+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik problemas no ack timeout

    Boa Noite amigos , eu estou mais uma x aqui postando agumas duvida , tenho uma rb433 com um cartão r52hn esta funcionando nolmente , tenho um cliente conectado nela que tem um bullet com 1 antena de 20dbi de grade aquario esta a 1 km de distancia o sinal dele é -67dbm , sinal to noise 43db o ccq fica em 90% a 100% , o tx /rx fica em 11mb e o througput fica em de 6000 a 7000 o sinal esta bom só que no RouterOS 5.22 mostra que ele esta a 26km de distancia e ele não esta, esta a 1km e do nada o sinal dele cai e volta isso toda hora e começa a atrapalhar os outros clientes , alguem já teve um problema parecido , alguem sabe se tem como limitar essa distancia no mikrotik. Grato desde já pela ajuda

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik problemas no ack timeout

    Teu ACK está configurado para "dinâmico".

    Vai em Advanced e muda de dinâmico para a distância que você quer com um pouco mais de folga.
    Experimenta 2km e vê se todos estão conectando com estabilidade.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik problemas no ack timeout

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Teu ACK está configurado para "dinâmico".

    Vai em Advanced e muda de dinâmico para a distância que você quer com um pouco mais de folga.
    Experimenta 2km e vê se todos estão conectando com estabilidade.
    Amigo obrigado pela ajuda mais na aba Advance não tem a opção ACK só têm a opção distancia e dentro dela Têm 2 opções dynamic e indoor e só isso.

    Grato desde já

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik problemas no ack timeout

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Amigo obrigado pela ajuda mais na aba Advance não tem a opção ACK só têm a opção distancia e dentro dela Têm 2 opções dynamic e indoor e só isso.

    Grato desde já
    É aí mesmo.

    Nas versões antigas o mikrotik seguia o modelo tradicional de colocar o ACK. Com as novas eles mudaram para kilometros.
    Seleciona dinâmico e coloca o cursor no campo e muda para 2 por exemplo. Ele irá assumir o ACK para esta distância de 2Km.

    Aqui tem uma tabela de correspondência entre o ACK e a distância.
    http://www.novanetwork.com.br/suport...hes.php?cod=33

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik problemas no ack timeout

    Caros amigo obrigado pela dica , eu fiz o teste e realmente deu uma boa melhora , mais ainda as x continua caindo a conexao do cliente do nada o thronput diminui e ele desconecta e conecta novamente em segundos o menor sinal que eu tenho é -69dbm, pode reparar que o cliente Luciana esta conectado a pouco tempo ela caiu e entrou novamente em segundos , se alguem puder dar uma dica agradeço.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         clientes.jpg
Visualizações:	723
Tamanho: 	139,6 KB
ID:      	46506

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik problemas no ack timeout

    faz mais um teste. Aumenta um pouco mais o ACK e vê como fica.

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik problemas no ack timeout

    Eu já aumentei o ack mais não mudou nada , alguem têm mais alguma dica.

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik problemas no ack timeout

    já passei pelo mesmo problema que você! consegui contornar trocando o canal ou trocando o equipamento do cliente.

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik problemas no ack timeout

    Citação Postado originalmente por Aurio Ver Post
    já passei pelo mesmo problema que você! consegui contornar trocando o canal ou trocando o equipamento do cliente.

    Amigo , obrigado pela dica , mais trocar o canal não é a solução pois eu estaria só camuflando o problema , mais qual tipo de equipamento vc colocou para sair desse problema.

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik problemas no ack timeout

    fagtinti não uso bullet 2.4ghz em clientes! Eu utilizo cpes e antenas de grade com access point, o problema que tive com clientes ficarem conectando e desconectando era o data rates do cartão que estava cetado em 5.5 Mbps e 11Mbps alterei o data rates para 1Mbps,2Mbps,5.5Mbps,11Mbps então com a modificação no data rates do cartão o cliente ou os clientes que estavam com este problema foi resolvido, resumindo foi feito a troca da antena e access point dos clientes!

