+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Como aumentar o Throughput de rede 2.4Ghz

    Bom dia galera!

    Ainda tenho algumas rodando em 2.4Ghz com vários clientes ligados. Nestas torres utilizo RB433Ah com cartões R52H e antenas setoriais Hyperlink ou OIW.
    No entanto hoje com a demanda por maior largura de banda dos clientes estou tendo problemas nestas torres. Alguns clientes têm resistido em trocar seus equipamentos por 5.8Ghz, pois a coisa funciona bem e não querem fazer um novo investimento.
    A pergunta é: existe algum cartão mais novo que tenha um Throughput maior para utilizar nas RB´s com estas antenas, ou eu realmente vou ter que trocar todo o equipamento das torres?

  2. #2

    Padrão Re: Como aumentar o Throughput de rede 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Bom dia galera!

    Ainda tenho algumas rodando em 2.4Ghz com vários clientes ligados. Nestas torres utilizo RB433Ah com cartões R52H e antenas setoriais Hyperlink ou OIW.
    No entanto hoje com a demanda por maior largura de banda dos clientes estou tendo problemas nestas torres. Alguns clientes têm resistido em trocar seus equipamentos por 5.8Ghz, pois a coisa funciona bem e não querem fazer um novo investimento.
    A pergunta é: existe algum cartão mais novo que tenha um Throughput maior para utilizar nas RB´s com estas antenas, ou eu realmente vou ter que trocar todo o equipamento das torres?
    Cara vou passar o que fiz aqui mas não foi por este motivo e sim usar umas que eu tinha parado que era grade de 20 dbi da aquario e bullet 2, montei uma base com bullet2HP em uma area meio que rural, coloquei em G e em canalização de 10 Mhz...pronto consigo vender planos de 2 até 3 Mbit lá tranquilamente e está a 5 meses lá funcionando perfeito.

    O problema é que só vai usar em 10Mhz se tiver Bullet nos clientes.

  3. #3

    Padrão Re: Como aumentar o Throughput de rede 2.4Ghz

    Boa tarde carlos picioli!
    Eu tenho o mesmo problema que você, tenho varios pops 5.8ghz. E tenho alguns 2.4ghz com Pthroughput que chega a três mega quando chega em três mega a latência sobe, hoje fixei no datarate de um pop em 11mbps quem sabe consigo almentar o Pthroughput deste pop. se alguem conseguiu este feito e puder nos ajudar abraço a todos.

  4. #4

    Padrão Re: Como aumentar o Throughput de rede 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por Aurio Ver Post
    Boa tarde carlos picioli!
    Eu tenho o mesmo problema que você, tenho varios pops 5.8ghz. E tenho alguns 2.4ghz com Pthroughput que chega a três mega quando chega em três mega a latência sobe, hoje fixei no datarate de um pop em 11mbps quem sabe consigo almentar o Pthroughput deste pop. se alguem conseguiu este feito e puder nos ajudar abraço a todos.

    O correto para 2.4Ghz é fixar sim...se for RB seta no cartão apenas 11 e 5.5 Mbit e boa...

    O problema de rede Wireless que o pessoal as vezes sofre muito é misturar vários tipos de equipamentos em uma rede...se utilizar sempre uma linha com os mesmos chipset vai ter menos problemas.

  5. #5

    Padrão Re: Como aumentar o Throughput de rede 2.4Ghz

    Bom dia joezaum!
    aki na minha cidade só tem dois provedores a uns 3anos atrás era difícil trabalhar em 2.4ghz imagine vinte SSID e as sobreposições de canais como tava? nosso provedores e o concorrente temos 5.8ghz trabalhando sem problemas de canais e os 2.4ghz estão excelentes agora só que não consigo tipo uns 4 ou 7 mega de trafego nós cartões quando chega a uns 3mega a latência sobe bastante! o que todos nós que ainda usamos 2.4 queremos era conseguir um trafego maior.

  6. #6

    Padrão Re: Como aumentar o Throughput de rede 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por Aurio Ver Post
    Bom dia joezaum!
    aki na minha cidade só tem dois provedores a uns 3anos atrás era difícil trabalhar em 2.4ghz imagine vinte SSID e as sobreposições de canais como tava? nosso provedores e o concorrente temos 5.8ghz trabalhando sem problemas de canais e os 2.4ghz estão excelentes agora só que não consigo tipo uns 4 ou 7 mega de trafego nós cartões quando chega a uns 3mega a latência sobe bastante! o que todos nós que ainda usamos 2.4 queremos era conseguir um trafego maior.
    infelizmente em 2.4 não vai passar de 4 megas.
    a menos que seja em N Dupla polarização.

  7. #7

    Padrão Re: Como aumentar o Throughput de rede 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    infelizmente em 2.4 não vai passar de 4 megas.
    a menos que seja em N Dupla polarização.

