+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Omini Direcional

    Fala Galera do Under-Linux,
    Boa tarde, tenho algumas duvidas e gostaria de opiniões sobre alguns problemas que estou tendo.
    Comprei um Kit provedor como segue descrito abaixo:

    - Roteador Eterna com Caixa para uso Externo + firmware AP Router 6.1 com 400 mW;

    - Pig Tail com Cabo Importado RG58;
    - POE (Power Over Ethernet) para levar energia e dados ao AP com um único cabo UTP*;
    - Antena Omni Aquário de 15 dBi HOMOLOGADA
    (segue o Link da aquisição)

    Acontece o seguinte,
    ela está em operação com a seguinte configuração:

    #Modo de Operação: Bridge

    Modo AP
    Banda 2.4 GHz (B+G)
    SSID Meu Wifi
    Canal 11
    Criptografia WPA
    Clientes Conectados 1
    Tx Rate Atual 54 Mbps

    Alguns Prints

    Janela esquerda - Ping para 192.168.0.1 ip interno do meu servidor de DNS, Janela ao Centro Ping do meu Link, Janela da Direita - Ping do site da google.comClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sinal.PNG
Visualizações:	155
Tamanho: 	6,9 KB
ID:      	46377Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Wifi.jpg
Visualizações:	170
Tamanho: 	136,8 KB
ID:      	46378Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Wifi02.jpg
Visualizações:	152
Tamanho: 	156,9 KB
ID:      	46379

    Explicação do Problema,
    este Kit está instalado em meio externo, sem nenhuma barreira até o meu note,
    estou a uma distancia razoável ao equipamento para evitar sombra de sinal,
    - Quando coloco um cliente conectado usando apenas a placa wireless do aparelho,
    e faço uma requisição de algum site ou até mesmo quando puxo arquivos leves da rede o meu teste de Ping Estoura
    na casa do milhar, a lentidão é perceptível.

    o que já fiz,
    - Alterei o canal,
    - Alterei a potencia do pcba,
    - Alterei o local onde se encontra a antena,
    - Coloquei uma maquina para teste com um usb wireless com antena de 2dbm,

    inúmeras tentativas e nada de sucesso,
    o uso do equipamento será destinado a PDA's, notebooks, estações em uma linha de produção,
    para evitar cabeamentos e infra estrutura pesada no meio fabril, colocamos esse KIT para atender as necessidades,
    mas estou com esse problema, alguém que tenha experiencia, poderia me dar uma força?
    se precisar de mais dados sobre a rede peça que eu disponibilizo.
    um grande abraço obrigado pela atenção.

  2. #2

    Post Re: Omini Direcional

    Esse nível de sinal em -81dBm é extremamente baixo para uma PCBA com chipset RTL8186 em modo G a 54M.
    Quanto maior a banda selecionada, maior o nível de sinal exigido. Teste fixar em modo B a 11Mbps, ou fixar em modo G a 18Mbps (Modo você seleciona na seção basico, a taxa de dados na seção avançado).
    Cuide esse nível de sinal recebido no setup do roteador, nessas placas extremamente porqueiras (comparado aos roteadores com modo N com chipset RTL8196 de hoje em dia) precisa um SNR acima de 25dB (RSSI, diferença entre o nível de ruído e o nível de sinal, na imagem tem 14, muito pouco pra esse hardware péssimo).
    Outra coisa, omni geralmente tem nível de ruído maior justo por captar ruído de todos os lados, se quer banda grande tipo 10 ou 15Mbps de taxa REAL precisará um hardware muuuuuito melhor ou posicionar muito melhor a antena.
    Ah, lembra também que o angulo de abertura vertical das omni é coisa tipo 4 a 8º, ou seja, a sombra é enorme, 5m de altura e precisa estar a 50m da antena COM VISADA pra ter troughput grande, eu não usaria omni nunca... tem nanostation com 60º de abertura, geralmente posicionar um NS num canto se obtem sinal e troughput muuuuuuuuito melhor que omni no meio.
    (Ou eu colocaria pelo menos um roteador com RTL8196 nessa antena, não adianta ter 400mW se o nível de sinal recebido é ridículo, justo notebooks, smartphones e PDA's tem péssimas antenas de 2 ou 3dB, pra esse tipo de hardware precisa antena bem mais proxima ou hardware com sensibilidade bem grande (Tipo placas mini-pci, CPE's da Ubiquiti, mas tem que setar data rate baixo se usar modo G, com 54M terá 5x menos alcance que se setar pra digamos 12M em varios cenarios).
    Ah nº2, lembra que pra ter a maxima velocidade precisa visada direta e um belo percentual da zona de fresnel, um telhado no meio do caminho já atrapalha, mas vidro, moveis de metal, parede em angulo tipo 45º ou lajes, constituem um obstaculo gigante, não menospreze a queda de sinal por culpa de um simples forro de PVC (E não menospreze a falta de sensibilidade e de estabilidade dessas PCBA velhas, por isso tem PCBA de R$ 60 enquanto tem roteador de mesa Linksys por R$ 180, não é só questão de marca, tem muita diferença no resultado final).