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik problemas no ack timeout

    Citação Postado originalmente por Aurio Ver Post
    fagtinti não uso bullet 2.4ghz em clientes! Eu utilizo cpes e antenas de grade com access point, o problema que tive com clientes ficarem conectando e desconectando era o data rates do cartão que estava cetado em 5.5 Mbps e 11Mbps alterei o data rates para 1Mbps,2Mbps,5.5Mbps,11Mbps então com a modificação no data rates do cartão o cliente ou os clientes que estavam com este problema foi resolvido, resumindo foi feito a troca da antena e access point dos clientes!

    Amigo muito grato pela sua ajuda , graças ao que disse acho que entendi o meu problema não tinha pensado nisso , meu cartão estava cetado em 11mbps e todos funcionam perfeitamente , por minha cidade estar numa poluição de 2.4 insuportavel em horarios de pico que o ruido chega a bater -71dbm meus clientes não deve estar conseguindo estabelecer a conexao em 11mbps então eu alterei o data rates para 5.5mbps e 11mbps para ver se eles não vão cair e vou observar , em relação a 1mbps e 2mbps vc pode ter um problema com isso , quando vc coloca o data rates em 1mbps e 2mbps quando esse cliente conecta o cartão começa a trabalhar mais para o que usa 1mbps do que para os outros e então vai dar problemas em todos da rede aconcelho a trabalhar no minimo 5.5mbps os que não conseguir estabelecer uma conexao , vai até a casa dele e melhora lá . Obrigado pela ajuda .

  12. #12

    Padrão

    @fagtinti, aqui estou com o mesmo probleminha.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	252
Tamanho: 	157,5 KB
ID:      	58306  

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik problemas no ack timeout

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    @fagtinti, aqui estou com o mesmo probleminha.
    Se conseguir alguma coisa , me avise eu to tentando de tudo mais ta difícil

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik problemas no ack timeout

    Sim consegui.

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik problemas no ack timeout

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    Sim consegui.
    Compartilhe com agente o que vc conseguiu , para possamos testar e ajudar mais pessoas com o mesmo problema

  16. #16

    Padrão Re: Mikrotik problemas no ack timeout

    No meu caso era só problema com a configuração do router pois eu estava me baseando em uma tabela antiga com o nome ACK Time http://www.novanetwork.com.br/suport...hes.php?cod=33 porém depois que eu fui raciocinar que a distância hoje é utilizado em Km só isso só foi eu alterar pra a distância desejada que em meu caso é 2 km lembrando que se vc atende clientes de até 1 km pode deixar em default se vc atende clientes muito distantes não coloque uma distância muito grande por que na negociação entre cliente x servidor vai demorar muito pra o arquivo chegar ex: O cliente manda o frame o Servidor responde porém vai demorar um pouco mais que o esperado e olhe lá se não der timeout.





    Att,




    Wagner Loula
    Skype: wld.net
    E-mail: [email protected]
    Cel./Whats: (87) 9640-0907
    FoxPanel Sistema para Gerenciamento Provedor.
    www.foxpanel.com.br

  17. #17

    Padrão Re: Mikrotik problemas no ack timeout

    Os méritos não são meus é do moderador @Magal




    O host (computador) que inicia a conexão, ou seja ( solicita uma página ou arquivo qualquer) envia um segmento com a flag SYN ativado.

    O host de destino responde com outro segmento com a flag SYN e ACK ativados contendo um número de sequência que identificará o próximo seguimento que o host enviará e o próximo número de sequencia que esse host espera receber.

    O host que iniciou a conexão confirma o estabelecimento da conexão enviando um segundo seguimento com o flag ACK ativado e com o número de sequencia que o destino espera.Nesse seguimento ele informará também o próximo número de sequencia que espera receber.

    Então traduzindo isso em miúdos, quanto mais rápido for a resposta de ACK entre os host's mais rápido o arquivo será transferido e o AP estará pronto para outra tarefa.

    Agora se o ACK está em 255, a flag já chegou, mas ele continua esperando até 255, então isso causa lentidão e perda de pacotes na rede, até por que o host de destino vai perder pacotes porque o host de origem já vai ter enviado mas ele não recebeu, por que estava esperando terminar o tempo de 255.

    Estou tentando explicar de uma forma simplificada, agora é fácil perceber que quanto menor esse tempo, melhor o desempenho da rede.