+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão provedor e clientes

    ola pessoal , este é meu primeiro post me desculpem se postei no lugar errado , =)

    é o seguinte eu vou montar um provedor futuramente , daqui a 4 a 5 meses , no momento estou apertado , mas logo logo estarei recebendo uma boa quantia do meu pai e vou investir em cursos materiais e etc.. , eu nao sou tao leigo mas também nao sou nenhum expert , eu tenho algumas duvidas , mas tem uma que gostaria de esclarecer , nao tenho muitas duvidas sobre a fonte da internet ( saida do sinal para os clientes) mas é a respeito dos clientes, é o seguinte>> nos clientes eu pretendo usar antenas de grade direcional , mas o sinal pelo oq eu entendi ele desce por cabo coaxial RGC58 com conector sma , mas e se o cliente quiser a internet no roteador por conta de notebook , como eu entro com a internet em um roteador?? como eu faço para descer em cabo de rede RJ45?? tem como?? , qual equipamento utilizar para receber a internet e entrar com ela em um roteador ??

    desde ja agradeço.. Leo

  2. #2

    Padrão Re: provedor e clientes

    Citação Postado originalmente por le0nard0 Ver Post
    ola pessoal , este é meu primeiro post me desculpem se postei no lugar errado , =)

    é o seguinte eu vou montar um provedor futuramente , daqui a 4 a 5 meses , no momento estou apertado , mas logo logo estarei recebendo uma boa quantia do meu pai e vou investir em cursos materiais e etc.. , eu nao sou tao leigo mas também nao sou nenhum expert , eu tenho algumas duvidas , mas tem uma que gostaria de esclarecer , nao tenho muitas duvidas sobre a fonte da internet ( saida do sinal para os clientes) mas é a respeito dos clientes, é o seguinte>> nos clientes eu pretendo usar antenas de grade direcional , mas o sinal pelo oq eu entendi ele desce por cabo coaxial RGC58 com conector sma , mas e se o cliente quiser a internet no roteador por conta de notebook , como eu entro com a internet em um roteador?? como eu faço para descer em cabo de rede RJ45?? tem como?? , qual equipamento utilizar para receber a internet e entrar com ela em um roteador ??

    desde ja agradeço.. Leo
    Léo,
    Boa sorte nesse empreendimento.
    E se eu puder lhe ajudar, dependendo da localização, com o fornecimento do Link, meus contatos são:

    Wender
    62 9135-2396
    [email protected]

    Abs,

  3. #3
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: provedor e clientes

    Você pode utilizar uma caixa plástica (hermética) próxima a antena e colocar o rádio lá ligando ele a antena por um pig-tail.
    Mas você procura por CPE são equipamentos que já são rádio e antena juntos.
    Existem modelo da UBNT firemax tp-link, etc.
    Você não var ter muito trabalho de instalar, só colocar ele lá em cima descer o cabo de rede e pronto.

  4. #4

    Padrão Re: provedor e clientes

    Olá, le0nard0... vou te passar a mesma dica q um colega me passou que se eu tivesse seguido não teria tido algumas dores de cabeça: Esqueça placa de rede wireless em cliente!

    Use CPE... são práticas, estáveis, muito mais sensíveis q essas placas de rede e se vc usar um cabo de rede de boa qualidade, vc vai poder estender esse cabo por até 30 metros (li relatos de usuários q já usaram até 50 metros sem problema)...

    E outra coisa, hoje em dia é muito comum o cliente ter mais de um pc em casa, geralmente um desses é notebook... portanto, cabo de rede ligado a uma cpe em modo cliente ISP, além de isolar sua rede, vai permitir q o cliente ligue mais de um computador através de um switch ou roteador, dentro do plano de velocidade q foi contratada.

    Abraço.

  5. #5

    Padrão Re: provedor e clientes

    Perfeito a colocação do PoeMander. Sempre CPE, e por mim, Ubiquiti.

    Abraços,

    Jonas Lima

  6. #6

    Padrão Re: provedor e clientes

    pessoal , só uma duvida simples e boba , pelo oq eu estou entendendo vai funcionar da seguinte forma>>

    o sinal sai da torre até ai tudo bem , e nos clientes eu coloco uma CPE ( ela funciona como um nanostation??? ) e da CPE eu desço um cabo de rede , mas como o cliente o vai se conectar na rede??

    como funciona essas coisas de , bridge , modo cliente e etc..??

    Leo.

  7. #7

    Padrão Re: provedor e clientes

    Citação Postado originalmente por le0nard0 Ver Post
    pessoal , só uma duvida simples e boba , pelo oq eu estou entendendo vai funcionar da seguinte forma>>

    o sinal sai da torre até ai tudo bem , e nos clientes eu coloco uma CPE ( ela funciona como um nanostation??? ) e da CPE eu desço um cabo de rede , mas como o cliente o vai se conectar na rede??

    como funciona essas coisas de , bridge , modo cliente e etc..??

