+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Duvidas sobre uso do Splitter e Gpon

    Boa tarde senhores, estou com duvida na seguinte questão.
    Estive pensando em colocar um conversor de mídia Tx/Rx que utiliza um único filete e ir distribuindo Splitter na rede para alocação de cliente e um conversor de mídia Tx/Rx no cliente com um roteador por trás.
    Seria possível essa estrutura? Sem o uso do Gpon.
    A idéia seria alocar clientes até que o filete chegasse a 90% do trafego de dados Maximo, ( cerca de 900 Mb/s por filete)

    EMPRESA CLIENTE 01- 02- 03- N

    CONVERSOR DE MIDIA..........SPLITTER...........................CONVERSOR DE MIDIA.....ROTEADOR

    \ \.............CONVERSOR DE MIDIA ....ROTEADOR

    \.....................CONVERSOR DE MIDIA .........ROTEADOR



    Caso um dos clientes desligasse o seu conversor afetaria a estrutura?

    Os outros clientes continuariam funcionando normalmente?
    consigo usar esta estrutura?

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas sobre uso do Splitter e Gpon

    Os conversores de mídia são apenas para ponto-a-ponto, ou seja, utilizando uma fibra.

    Quando você partir para uso de splitter deverá utilizar GPON ou GEPON.

  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Duvidas sobre uso do Splitter e Gpon

    Bom dia, para vc fazer o que vc esta descrevendo tera que fazer uso de uma OLT e trabalhar com sistemas PON sendo ela GPON ou GEPON e nos cliente ONU que sao equipamentos especificos para sistemas PON. Sugiro vc fazer uma pesquisa e entender elhor a tecnologia e fazer um curso para se especializar por que com sistema gpon ou gepon ao e so esticar fibra e ir colocando splinter ao longo desta.


    abraco

  4. #4
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: Duvidas sobre uso do Splitter e Gpon

    obrigado amigos,
    gostaria de saber quais equipamentos poderia utilizar que sejam de boa qualidade e preço, e também se é possível a instalação de 512 clientes por filete? qual Gpon usar e tal.
    e se o cliente desligar o equipamento na casa dele ? o que acontece?
    desde já obrigado..

  5. #5
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Duvidas sobre uso do Splitter e Gpon

    Citação Postado originalmente por felixhmakowski Ver Post
    obrigado amigos,
    gostaria de saber quais equipamentos poderia utilizar que sejam de boa qualidade e preço, e também se é possível a instalação de 512 clientes por filete? qual Gpon usar e tal.
    e se o cliente desligar o equipamento na casa dele ? o que acontece?
    desde já obrigado..

    Para 512 clientes vc necessita de uma OLT com 4 porta gepon ou gpon cada porta PON suporta 64 clientes entao seria total de 512 clientes, da uma pesquisada na CIANET, tem outros fabricantes mas eu nos projetos uso as especificacoes dos equipamentos deles.


    abraco

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas sobre uso do Splitter e Gpon

    Citação Postado originalmente por felixhmakowski Ver Post
    obrigado amigos,
    gostaria de saber quais equipamentos poderia utilizar que sejam de boa qualidade e preço, e também se é possível a instalação de 512 clientes por filete? qual Gpon usar e tal.
    e se o cliente desligar o equipamento na casa dele ? o que acontece?
    desde já obrigado..
    Lembre-se que "cliente" (assinante) é "diferente do dispositivo CPE"(rádio/modem/ONU) na ponta da rede. Sendo assim, podemos ter um "dispositivo CPE" com vários clientes/assinantes trafegando por ele.

    No FTTx/GPON/EPON, o dispositivo CPE chama-se ONU (Optical Network Unit) ou ONT (Optical Network Terminal).

    Em uma interface GPON ("filete" como você chama), pode-se colocar 64 ONUs - o equipamento Fiberhome já permite colocar 128).

    Dependendo do tipo de ONU, pode-se colocar vários assinantes (clientes).

    No entanto, colocar tantos clientes numa única fibra vai fazer com que seja oferecido a mesma largura de banda utilizada nos rádios - sendo assim a principal vantagem de utilizar-se FTTx - altas velocidades - é perdida (não valeria a pena o investimento alto, para ficar com o mesmo tipo de serviço oferecido atualmente).

    Sugiro que você participe do treinamento de FTTH que promovido na WDC Networks(http://wdcnet.com.br/treinamento/pla...redes-fttxpon/), pois o mesmo fornece toda a teoria de fibras ópticas e FTTH, ensina a fazer o projeto da rede passiva - inclusive fazendo o projeto do seu provedor - e ainda apresenta na prática como instalar e configurar a solução OLT/ONU da Fiberhome. Resumindo: em 3 dias você sai conhecendo teoria/prática/custo/operação de uma rede FTTx.

    Sucesso!

    Edgar Amorim
    www.wdcnet.com.br

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas sobre uso do Splitter e Gpon

    Alguém sabe dizer como funciona a distribuição de potência óptica?
    Tenho uma saída da OLT de +2 dBm com dois splitters de 1X8 onde cada um tem perda de 10,5 dB, no cliente tenho que ter entre -20 e -26dBm.
    Como posso calcular essa mistura de dB com dBm?
    Tenho que converter alguma medida???
    Posso somar tudo, dB comm dBm ???

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas sobre uso do Splitter e Gpon

    tovilversousa!
    Explicar por aqui fica meio extenso.

    Se precisar de esclarecimentos fico à disposição

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por toliversousa Ver Post
    Alguém sabe dizer como funciona a distribuição de potência óptica?
    Tenho uma saída da OLT de +2 dBm com dois splitters de 1X8 onde cada um tem perda de 10,5 dB, no cliente tenho que ter entre -20 e -26dBm.
    Como posso calcular essa mistura de dB com dBm?
    Tenho que converter alguma medida???
    Posso somar tudo, dB comm dBm ???

  9. #9

    Padrão

    Você pode fazer a conta direto, sem conversões, pois já está tudo em dB, que representa relação entre grandezas expressa em logarítmo.

    +2 dBm - potência saída
    -21 dB - perda 2 splitters 1:8 (2 x 10,5dB)
    -19 dBm - potência sem a perda do cabo de fibra óptica

    A perda do cabo de fibra óptica, considerando o pior caso (1350nm), é cerca de 0,35 dB por Km, a perda nas emendas por fusão é cerca de 0,1 dB e a perda por emendas mecânicas cerca de 0, 1 dB também. Com essas informações pode-se calcular a perda devido às fibras e emendas e subtrair dos -19dB obtidos após considerar as perdas pelos splitters.

    Deve-se deixar uma margem de segurança de 3dB (-23dBm), portanto suas perdas devem ficar no máximo em 25dB (+2-25=-23dBm).

    Sucesso!

    Edgar Amorim
    www.3ehl.com.br
    Skype: eamorimbr


    Citação Postado originalmente por toliversousa Ver Post
    Alguém sabe dizer como funciona a distribuição de potência óptica?
    Tenho uma saída da OLT de +2 dBm com dois splitters de 1X8 onde cada um tem perda de 10,5 dB, no cliente tenho que ter entre -20 e -26dBm.
    Como posso calcular essa mistura de dB com dBm?
    Tenho que converter alguma medida???
    Posso somar tudo, dB comm dBm ???