+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena para Ponto a ponto com WA5210G

    Olá pessoal. Então, tenho uma TPLINK WA-5210G repetindo o sinal de um roteador DIR-600 mais não estou conseguindo um bom sinal...
    Gostaria de saber uma opção de antena acessível para que eu possa fechar um ponto a ponto com ela.
    Resumindo:
    Vou tirar um cabo do roteador ligar na CPE e preciso de uma antena para receber o sinal dela e jogar num roteador. A distância deve ser menos de 100 metros. Tem alguma antena que recebe e desça no cabo de rede ou tenho que usar um AP também?

  2. #2

    Padrão Re: Antena para Ponto a ponto com WA5210G

    WA5210 não te atende com 100m? Então não tem visada ou tem muitos obstaculos, não tem como posicionar ela pra evitar esses obstaculos? (Erguer, colocar mais pro lado) Com visada essa CPE faz ponto a ponto de 15Mbps REAL com 1000m.

    Se essa CPE está sofrendo pela falta de visada e tipo de obstaculo, duvido que alguma outra melhore 100% essa conexão, wifi não foi feito pra longo alcance com obstaculos.

    (Quem tem sensibilidade um pouco maior são os Nanostation M2, mas vai gastar pra caramba e se tiver obstaculo duvido que fique bom, CPE é pra uso outdoor com visada)

  3. #3

    Padrão Re: Antena para Ponto a ponto com WA5210G

    Acontece o seguinte: Ela está repetindo o sinal de um roteador, acho que por isso o sinal não chega legal. Consigo no notebook sinal quase total, mais a navegação nem sempre tá legal.
    Tentei chegar na CPE com cabo de rede mais ela fica piscando e não consigo acesso à ela pelo notebook para configurar. Creio que deva ser a distância(30 m do cabo de rede com o POE no inicio junto ao roteador).
    Vou tentar levar energia até a POE e ligar direto nela pra ver se melhora. Creio que o POE tá perdendo energia no caminho.

    Não conheço muito bem a área de redes, mais não consigo acessar a CPE com o note, mais o cabo passa energia pra ela funcionar no modo repetidor(já configurado).
    atualmente está assim:
    Roteador mandando sinal wireles para a CPE e ela repete pra outra casa. A POE está junto ao roteador na ponta do cabo de 30m até a CPE.

  4. #4

    Padrão Re: Antena para Ponto a ponto com WA5210G

    Esses modos de repetição são um problema quando se foge do angulo da antena, nesse caso tem dupla polarização e o datasheet fala em 60º, mas o diagrama de irradiação mostra que na vertical é tudo diferente da horizontal, é bem possível que o seu roteador esteja numa sombra da antena da CPE.

    Modo repetição é um problema, eu evito ao maximo, quando o equipamento recebe níveis diferentes de sinal entre as 2 conexões a conexão fica péssima, veja se não está em modo G com velocidade fixa a digamos 54M, se estiver baixa pra digamos 18M e veja se o roteador está dentro do angulo de 60º da frente da CPE, pode também entrar no setup e ver o nível de sinal, pra modo G a digamos 36M provavelmente precisará uns -55dB.
    Se quer certeza de ter o melhor troughput coloque a CPE em modo bridge e use esse cabo Poe entre a CPE e o roteador.

    Quanto a 'perda de energia' no cabo Poe, existe queda de tensão no cabos sempre, mas o VRM da CPE faz uma redução de tensão e portanto opera com um range de tensões bem grande (9 a 28V), ter ripple ou baixa tensão na alimentação não torna a conexão lenta, e sim traz travamentos ou diminui o troughput, mas não tem relação entre sinal baixo e tensão baixa, não é um transmissor linear e sim um equipamento eletronico... a imagem numa TV não diminui ou aumenta quando você liga em 127 ou 220V...