    Leo.
    Leonardo, você tem certeza que quer entrar para esse ramo?

    Rapaz as suas perguntas são tão toscas, sinal que nem mesmo se deu ao trabalho de pesquisar sobre os equipamentos, e nem leu os datasheet, da googleda e procure como configurar um ap wisp.
    https://www.google.com.br/search?q=c...hrome&ie=UTF-8

    CPE
    https://www.google.com.br/search?q=c...1&pf=p&pdl=300

    Se você esta parando para perguntar sobre essas configurações basicas, isso ja mostra que quando chegar a hora de pegar um MK pelo pé para configurar vc não vai saber nem por onde começar.

    Pelo visto vc nem mesmo sabe que frequencia vai usar ai na sua cidade, e link qual vai usar, que modo de autenticação irá usar no cliente?

    O que TCP IP 4, o que é TCP IP 6?
    o que wds?
    o que WISP?
    o que Bridge?
    o que Router?
    o que são rotas estaticas?
    o que é DHCP?
    oque é Hostspot?
    o que é prender ip/mac?

    pesquise esses itens a cima, isso é o começo da ponta corda que precisará desenrolar.

  8. #8

    Padrão Re: provedor e clientes

    Citação Postado originalmente por le0nard0 Ver Post
    pessoal , só uma duvida simples e boba , pelo oq eu estou entendendo vai funcionar da seguinte forma>>

    o sinal sai da torre até ai tudo bem , e nos clientes eu coloco uma CPE ( ela funciona como um nanostation??? ) e da CPE eu desço um cabo de rede , mas como o cliente o vai se conectar na rede??

    como funciona essas coisas de , bridge , modo cliente e etc..??

    Leo.
    Leo,

    Se você olhar bem no que escreveu, já esta a sua resposta.

    Você esta descendo um cabo de rede, você pode ligar este cabo de rede diretamente no micro de seu cliente ou em um roteador interno dele para que ele possa compartilhar a internet com os outros micros, tablets, telefones ou qualquer outro periferico que use rede no ambiente dele.

    Se for no micro dele é só atribuir um ip valido da sua rede para maquina dele.

    Se for um roteador, ligue na porta WAN do roteador, configure essa porta com um IP da sua rede e configure o DHCP do roteador interno de seu cliente.

    Imagine da seguinte forma: Setorial manda o sinal para o seu CPE e seu CPE desce o cabo para rede interna de seu cliente. A parte interna seria problema de seu cliente, mas como vc ira comecar, nada como agradar o cara e deixar tudo funcionando redondinho pra ele.

    Att.

  9. #9

    Padrão Re: provedor e clientes

    Amigo sua caminhada vai ser longa rs.
    Se vc tiver um tempo e graninha compra dois aps e vai testando.
    Recomendo vc começar com 5,8ghz.
    as ligações ficarão +ou - nesta ordem:
    Int
    serv
    ap
    cpe cliente
    computadores

    se o cliente for colocar em um rot wireles

    int
    serv
    ap
    cpe cliente
    +rot
    computadores

  10. #10

    Padrão Re: provedor e clientes

    valeu netXpress e Bruno , ajudou bastante , valeu (netxpress) minha duvida era essa mas andei pesquisando e vi q nao é muito dificil , eu por enquanto só sei o basico ( que qualquer um sabe ) que é a instalaçao fisica , porem eu sou totalmente leigo em assuntos de configuraçao , o maximo que eu sei é configurar roteador , mas eu só vou colocar meu serviço no mercado depois que eu ja tiver feito cursos e o que mais for necessario , só vou comercializar meu serviço depois que eu ja tiver o conhecimento exato , por enquanto fico só nas pesquisas , e claro nao estou me esquecendo da minha liçença "SCM" , sou contra qualquer tipo de pirataria e quero começar com tudo legalizado...

    eai o processo para tirar a "SCM" como funciona ??

    Leo.

  11. #11

    Padrão Re: provedor e clientes

    Para você aprender um pouco sobre Mikrotik dê uma olhada neste post: https://under-linux.org/showthread.php?t=163344
    Documentação para SCM dê uma olhada neste outro post: https://under-linux.org/showthread.php?t=165582
    Para consultoria da SCM: http://www.engenheiroalvaro.com.br/
    Pense bem como você vai iniciar para não fazer bobagem pesquise e estude bastante, antes de comprar seus equipamentos poste aqui no under ki a galera está ai para te ajudar.