+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão roteador com dhcp desligado dando IP, e conflitando com o mikrotik.

    Olá gente beleza? é o seguinte tenho uma rb 450g, com 35 clientes simultaneos e 80 ao todo,

    Minha autenticação é Hotspot, e todos os roteadores que tenho na casa dos clientes, estão com o dhcp desligado.So que está acontecendo de alguns clientes pegarem o ip da faixa de algum dos roteadores da rede,

    ex: modem 192.168.25.1
    RB = 192.168.30.1

    Quando os clientes me ligam reclamando que está sem net, quando vou ver está conectado porém sem net, quando vou olhar o ip.. está com o ip 192.168.1.15 ,, gateway padão 192.168.1.1,,, logo digito o gateway no navegador e consigo entrar na pagina de um roteador do cliente,,,,,

    estou tendo que colocar ip fixo em varios clientes, prq se deixar que a rb der o ip aos clientes, o roteador passa na frente, e vai dando ip aos clientes da faixa dele...

    oque fazer,,,???????

  2. #2

    Padrão Re: roteador com dhcp desligado dando IP, e conflitando com o mikrotik.

    tu confirmou que o dhcp de todos estão desabilitados, correto?

    bem ai, penso que pode, algum dos teus clientes ter instalado um roteador wireless em casa, para uso pessoal e este estando configurado incorretamente está sendo mais rápido que o seu router para distribuir IP.

    eu penso que o melhor seria alterar o ip de todos os "1.1" pra algum outro até vc achar o "1.1" que está com dhcp habilitado.

    apesar de que pode ser que o servidor dhcp tenha o ip diferente do gateway tbm

  3. #3

    Padrão Re: roteador com dhcp desligado dando IP, e conflitando com o mikrotik.

    está fogo,.,, tenho certeza sim que todos os roteadores dos clientes estão com o dhcp desligado.

  4. #4

    Padrão Re: roteador com dhcp desligado dando IP, e conflitando com o mikrotik.

    descobrir o problema, tem um cliente fila da p...... que conectou um modem na casa dele achando que pode usar como roteador wireless, é um modem daqueles da gvt, descobrir coloquei ip automatico na minha maquina, peguei o ip 192.168.1.114 com o gatewat 1.1. logo pela marca do aparelho vi que era um modem, ao digitar admin senha gvt12345,, pronto entrei nas configurações, agora tenho que descobrir quem é esse fila da p..... uma vez que nada está configurado, nem a ssid wireless dele.

  5. #5

    Padrão Re: roteador com dhcp desligado dando IP, e conflitando com o mikrotik.

    essa é a parte mais facil.
    desativa o acesso a rede pelo modem. ai é so esperar que o cliente vai ligar.
    tipo troca o nome da rede wireless para a tua rede ou teu telefone.

    bem. acho que daria pra tirar uma lição deste ocorrido: "use sempre NAT nos clientes"
    se os clientes fossem "natiados" isso não ocorreria.

    uma vez tive internet radio, que os clientes ficavam tudo na mesma rede. o windows achava uma cacetada de computadores e compartilhamentos. virus atacando pra tudo quanto eh lado. eu irritado com isso, para fazer os caras aprenderem comecei a mandar imprimir um monte de coisa nas impressoras compartilhadas.

  6. #6

    Padrão Re: roteador com dhcp desligado dando IP, e conflitando com o mikrotik.

    pow irmao , como é que eu faço para utilizar NAT nos clientes??? nao sei como fazer...

  7. #7

    Padrão Re: roteador com dhcp desligado dando IP, e conflitando com o mikrotik.

    sussa!

    teus clientes são roteadores mikrotik?
    se sim configure para que eles peguem ip do teu servidor dhcp( ou configura um ip fixo em cada radio dentro do range de ip).
    no menu ip->firewall->nat
    Código :
    add action=masquerade chain=srcnat in-interface=eth3(interface que conecta o pc do teu cliente)
    habilite o dhcp do roteador cliente para a interface (aqui no exemplo) eth3
    e desativa as pontes, slave port, ou o que tenha habilitado para a passagem transparente.

  8. #8

    Padrão Re: roteador com dhcp desligado dando IP, e conflitando com o mikrotik.

    ahhh,., entendi, aqui todos os meus clientes pegam o ip via dhcp do meu hotspot, se o cliente la usa roteador, sempre sou eu quem configuro e sempre coloco com o dhcp desligado. assim fica todos na mesma faixa de ip do meu hotspot.


    fiz o que você falou, mudei o ssid do cliente e a senha no instante ele me ligou, fui na casa dele agora, ele pegou emprestado esse modem, e achando que podia desativar a função de modem e deixar a de roteador...

    fila da p.... tirei da rede e resolvi, o problema,