculpe a demora, não pude responder antes por motivos de trabalho.

    Fico feliz que tenha encontrado a solução. Eu havia citado a versão 5.3.6 em meus tópicos já há algum tempo, não é coisa recente. Acredito que eu e o Eriberto fomos os primeiros a trazer essa versão de firmware para o "conhecimento" geral da comunidade, porque até então se julgava impossível fazer downgrade.

    O procedimento é esse mesmo, deixar o equipamento ligar por completo e pressionar o botão do reset. É necessário pressionar até os leds começarem a piscar de forma alternada, dois a dois, da esquerda pra direita (e vice-versa). Com os leds piscando, basta subir o firmware via TFTP.

    Existem situações extremas, principalmente quando se regrava muitas vezes o firmware, que para atualizar o equipamento é preciso já ligar a peça com o reset pressionado, e aguardar os leds começarem a piscar. É raro, mas acontece.

    Bom, o link para baixar o firmware o Kaluham já disponibilizou, e eu apenas reforço:

    http://www.ubnt.com/eula/?BACK=/down...20904.1243.bin

  16. #16

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    o 5.3.6 já tá protegido contra o skynet?

    Eu não cheguei a usar meus rockets M em campo antes de atualizar eles para a versão em que estão, a 5.5.2 . Estão funcionando sem problema aparente para mim. Existe alguma coisa que pode mudar e que seja difícil de reconhecer, como perda de pacote ou de troughput, ou problemas relativos a firmware se resumem a equipamentos travando/brickando?

    Eu sinceramente achei a recepção do sinal dos clientes no ap muito aquem do que eu esperava, mas como não tenho parâmetro nenhum, tenho que me guiar por quem já tá usando esses equipamentos a mais tempo. Notaram alguma diferença de desempenho depois do upgrade de firmware?

  17. #17

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Para mim e para alguns as novas atualizacoes da série 5.5.x mataram alguns equipamentos. Os que continuaram funcinando e sobreviveram a atualizacao estao de pé. Pelo que li aqui no under, apenas Nanostation M5 (e locoM5 talvez) e Nanobridge M5 que tiveram problemas com o novo firmware, nao li ninguém reclmando de Rocket M com problema depois da atualizacao.

  18. #18

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Para mim e para alguns as novas atualizacoes da série 5.5.x mataram alguns equipamentos. Os que continuaram funcinando e sobreviveram a atualizacao estao de pé. Pelo que li aqui no under, apenas Nanostation M5 (e locoM5 talvez) e Nanobridge M5 que tiveram problemas com o novo firmware, nao li ninguém reclmando de Rocket M com problema depois da atualizacao.
    É possivel que os equipamentos que foram mortos pela atualização nova não eram original da ubiquiti, falsificados, por isso brikarão.

  19. #19

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Citação Postado originalmente por SlayerCommand Ver Post
    É possivel que os equipamentos que foram mortos pela atualização nova não eram original da ubiquiti, falsificados, por isso brikarão.
    Ai mora o problema: os meus até podem ser piratas, embora acredite que sao originais que vieram com defeito de fábrica.

    Nao compro nada que nao seja em distribuidor ou revendedor autorizado, nao compro nada de contrabando e nao compro nada sem fatura (o correspondente a NF aqui). Nao posso ter nada de RF sem ser homologado, sem nota, e sem procedência. Se o equipamento nao é original, veio assim do distribuidor, que deve comprar de algum fabricante chinês autorizado pela UBNT. No meu caso ou foi:
    1- defeito de fabricacao;
    2- firmware programado para matar algumas pecas em especìfico (que devem ter saído com problemas de fábrica).

    Nao vejo outra explicacao para isso (equipamento atualizado deixar de funcionar).

  20. #20

    Padrão Re: Update de firmware, melhor NÃO atualizar

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Ai mora o problema: os meus até podem ser piratas, embora acredite que sao originais que vieram com defeito de fábrica.

    Nao compro nada que nao seja em distribuidor ou revendedor autorizado, nao compro nada de contrabando e nao compro nada sem fatura (o correspondente a NF aqui). Nao posso ter nada de RF sem ser homologado, sem nota, e sem procedência. Se o equipamento nao é original, veio assim do distribuidor, que deve comprar de algum fabricante chinês autorizado pela UBNT. No meu caso ou foi:
    1- defeito de fabricacao;
    2- firmware programado para matar algumas pecas em especìfico (que devem ter saído com problemas de fábrica).

    Nao vejo outra explicacao para isso (equipamento atualizado deixar de funcionar).
    Então já que vc acredita que seus equipamentos são originais, exija que seu distribuidor troque os equipamentos que deram problema, porque eu tenho certeza que todos que estão vindo aqui reclamar que morreu seu equipamento é porque o equipamento é falso, e as novas firmwares da ubnt fazem isso mesmo, matam equipamentos falsos.