  5. #5

    Padrão Re: Antena para Ponto a ponto com WA5210G

    O roteador fica na copa e a CPE está no fundo do lote. Hoje vou tentar ver se consigo melhorar isso colocando em Bridge.
    O que pode ser então?
    Com o cabo de 30metros alimento o POE, mais não consigo entrar no setup da CPE com o notebook. Quando reconhece o cabo fica cabo desconectado e conectado toda hora... só consigo através do modo repetidor. Já testei o cabo com um testador e está ok. Se passar a POE para junto a antena, na ponta que chega na antena, será que consigo?

  6. #6

    Padrão Re: Antena para Ponto a ponto com WA5210G

    Roteador Dlink tem sinal ridículo, alias... Dlink tem tudo ridículo... enfim, se tem toda essa distancia com certeza tem sinal baixo entre roteador e CPE. Mas... o roteador está pra frente da CPE? A CPE tem antena de 12dB e potencia na casa dos 23dB, você tem então pelo menos 35dB. Já esse Dlink, tem antena de 2 ou 3dB, e potencia de 16 ou 17dB, então na melhor das hipoteses ele tem 20dB ao todo. A culpa com certeza não é da CPE (E ela tem sensibilidade bem melhor que esse roteador).

    Bom, testador de cabo manda via cabo algo entre 3 e 5V, o sinais de rede ficam entre 0,5 e 0,8V, qualquer falta de condutividade terá efeito em baixa mas não em tensão mais alta, não dá pra confiar em testador de cabo quando a rede não funciona. Sendo 30m, veja se está crimpado de modo aos pinos 1 e 2 formarem um par, e os pinos 3 e 6 formarem outro par (Azul escuro e azul claro nos pinos 3 e 6, por exemplo), cada par é trançado de modo a minimizar os ruídos de rede elétrica ou telefonia proximos, se crimpar fora dos padrões pode ter ruído num dos pares.

    Quanto ao modo bridge, ele seria útil se puder ligar o cabo de rede ao roteador, seo cabo de rede não conecta não tem colocar em modo bridge.

  7. #7

    Padrão Re: Antena para Ponto a ponto com WA5210G

    OK. Vou refazer a crimpagem e testar pra ver se obtenho resultados.
    Qual roteador de baixo custo vocês me indicam para substituir esse D-Link?
    Desde já, obrigado pelas explicações e ajudas.

  8. #8

    Padrão Re: Antena para Ponto a ponto com WA5210G

    Problema é que a maioria dos roteadores de baixo custo trabalham com potencia de 16-17dB e antena de 2 a 5dB, com potencia desse não tem como chegar sinal num nível decente nuns 20 ou 30m com paredes. Em modo G tem que baixar o datarate fixo, tipo 18 ou 24Mbps, porque na maior velocidade a potencia e sensibilidades ficam bem longe do que se consegue com datarates baixos.

    Eu diria que o negocio é você usar esse cabo pra interligar o roteador e a CPE, pra CPE ser configurada como roteador, nesse modo ela terá apenas 1 conexão, você poderá ajustar angulo, potencia, ack time, banda, sem se preocupar com o sinal do roteador Dlink.

    (Mas hoje eu opto apenas por roteadores com chipset RTL8196C, são basicamente os Smartlan Aprio e os Oiwtech recentes com modo N, eles não tem potencia mais alta mas a sensibilidade é boa e quando seta um datarate levemente menor que o limite (36M em modo G, por exemplo) já consegue toda a potencia e sensibilidade que o aparelho pode dar, fora que o troughput é sempre melhor quando se faz comparativo com coisa tipo Dlink pequeno. Mas denovo, se o nível de sinal do roteador até a CPE é insuficiente com 20dB, não vai ser um roteador com 25dB que vai resolver o problema sozinho, você precisa ver o nível de sinal no setup da CPE antes de tudo)

  9. #9

    Padrão Re: Antena para Ponto a ponto com WA5210G

    Vendo PONTO A PONTO completo. MAXXGAIN 30 DBI + Rocket M5.. ambos eram de um provedor que fechou! por apenas 1.300. ou só 1.650,00

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-kit-compl-_JM