    Andrio, me tirou as palavras da boca.

    Fixado em modo B 11mbps, quando chega lá pelos 3mbps já sobe a latência. Não é nem problema com equipamento. É uma limitação do protocolo 802.11 B. Chegar a 4mbps então só com canal muito limpo.

    Para aumentar em 2.4 tem que fazer o que o Andrio disse. Radios em 802.11N.

    Mas neste caso específico que está migrando para 5.8 e quer manter clientes em 2.4 só tirando leite das instalações já existentes.
    Para isso, reveja como está chegando o sinal dos clientes. E daí procura melhorar o apontamento nos clientes que chegam mais fraco e não conseguem modular em modo G.
    O modo B dá mais estabilidade e o modo G mais througput. Então se o sinal não for bom o G sofre mais que o B.
    Pode até deixar na RB configurado B/G, assim você sabe quem não tem o melhor sinal. Trabalha em cima desses. Às vezes não tem muito o que fazer se não conseguir melhorar o sinal. O cliente vai continuar modulando em 11mbps e atrapalhando um pouco a rede. Mas foge de modulação em 5.5mbps. Esta é uma modulação binária e degrada muito o desempenho do cartão.
    Se você conseguir que todos modulem em modo G, você terá mais chance de chegar aos 6 ou 7mbps de tráfego.

    Agora a realidade: falar é fácil. Na teoria é assim. Mas na prática tem muitos outros fatores que complicam uma conexão, como por exemplo o choque de pacotes. Daí tem que configurar o RTS.

    Lembre-se que estamos num ambiente compartilhando canais. Não vamos conseguir 100% de resultados. É um dos problemas do Wi-Fi.

  8. #8

    Padrão Re: Como aumentar o Throughput de rede 2.4Ghz

    Melhor solução na minha opinião seria Aps com Rocket M2 ou NanoStation M2 c clientes com NanoLco M2. Desempenho em senarios de até 1,2km igual ao da linha M5 da Ubiquiti, vantagem porque vc irá trabalhar em 2x2 (dupla polaridade) e tem a opção de utilizar a canalização em 10 Mhz (eu recomendo) ou 5 Mhz com AirMax ativo e ainda a principal vantagem em relação a linha M5 é o preço - cerca de 30% mais barato em relação ao NanoLoco M5 e a Airgrid M5. Ainda na linha orçamentaria se comparar o NanoLoco M2 com o bullet M2 sem contar a velha grade fica ainda assim fica 60% mais caro com bullet M2. É só fazer as contas e ver o desempenho que a linha M2 proporciona que verão as vantagens. Falo isso com propriedade de experiencia de 4 anos na linha M2.

  9. #9

    Padrão Re: Como aumentar o Throughput de rede 2.4Ghz

    Com certeza seria uma boa opção.

    No entanto o problema do autor do tópico é aumentar a banda sem trocar tudo na torre e nos clientes.

    A única saída é modular com data rates mais altos. E no caso dele é o modo G.

  10. #10

    Padrão Re: Como aumentar o Throughput de rede 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Com certeza seria uma boa opção.

    No entanto o problema do autor do tópico é aumentar a banda sem trocar tudo na torre e nos clientes.

    A única saída é modular com data rates mais altos. E no caso dele é o modo G.
    Exatamente. A questão é como melhorar a rede existente, com o mínimo de investimento, pois é uma rede que já está com os dias contados e, aos poucos, vamos substituindo para 5.8Ghz.

    Obrigado a todos pelos comentários.

  11. #11

    Padrão Re: Como aumentar o Throughput de rede 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Exatamente. A questão é como melhorar a rede existente, com o mínimo de investimento, pois é uma rede que já está com os dias contados e, aos poucos, vamos substituindo para 5.8Ghz.

    Obrigado a todos pelos comentários.


    Aqui em uma area rural eu uso BUllet 2 HP...porem em G e canalização em 10Mhz...maravilha lá

  12. #12

    Padrão Re: Como aumentar o Throughput de rede 2.4Ghz

    Tirando os ubnt qual outra marca trabalha em 10 mhz ?

  13. #13

    Padrão Re: Como aumentar o Throughput de rede 2.4Ghz

    Pelo que dei uma pesquisada.
    A Intelbras possui produtos 2,4 GHz que trabalham em MiMo 2x2.

    São os produtos da família APC WISP+ deles. Acho que vale a pena conferir !

    Abraço
    Rou

  14. #14

    Padrão Re: Como aumentar o Throughput de rede 2.4Ghz

    Sou distribuidor Intelbrás em BH, tenho toda linha Wisp e Wisp+ , interessados favor enviar email para: [email protected]
    Visite nosso site: www.multiredebh.com.br