+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Estrutura de Balanceamento + Autenticação + Cache

    Olá Pessoal,
    Gostaria de iniciar agradecendo, pois sempre aparecem muitas pessoas para dar opinião e muito é aproveitado.

    Estamos em fase inicial de nosso provedor, atendendo 14 clientes em hotspot com uma RB 450g, até final deste ano, esperamos estar com quase 200 e para ano que vem, em torno de 1000.

    Bom, gostaria de saber, visto a situação atual, qual opção tem melhor custo/benefício, uma máquina para balanceamento de carga e talvez cache junto ou mais uma RB 450g para fazer esta função?

    Obs: Alguns sugeriram usar a RB 450g para balanceamento e comprar um RB 750gl. Mas o problema é que só posso ter 200 clientes Autenticados ao mesmo tempo, bem limitada de processamento e memória, sem contar os Bugs que alguns dizem que tem.

  2. #2

    Padrão Re: Estrutura de Balanceamento + Autenticação + Cache

    Ola amigo no meu ponto de vista,já q vc tem perspectiva de crescimento acho melhor vc comprar uma rb1100.Não vai se arrepender.
    Joga as autenticações dos clientes nela e a rb450 para fazer o balance.
    Procura colocar cada serviço separado dos demais,esse negocio de colocar balance,serv de autencação e cache.Corre disso rs.Vai te dar dor de cabeça.O certo é uma rb para balance,rb autenticação e maquina (pc bom) p cache.

  3. #3

    Padrão Re: Estrutura de Balanceamento + Autenticação + Cache

    Amigo, uso rb750g com cerca de 150clientes sem problemas acima disso recomendo uma rb 1100, e os serviços de cache e demais serviços o ideal sao é maquinas diferentes

    Citação Postado originalmente por MateusW Ver Post
    Olá Pessoal,
    Gostaria de iniciar agradecendo, pois sempre aparecem muitas pessoas para dar opinião e muito é aproveitado.

    Estamos em fase inicial de nosso provedor, atendendo 14 clientes em hotspot com uma RB 450g, até final deste ano, esperamos estar com quase 200 e para ano que vem, em torno de 1000.

    Bom, gostaria de saber, visto a situação atual, qual opção tem melhor custo/benefício, uma máquina para balanceamento de carga e talvez cache junto ou mais uma RB 450g para fazer esta função?

    Obs: Alguns sugeriram usar a RB 450g para balanceamento e comprar um RB 750gl. Mas o problema é que só posso ter 200 clientes Autenticados ao mesmo tempo, bem limitada de processamento e memória, sem contar os Bugs que alguns dizem que tem.

  4. #4

    Padrão Re: Estrutura de Balanceamento + Autenticação + Cache

    Amigo,

    Quantos links e qual a velocidade de cada?
    Realmente como os outros que responderam o ideal é continuar com a RB750G fazendo a autenticação e colocar um appliance mais robusto para fazer o balanceamento por causa da marcação de pacotes.

    Sobre colocar o cache, eu indico você ver uma solução de cache fora do mikrotik e em uma máquina exclusiva para isso, já que o cache utiliza muito leitura e gravação de discos. um toque também é que quando for montar o cache utilizar vários hds invés de um só com muita capacidade.

    Qualquer outra dúvida pode falar comigo diretamente.