+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mesma linha de IP no Hotspot & PPPoE - MK

    Ola galera!
    Estou usando MK com autenticação tanto como PPPoE ou Hotspot,,, alguem usa assim? Têm algum problema ou conflito? vlw...

  2. #2

    Padrão Re: Mesma linha de IP no Hotspot & PPPoE - MK

    Eu uso desta forma. Acredito que o único cuidado com relação a isso seja não utilizar o mesmo bloco de endereços para os dois serviços. No meu caso estamos em processo de migração dos IPs privados para os Públicos do AS, então tem funcionado excelentemente bem.

  3. #3

    Padrão Re: Mesma linha de IP no Hotspot & PPPoE - MK

    pppoe sempre com ip setado manualmente, e hotspot amarrar o ip ao mac do cliente assim, você não vai ter problemas com conflito, alguns clientes que faço consultoria utilizam dessa forma e não tem problemas com conflito.

  4. #4

    Padrão Re: Mesma linha de IP no Hotspot & PPPoE - MK

    Pode usar PPPoE e Hotspot na mesma rede sim, inclusive na mesma porta.


    Porém não recomendo usar a mesma faixa de IP.


    Crie uma pool para o DHCP/Hotspot e outra para o Remote/Local Address do PPPoE.


    Outra coisa importante: evite ao máximo fixar IP no cliente, seja no rádio seja no cadastro em seu programa. Fixe o IP somente de quem precisa de IP fixo.


    O motivo é simples: qualquer mudança que precisar fazer na rede terá que, ou entrar em todos os rádios ou entrar em cada cadastro de seu programa para mudar o IP.


    Se você usa só DHCP (que coragem!), vincule o MAC a um IP no Mikrotik (DHCP e ARP). Assim o cliente sempre pegará o mesmo IP, só que se você quiser mudar amanhã é só alterar no MK.


    Anotem isso: evitem ao máximo fixar IP no rádio do cliente, deixe que seu roteador determine isso (seja PPPoE, Hotspot, DHCP, etc)!


    Anotem isso também: tenha sempre acesso ao rádio de seu cliente! Nunca deixe de forma que você somente acesse o rádio da casa do cliente!


    Explico: recebo ligações aos quilos aqui com provedores desesperados para melhorar a qualidade da rede bridge que possuem (principalmente com Hotspot). Eles tem MKs distribuídos na rede mas tudo em bridge (que gasto de dinheiro, podia comprar switch heehhe).


    Aí eu falo: "Beleza, vamos rotear isso, vamos criar uma faixa de IP para cada RB na sua rede e deixar o cliente autenticar nela! Com isso acaba a bridge e você distribui a carga entre várias RBs, ao invés de deixar todo mundo autenticando num lugar só! Vai começar a dormir tranquilo! Seus clientes tem IP automático nos rádios, certo? Assim todos pegarão o IP novo."


    Aí quando vem a resposta "é tudo IP fixo", não tem outro jeito: tem que acessar rádio por rádio para primeiro mandar pegar IP automático para depois eu poder trabalhar na rede! Coloca aí uma semana para mudar tudo! Mais uma semana de rede lenta... E quando não tem acesso no rádio cliente então? Mais de uma semana na certa!


    Eu sempre dou exemplo: Imagina a Vivo, Oi, GVT fixando IP para todo mundo no modem ou mesmo no sistema deles. Aí vem a necessidade de mudar a rede de uma cidade inteira. Já pensou ter que entrar modem a modem (ou cadastro a cadastro) para mudar o IP de toda uma cidade?


    Por isso todos usam IP automático (claro que tem clientes de IP fixo, mas são poucos, certo?)! Façam isso vocês também ok?


    Grande abraço!
    Fabricio

  5. #5

    Padrão Re: Mesma linha de IP no Hotspot & PPPoE - MK

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Pode usar PPPoE e Hotspot na mesma rede sim, inclusive na mesma porta.


    Explico: recebo ligações aos quilos aqui com provedores desesperados para melhorar a qualidade da rede bridge que possuem (principalmente com Hotspot). Eles tem MKs distribuídos na rede mas tudo em bridge (que gasto de dinheiro, podia comprar switch heehhe).


    Aí eu falo: "Beleza, vamos rotear isso, vamos criar uma faixa de IP para cada RB na sua rede e deixar o cliente autenticar nela! Com isso acaba a bridge e você distribui a carga entre várias RBs, ao invés de deixar todo mundo autenticando num lugar só! Vai começar a dormir tranquilo! Seus clientes tem IP automático nos rádios, certo? Assim todos pegarão o IP novo."


    Aí quando vem a resposta "é tudo IP fixo", não tem outro jeito: tem que acessar rádio por rádio para primeiro mandar pegar IP automático para depois eu poder trabalhar na rede! Coloca aí uma semana para mudar tudo! Mais uma semana de rede lenta... E quando não tem acesso no rádio cliente então? Mais de uma semana na certa!
    Fabricio
    Apenas para adicionar um comentário sobre o hotspot mikrotik, a principal vantagem dele é que lhe permite a flexibilidade de não precisar alterar qualquer configuração dos ips fixos na rede em um caso de implementação roteamento (Link com a explicação sobre isso). Por exemplo, você pode ter um rede toda em bridge, então decide rotear a rede nesta bridge que estão trafegando os dados destes clientes, neste caso não precisa alterar nenhum IP dos clientes abaixo, basta designar um bloco de IPs para estes, setar no hotspot e jogar os cliente para cima, vai funcionar normalmente com uma ressalva que devo colocar: nas últimas versões dos firewalls para windows, a conexão com a porta 80 não é liberada se o sistema operacional não avaliar a conectividade com a internet em um âmbito geral, ou seja, se já não estiver conectado na internet, a navegação ou a autenticação pela pagina de HotSpot não vai abrir para o cliente já que este usa a porta 80 para acessar a pagina de login. Diga-se de passagem que isso tem acontecido direto.
    Nunca tentei mudar a porta, não sei nem se é possível tecnicamente porque acho que o PPPoE é a melhor opção realmente. Quando aparece algum tipo de problema em nossos clientes habilitamos a autenticação com PPPoE, mas fica a dica para quem quer rotear a rede sem ter que mexer cliente por cliente.