  3. #3

    Padrão Re: Omini Direcional

    Rapaz, agradeço pelo seu tempo dedicado a minha duvida, e me ajudou muito, intendo que o Kit não é aquelas coisas, mas foi um investimento que poderá ser melhorado futuramente caso necessite, está funcionando e não está oscilando como disse, estou fazendo nesse momento teste com mais clientes conectados, fiz uma breve modificação física na antena (abaixando-a mais) e melhorou 98% usando apenas a placa onboard do Note e Pda's, estarei fazendo futuros testes com outros aparelhos que tenho, uma ótima saída será o Nano Station, caso esse esquema da Omini não vingar mesmo. Agradeço a sua ajuda amigo, absorvi muita informação que não me dava conta do tamanho problema que estou ao adquirir o equipamento, postarei em breve os testes e a experiência que estou tendo.

    Obrigado.

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Omini Direcional

    desculpe falar, mas estes kits "mercado livre" que denigrem a imagem de um provedor wireless, com taxas, fust, funtel, ancine, engenharia, colaboradores, produtos de ponta, call center, etc,

    sou totalmente contra colocar no ar isso ai, quem é provedor sabe do que estou falando, aventurar em gastar 400 reais e colocar uma omni e um radiozinho que nem sequer eu tenho coragem de colocar em um cliente, e sair falando que é provisório faz 5 anos que vejo isso no forum, os provedores que tem licença poderia se mobilizar em fazer reclamação a anatel para cortar isso, aki mesmo ja pedi vistoria diversas vezes,

    estou cabeando, logo que terminar de cabear (falta poucos %) irei jogar instalação custo 0, e mensalidade barata, pra erradicar esta pratica errada de kit mercado livre,

    Desculpe o desabafo, nada contra vc, mas sua pratica me causa dor de cabeça, pois todo ano vem milhares de radiozinhos com omni e falando que quer qualidade, mas esquece que isso não é qualidade isso é papo de vendedor falando que vai alcançar 3 ou mais km, ja vi no mercado livre um imbecil falando que alcança 20km, apesar dele estar certo, imbecil é quem compra sem pesquisar, e estudar, estes aventureiros detonam nossa imagem

  5. #5

    Padrão Re: Omini Direcional

    Amigo Rodrigo Aguilar,
    Estou usando esse kit para uso interno na empresa, uso em pda's, notebooks, tablets e propagar fins do ERP, e em modo algum eu citei que estaria visando fins lucrativos com clientes etc. Sei que não terei a total qualidade com esses kits do ML, ou sites. Para melhor esclarecer a industria onde está instalada o equipamento fica afastado da cidade, e não tem nenhuma rede que eu possa estar atrapalhando, vim para tirar algumas duvidas, com pessoas que entendam do assunto.

    Obrigado pela critica e estou com você nessa de que provedores utilizem esse tipo de equipamento, pois quem mais sofrerá será o cliente final.

  6. #6
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Omini Direcional

    Citação Postado originalmente por ManuhBoO Ver Post
    Amigo Rodrigo Aguilar,
    Estou usando esse kit para uso interno na empresa, uso em pda's, notebooks, tablets e propagar fins do ERP, e em modo algum eu citei que estaria visando fins lucrativos com clientes etc. Sei que não terei a total qualidade com esses kits do ML, ou sites. Para melhor esclarecer a industria onde está instalada o equipamento fica afastado da cidade, e não tem nenhuma rede que eu possa estar atrapalhando, vim para tirar algumas duvidas, com pessoas que entendam do assunto.

    Obrigado pela critica e estou com você nessa de que provedores utilizem esse tipo de equipamento, pois quem mais sofrerá será o cliente final.

    Ganhou meu respeito amigo rsr, tem um otimo pensamento