+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida cruel. OSPF OU Vlan par resolver meus problemas

    Bom Dia

    Pretendo resolver 2 problemas com uma implenteacao só. segue abaixo o cenário.

    Minha rede é toda mikrotik e toda em bridge, cerca de 10 routerbord + rb1100 que é dos servidores.

    Nesta rb1100 ela é o concentrador pppoe, cerca de 20% dos clientes já estao em pppoe.

    Estou lendo bastante sobre tunel, e ospf, realmente estou na dúvida de qual caminho seguir. (eliminar broadcat da rede)

    Pelo fato que desejo colocar mais uma rb na rede como servidor pppoe. Nao quero colocar nos radios dos clientes qual pppoe conectar, quero só colocar no servidor e que ele se vire.

    Me falaram que fazendo vlan resolve esse problema dos server pppoe e do broadcast?

    Inclusive os servidores pppoe vao ficar no provedor, um ao lado do outro..

    Abracao a todos..

    Vale uma estrelinha

    Obrigadooo

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida cruel. OSPF OU Vlan par resolver meus problemas

    Citação Postado originalmente por ManoDW Ver Post
    Bom Dia

    Pretendo resolver 2 problemas com uma implenteacao só. segue abaixo o cenário.

    Minha rede é toda mikrotik e toda em bridge, cerca de 10 routerbord + rb1100 que é dos servidores.

    Nesta rb1100 ela é o concentrador pppoe, cerca de 20% dos clientes já estao em pppoe.

    Estou lendo bastante sobre tunel, e ospf, realmente estou na dúvida de qual caminho seguir. (eliminar broadcat da rede)

    Pelo fato que desejo colocar mais uma rb na rede como servidor pppoe. Nao quero colocar nos radios dos clientes qual pppoe conectar, quero só colocar no servidor e que ele se vire.

    Me falaram que fazendo vlan resolve esse problema dos server pppoe e do broadcast?

    Inclusive os servidores pppoe vao ficar no provedor, um ao lado do outro..

    Abracao a todos..

    Vale uma estrelinha

    Obrigadooo
    Ospf sem sombra de duvidas, ai os clientes se conectaram na propria torre, passando somente o trafego necessario, desafogando os PTPs!!

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida cruel. OSPF OU Vlan par resolver meus problemas

    Ola amigo primeiramente obrigado pela disposicao de ajuda. Disso que um forum precisa.

    E a questao do pppoe? usar 2 servicos em uma rede só. Sem ir aos cliente colocar server name?

    Do ospf farei uma rede nova somente entre as rb.
    Ex: rb 1 192.168.2.2 / 192.168.3.2 / 10.10.0.2

    rb 2 192.168.2.3 / 192.168.3.3 / 10.10.0.3

    farei uma rede exemplo 192.168.0.2 e 192.168.0.3 e elimino as outras redes? certo? ou posso deixar todas como estao?

    atenciosamente


    abracao

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida cruel. OSPF OU Vlan par resolver meus problemas

    Numa autenticação por rádius, voce determina os ramais que o seu cliente irá conectar,
    assim voce não precisara fixar os ServiceName nos rádios clientes. Dessa forma a autenticação ocorrerá normalmente,
    tanto por uma rede bridge como roteada.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida cruel. OSPF OU Vlan par resolver meus problemas

    Ola amigo.

    Pois é em tese teria que ser assim. Porem quando coloco 2 server pppoe na mesma rede nenhum cliente se conecta.

    Ai coloco o service name e conecta.

    Estou utilizando sistema Mk-auth.

    E entao gente vou de OSPF mesmo??

    abracao

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida cruel. OSPF OU Vlan par resolver meus problemas

    Citação Postado originalmente por ManoDW Ver Post
    Ola amigo.

    Pois é em tese teria que ser assim. Porem quando coloco 2 server pppoe na mesma rede nenhum cliente se conecta.

    Ai coloco o service name e conecta.

    Estou utilizando sistema Mk-auth.

    E entao gente vou de OSPF mesmo??

    abracao
    Coloca os clientes se conectarem na propria torre, coloca uma rb2011l ou 450g em cada torre para ser o server da propria torre!!

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida cruel. OSPF OU Vlan par resolver meus problemas

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Coloca os clientes se conectarem na propria torre, coloca uma rb2011l ou 450g em cada torre para ser o server da propria torre!!
    Comecei hoje a usar as vlans, eu tenho a rede em grande parte cabeada, as torres são todas em bridge (ubiquiti) com wds, não autentico nas torres, como o pessoal costuma fazer centralizo tudo, só estou dividindo em vlans e pondo rbs nos bairros para distribuir, assim do meu escritório eu sei em qual bairro e em qual rua tem cliente conectado, pois faço uma vlan para cada porta da rb, ex: ether2 são pedro, ether3 rosário e assim por diante, assim já até serve como monitor, se um cliente daquele bairro me liga já sei e olho na vlan do bairro dele, comecei hoje com dois bairro de manhã, até agora ninguém ligou para reclamar ... Um bom fim de semana ... Rodrigo

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida cruel. OSPF OU Vlan par resolver meus problemas

    Ola galera..

    Eu quero deixar meus servidores todos centralizados. E agora funciona igual 2 pppoe???

    Galera ainda nao to numa duvida aki...


    Qual caminho seguir vlan ou ospf.

    Se alguem puder me add no skype

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida cruel. OSPF OU Vlan par resolver meus problemas

    Ola

    amigo pode me passar como configurou as vlan? principalmente vlan entre os ptps???

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida cruel. OSPF OU Vlan par resolver meus problemas

    Citação Postado originalmente por ManoDW Ver Post
    Ola

    amigo pode me passar como configurou as vlan? principalmente vlan entre os ptps???

    Cara você esta perguntando para quem ?

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida cruel. OSPF OU Vlan par resolver meus problemas

    Adquirimos uma CCR1016 e fizemos Vlan's entre ela e as torres trazendo todas requisições PPPoE para a CCR, as torres tornaram-se apenas pontos de acesso, a rede ficou muito mais simples de realizar manutenção e qualquer problema o máximo a se fazer é subir um backup ou configurar um SSID! Vale lembrar que a 1100 não vai suportar mais que 400 simultâneos!

  12. #12

    Padrão Re: Dúvida cruel. OSPF OU Vlan par resolver meus problemas

    Ola agatangelos. Pelo que vi vc teve sucesso com vlan. Vc utiliza vlan ente ptp?

    Como faz pra configurar nas interface wireless a vlan

    Abracao