+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema de Interferencia (Groove A2Hn)

    Galera é o seguinte:

    Tenho uma repetidora que recebe o sinal em 5.8GHz com uma antena Ubiquit e uma rb711GA, depois o sinal é retransmitido com 3 GROOVE A2Hn 2.4Ghz cada um em uma Setorial da Dimension 120o de 15dbi horizontal. Cada uma no canal 1,6,9.

    O sinal esta perfeito, tem cliente conectando com até -40db, mas o problema é q simplesmente não navega. O OverhallCQQ fica variando entre 10 - 20% o througpuch fica baixissimo e os clientes que conseguem navegar ficam com o ping entre 1000 e 4000ms.

    O que eu já fiz foi o seguinte, e nada solucionou: verifiquei interferencia de uma antena na outra, deixando apenas uma ligada, deixei apenas um cliente conectado, verifiquei cabos, fontes, swith, já verifiquei cliente por cliente, já troquei de canal e tentei todos os tipos de configurações possiveis no mikrotik, até que cheguei a uma conclusão. Interferencia pois mudando os canais percebi uma relativa melhora.

    Mas o que me deixa na duvida é que eu tinha uma outra repedidora com uma omini + 1 xr2 da obiquit + rb433 à 100 metros de onde essa em questão esta e nunca tive esse tipo de problema. E outra, o lugar é totalmente afastado, esta a 7km do centro da cidade e nao tem nenhum concorrente. Fora que minha antena principal no centro da cidade sofre muito mais interferencia e nunca tive problema de queda por conta disso.

    Não sei mais o que fazer, gostaria muito da ajuda do forum pra resolver esse problema. Agradeço desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Problema de Interferencia (Groove A2Hn)

    No data rate..deixou somente 5.5 e 11 mb? Ou deixa unicamente 11 mb...testa e diz o que rolou.
    Citação Postado originalmente por LitoralNet Ver Post
    Galera é o seguinte:Tenho uma repetidora que recebe o sinal em 5.8GHz com uma antena Ubiquit e uma rb711GA, depois o sinal é retransmitido com 3 GROOVE A2Hn 2.4Ghz cada um em uma Setorial da Dimension 120o de 15dbi horizontal. Cada uma no canal 1,6,9.O sinal esta perfeito, tem cliente conectando com até -40db, mas o problema é q simplesmente não navega. O OverhallCQQ fica variando entre 10 - 20% o througpuch fica baixissimo e os clientes que conseguem navegar ficam com o ping entre 1000 e 4000ms.O que eu já fiz foi o seguinte, e nada solucionou: verifiquei interferencia de uma antena na outra, deixando apenas uma ligada, deixei apenas um cliente conectado, verifiquei cabos, fontes, swith, já verifiquei cliente por cliente, já troquei de canal e tentei todos os tipos de configurações possiveis no mikrotik, até que cheguei a uma conclusão. Interferencia pois mudando os canais percebi uma relativa melhora.Mas o que me deixa na duvida é que eu tinha uma outra repedidora com uma omini + 1 xr2 da obiquit + rb433 à 100 metros de onde essa em questão esta e nunca tive esse tipo de problema. E outra, o lugar é totalmente afastado, esta a 7km do centro da cidade e nao tem nenhum concorrente. Fora que minha antena principal no centro da cidade sofre muito mais interferencia e nunca tive problema de queda por conta disso.Não sei mais o que fazer, gostaria muito da ajuda do forum pra resolver esse problema. Agradeço desde já.

  3. #3

    Padrão Re: Problema de Interferencia (Groove A2Hn)

    Amigo digamos que com a sua dica vi uma luz no fim do tunel. O CQQ dos clientes que antes estava variando entre 10 -30% agora esta entre 40 - 70%. O que é estranho que alguns clientes que estão bem perto da antena, tem qualidade bem pior do que alguns que estão bem longe.

    Eu já diminui a potencia, aumentei, tanto na torre quanto no proprio ap do cliente e confesso que em alguns teve relevante melhora, mas nada muito grande.

  4. #4

    Padrão Re: Problema de Interferencia (Groove A2Hn)

    pode ser uma pergunta idiota da minha parte, mais por desatenção já vi isso acontecer as vezes.

    você menciona que seus painéis são todos horizontais, e nos clientes? Esta colocando eles na polarização horizontal tmb?

  5. #5

    Padrão Re: Problema de Interferencia (Groove A2Hn)

    amigo não é uma pergunta idiota pois já vi muita gente errando isso, inclusive eu errei por um tempo. Mas infelizmente nesse momento a polarização esta correta. De qlq forma agradeço!!