Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Prezado Zé Alves,

acredito que algumas explicações são necessárias. Vamos por partes.

Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    ...
    Acredito que a comparação entre o WOM-5000 e o Nano Loco M5 é "oba-oba de marketing".
    Pra começar, o WOM-5000 está mais próximo do Nano Station antigo, e essa deveria ser a comparação correta.
    Esta comparação foi feita devido aos questionamentos dos próprios usuários, que desde o início comparam o WOM 5000 com NanoStation Loco M5. São duas CPEs de baixo custo, servindo a um mesmo propósito.

Sem dúvida o WOM-5000 é um bom equipamento, mas esse tipo de comparativo não considera que o NanoLoco M5 está operando fora de seu cenário nativo (AirMAX) e trabalhando em modo de compatibilidade retroativa.
    Para uma comparação justa, o cenário de aplicação deve ser o mesmo. Muitos provedores estão adotando a solução de rede mista (802.11n) e inclusive utilizando UBNT sem Airmax nestes casos. Vale ressaltar que o NanoLoco M5, neste comparativo, estava operando em MiMo 2x2 (nada de compatibilidade retroativa).

Também não entendi porque limitar os rádios a MCS-0. Foi apenas em BPSK que o comparativo deu o resultado desejado?
    Refaçam os testes e deixem os rádios operarem em resolução mais alta (64-QAM) porque é assim que nós os usaremos na vida real.
    No próprio texto do comparativo tem a explicação para este caso. Mas realmente pode gerar mais dúvidas. Vamos aos fatos:
    1- Novamente, devido aos questionamentos dos próprios usuários, o teste de sinal (apenas sinal, não desempenho) foi feito com MCS0, pois é com esta modulação que temos a MAIOR potência de sinal.
    2- Devido ao fato do UBNT não exibir o nível de sinal CORRETO (o da modulação utilizada), não seria justo comparar SINAL com o WOM 5000 e UBNT no maior data rate, sendo que o driver da RALINK exibe o nível de sinal CORRETAMENTE (o da modulação utilizada no momento). Mais explicações sobre esta questão aqui: https://under-linux.org/showthread.php?t=165976
    3- O intuito desse teste foi mostrar que o WOM 5000 não perde em nível de sinal para o nano. Ou seja, onde o NanoStation Loco M5 funciona, o WOM também irá funcionar.
    4- O comparativo de THROUGHPUT foi feito utilizando a configuração automática de data rate, onde ambos equipamentos estavam "dando o melhor de si" neste quesito. Percebe-se que o NanoStation Loco M5 apresentou maior throughput (logicamente, pois é MiMo 2x2). Mas o fato interessante é justamente o CUSTOxBENEFÍCIO: O WOM 5000 apresentou um throughput próximo do concorrente (mesmo sendo SiSo).

...
    Esse negócio de comparativo tem de ser feito por um agente qualificado e independente. Se for feito pela própria empresa, passa a impressão de pisar nas costas do concorrente pra tentar subir. Tenho certeza que esta não foi a intenção, mas é assim que as pessoas (que me procuraram) estão vendo este comparativo.
    De maneira nenhuma o objetivo foi o de pisar no concorrente. Foi simplesmente uma resposta prática sobre questionamentos levantados pelos próprios usuários do produto. Mas você tem toda razão em defender um teste feito por um agente QUALIFICADO e independente. Fica a dica: Alguém se habilita?

2. Sei não Guilherme.
    Continua com cara de "oba-oba de marketing" pra mim:
    "Olha como o nosso rádio SISO é melhor que o MIMO deles".

Não usa airMAX quem tem uma rede ruim...

Falei de compatibilidade retroativa porque voltou do TDMA do AirMAX (que funciona desde 2010) pro CSMA-CA dos rádios comuns (de 1999 a 2010).

Nem vou me prolongar aqui nas contra-argumentações.

O ideal seria desconsiderar esses detalhes de intensidade de sinal e deixar os dois rádios modularem livremente e ver quem realmente vai entregar mais banda com mais qualidade. Como eu disse antes, é em MCS mpaximo que nós usuários aplicaremos o produto na vida real.

Foi mostrando o "pavão" mais bonito do que ele era que a UBNT criou desafetos.
    Vocês estão fazendo tudo certo. Não precisa "enfeitar o pavão" com esse tipo de teste.

Boa sorte.

ZéAlves

3. Se a que questão for custo x benefício, não concorrência para o WOM 5000:

LOCO M5 = R$ 219,00 X WOM 5000 = R$ 150,00, são 46% de diferença.

Estou satisfeito com os rádios da Intelbras, pois são muito superiores em desempenho e mais estáveis do que os UBNT.

J.C.

4. Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    ...O ideal seria desconsiderar esses detalhes de intensidade de sinal e deixar os dois rádios modularem livremente e ver quem realmente vai entregar mais banda com mais qualidade. Como eu disse antes, é em MCS mpaximo que nós usuários aplicaremos o produto na vida real.
    Zé Alves: Foi exatamente isso que foi feito nos testes, como postei acima (item 4). Talvez seja prudente ler todo o post novamente com mais calma...Inclusive com o seguinte comentário: "Percebe-se que o NanoStation Loco M5 apresentou maior throughput". Não sei onde não ficou clara esta questão. O que estou apontando é relação CUSTOxBENEFÍCIO.

Foi mostrando o "pavão" mais bonito do que ele era que a UBNT criou desafetos.Vocês estão fazendo tudo certo. Não precisa "enfeitar o pavão" com esse tipo de teste.
    Não é enfeitar o pavão. Foi simplesmente mostrar um resultado de um teste na prática. E se você ler novamente a conclusão dos testes, com calma, verá a seguinte frase: "Apesar do fato do WOM 5000 ser SiSo e o NanoLoco M5 ser MiMo, o throughput atingido com este cenário foi muito próximo..."

Ou seja, reforçando a idéia de que os resultados podem variar dependendo do cenário.

Se fosse enfeitar o pavão eu diria algo assim: "Mesmo o WOM 5000 sendo SiSo e o NanoLoco M5 sendo MiMo, ele se mostrou um equipamento superior ao concorrente..."

Mas eu ainda teria preferência em utilizar a sua frase para enfeitar o pavão: "Olha como o nosso rádio SISO é melhor que o MIMO deles".

5. Beleza, Guilherme.
    Então o foco do comparativo é preço?

A mensagem de conclusão do teste seria:
    Compre WOM-5000 que é 40% mais barato, entrega um bom throughput para quem quer vender até 3 megas por cliente, tem homologação, nota-fiscal e suporte técnico no Brasil...

OK, complicou muito pra dizer uma coisa simples :-D

Abraço,

ZéAlves

Tópicos Similares

1. TP-Link TL-WA7510N ou Intelbras WOM 5000?
    Por Poemander no fórum Intelbras
    Respostas: 53
    Último Post: 26-05-2015, 18:52
  2. Respostas: 38
    Último Post: 13-03-2015, 06:54
  3. Intelbras wom 5000
    Por hizunspire no fórum Intelbras
    Respostas: 35
    Último Post: 22-09-2013, 23:53
  4. Comparativo WOM 5000 x Nano LocoM5
    Por Suporte Intelbras no fórum Intelbras
    Respostas: 3