+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Enlace ou Ponto a Ponto passando Link e clientes juntos

    Ola Pessoal, estou aqui hoje pedindo a opniao e a ajuda de vcs hoje pois estou com uma tremenda duvida.

    Tenho atualmente um link via wireless vindo de uma empresa e que por viabilidade teve que ser instalado em uma repetidora nossa.

    O fato é que nessa repetidora eu tenho um ponto a ponto passando o sinal do meu provedor para os clientes, e também tive que fazer outro ponto a ponto jogando esse link para o meu provedor (veja a imagem)

    A minha a minha intenção é retirar esses 2 ponto a ponto com antenas diferentes e utilizar um par de nanobridge m5 passando o link e os clientes ao mesmo tempo. isso é possivel? (veja a imagem)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         upgrade_antenas.jpg
Visualizações:	476
Tamanho: 	48,1 KB
ID:      	46218

    Dessa forma vou conseguir eliminar 1 par de antenas em cada torre, e deixar o visual mais agradavel do que aquele monte de antenas fazendo ponto a ponto.

    Aguardo a opniao de todos a a ajuda será bem vinda.

  2. #2
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Enlace ou Ponto a Ponto passando Link e clientes juntos

    Amigo, se utilizar uma rb450g ou 750g pode fazer isso sem precisar fazer o link viajar e depois voltar, basta fazer a autenticação dos clientes da torre de entrada do link na rb450, ai faz um roteamento comum para o transporte do link até sua torre central. Respondendo sua pergunta. com Milrotik ou com roteador cisco você consegue sim.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace ou Ponto a Ponto passando Link e clientes juntos

    Não dá dessa forma, pois esse link tem que chegar no servidor primeiro, pois la eu faço o balance dele e o gerenciamento é feito pelo myauth.

    Algum mais tem alguma ideia, se esse método de usar a nano bridge vai prejudicar minha rede em algum momento passando os clientes e voltando o link.

    Obrigado

    André

  4. #4

    Padrão Re: Enlace ou Ponto a Ponto passando Link e clientes juntos

    A solução dos seus problemas chama-se VLAN!.

    Espero ter ajudado.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace ou Ponto a Ponto passando Link e clientes juntos

    obrigado ueslei, eu imaginei isso, usar uma switch com vlan numa ponta e outra do outro lado, mas no nanobridge ele tem essa função, pois teria que fazer 2 vlan, 1 para passar o link e outra para passar os clientes.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace ou Ponto a Ponto passando Link e clientes juntos

    A melhor alternativa para você é usar duas RB's, uma de cada lado. E deixar o enlace como AP+WDS.

    Espero ter ajudado.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace ou Ponto a Ponto passando Link e clientes juntos

    Uesley, no caso eu poderia utilizar uma RB750g em baixo de cada nano, e deles eu tiro o link e retorno os clientes, como esta no meu segundo desenho,

  8. #8

    Padrão Re: Enlace ou Ponto a Ponto passando Link e clientes juntos

    Vlan no mkt, nada de switch com vlan...
    E uma vlan pra cada porta envolvida. (RB, NANOBRIDGE, BALLANCE E ETC)

  9. #9

    Padrão Re: Enlace ou Ponto a Ponto passando Link e clientes juntos

    Nano Bridge em Bridge WDS duas RB 750 com EoIP Tunel...

    Assim tenho aki com trafego de link e ligação para varias empresas pois alem de internet vendo solução Matriz filial para varias empresas em 5 cidades que atendemos...

  10. #10

    Padrão Re: Enlace ou Ponto a Ponto passando Link e clientes juntos

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    Nano Bridge em Bridge WDS duas RB 750 com EoIP Tunel...

    Assim tenho aki com trafego de link e ligação para varias empresas pois alem de internet vendo solução Matriz filial para varias empresas em 5 cidades que atendemos...

    Lisandro Oliveira,

    Passa pra mim o esquema de fazer o EoIP Tunel

    Obrigado

    André

  11. #11

    Padrão Re: Enlace ou Ponto a Ponto passando Link e clientes juntos

    Eu acho tao mais pratico ter tudo separado, sem gargalo, sem ocilações e sem contar que se parar o enlace nao para tudo, apenas a parte com problema... mas realmente da pra fazer como mencionado.