+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Entendendo os problemas wireless 2.4 em mikrotik

    Caro amigos estou aqui para passar um pouco da experiencia que eu tive nos ultimos tempos, ao um tempo atrás fiz um post falando sobre poluição wireless 2.4 , que não estava conseguindo mais fazer minha rede funcionar por causa de tanta poluição muitos tentaram me ajudar e falou que a melhor solução seria migrar tudo para 5.8 .Mais eu não fiz isso ao contrario resolvi entender o problema para não cometer na 5.8 .

    1 ° caso em horario de pico todos os clientes não conseguia navegar , em horarios normais funcionavam bem
    2 ° Caso alguns clientes caia toda hora mesmo com sinal forte.
    3 ° Caso ccq baixo e throughput baixo
    4 ° o cliente que estava perto mais o mikrotik aparecia longe.


    Esses são simtomas de sinal ruido no canal , então a solução seria trocar de canal , mais e se todos estiver assim então não tem solução , tudo tem solução !

    1° Caso, baseado nos meus estudos isso acontece porque tanto na base e no cliente esta tendo excesso de ruido minha solução foi adaptar uma caixa hermetica de metal e colocar a RouterOs lá dentro com o cartão assim o sinal ruido da lado de fora da caixa não atinge o cartão na RouterOs assim o meu sinal ruido da base que ocilava de -74dbm a -86dbm foi para -105dbm a -111dbm 1° caso resolvido só que o problema continua .
    2° Caso, sinal forte não significa sinal bom , olhe nos registro e verifica qual dos clientes esta com sinal mais fraco , visite cada um deles e tente deixa-los todos no minimo -70dbm de sinal na base os sinal forte vc deixa com esta veremos mais a frente.
    3° Caso, ccq baixo e Throughput baixo nesse caso vc vai até o data Rates do Cartão e coloca eles fixados no maximo 11mbps e minimo 5.5mbps e abaixe a potencia do cartão de 18dbm a menos vai ter que testar, isso vai fazer com que o ccq e o throughput suba e pare de ocilar tanto melhorando muito a performa-se do mikrotik.
    4° Caso, vc fixa o ack do mikrotik para uma distancia que vc atinge mais longe recomendo 3km a 4km , isso vai fazer com que o routeros pare de ficar calculando a distancia dos clientes tratandos todos iguais.

    O que acontece que a RouterOs é uma ferramenta que gerencia Automaticamente , quando vc trabalha em um hambiente muito poluido vc não pode deixar ela gerenciar automatiamente , porque cada um é interpretado diferente é ela fica louca não conseguindo atender nem quem esta perto nem quem esta longe , vc dissendo o que ela tem que fazer ela só faz o que vc quer e trata todo mundo igual .
    Logico que isso não é 100% garantido , mais ajuda bastante e gostaria de repassar para vcs .

    Agora sim posso começar no 5.8 sabendo o que fazer para evitar problemas , grato a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Entendendo os problemas wireless 2.4 em mikrotik

    Muito bonita a sua atitude, amigo Fagtinti, de voltar ao fórum, não só para agradecer, como tb para compartilhar as suas experiências, resultado de pesquisas, e observações...

    É desse tipo de atitude que muito se tem falado aqui no fórum... de persistência, de pesquisa, de mergulhar no problema e retornar com uma solução e não esperar respostas prontas ou ficar condenando equipamentos sem conhecer a causa real dos problemas que atingem sua rede...

    Muito obrigado pela sua gratidão a todos q de alguma forma tentaram te ajudar... o seu exemplo deveria ser seguido por muitos que frequentam este fórum.

    Abraço.

  3. #3

    Padrão Re: Entendendo os problemas wireless 2.4 em mikrotik

    olá amigo, tive problema parecido, ao colocar canal auto para que o cartão escolhesse o melhor canal para trabalhar, desativei e ficou bom, pois em área com muita poluição ele ficar perdido sem fixar em um canal por muito tempo, pois toda hora o senário muda e o radio quer mudar de canal. muito boa esta dica sua muito obrigado por mostrar suas experiencias e conhecimento, como me falava meu professor de filosofia, conhecimento oculto é conhecimento morto. obrigado mais uma vez acredito que esta ajudando muita gente.

  4. #4

    Padrão Re: Entendendo os problemas wireless 2.4 em mikrotik

    Grato amigos , graças a esse forum e a pessoas que me ajudaram com varias dicas , eu pude entender o real problema não simplismente trocar de 2.4 para 5.8 pois eu estaria cometendo o mesmo erros e no futuro iria estar tendo o mesmo problema no 5.8, então eu achei justo agradecer todos que me ajuram nesse caminho e se eu puder ajudar outros estou a disposição.

  5. #5

    Padrão Re: Entendendo os problemas wireless 2.4 em mikrotik

    Citação Postado originalmente por rogermacedo Ver Post
    olá amigo, tive problema parecido, ao colocar canal auto para que o cartão escolhesse o melhor canal para trabalhar, desativei e ficou bom, pois em área com muita poluição ele ficar perdido sem fixar em um canal por muito tempo, pois toda hora o senário muda e o radio quer mudar de canal. muito boa esta dica sua muito obrigado por mostrar suas experiencias e conhecimento, como me falava meu professor de filosofia, conhecimento oculto é conhecimento morto. obrigado mais uma vez acredito que esta ajudando muita gente.
    Caro amigo a troca de canal é dificil de acertar pois quando vc troca de canal na hora sua rede melhora , ai vc pensa assim deu certo, mais na verdade o que aconteceu é que o seu cartão parou de mandar pacotes então ela funciona normalmente , quando todos os clientes voltam a se conectar e começa a trocar pocotes novamente o problema volta , então não adianta só trocar o canal porque como vc disse em hambiente poluido ele fica louco

  6. #6

    Padrão Re: Entendendo os problemas wireless 2.4 em mikrotik

    Eu também estava enfrentando esses problemas. Uma coisa que não fiz para amenizar os problemas foi a da caixa de metal. E outra que eu fiz que eu vi que me ajudou foi fixar a banda em N. Pois na grande maioria dos AP residenciais os "técnicos" que configuram ou o próprio dono deixa no padrão, assim sendo vem como padrão banda B ou B/G. Assim consegui uma boa melhora na minha rede 2.4 Ghz. Agora vou tentar a caixa de metal. Obrigado.. Abraço

  7. #7

    Thumbs up Re: Entendendo os problemas wireless 2.4 em mikrotik

    Caro fagtinti,

    Quanto de banda você entrega pra seus clientes nesta configuração em banda b, e quantos clientes você consegue colocar por cartão ?
    Fico grato pelo seu post, e mais agradecido ainda pelo seu retorno.

  8. #8

    Padrão Re: Entendendo os problemas wireless 2.4 em mikrotik

    Citação Postado originalmente por caiojunior Ver Post
    Eu também estava enfrentando esses problemas. Uma coisa que não fiz para amenizar os problemas foi a da caixa de metal. E outra que eu fiz que eu vi que me ajudou foi fixar a banda em N. Pois na grande maioria dos AP residenciais os "técnicos" que configuram ou o próprio dono deixa no padrão, assim sendo vem como padrão banda B ou B/G. Assim consegui uma boa melhora na minha rede 2.4 Ghz. Agora vou tentar a caixa de metal. Obrigado.. Abraço

    Caio, você observou que num cenário de rede mista b/g/n não dá para fixar os data-rates na RB? Tem que deixar em default senão os B/G não conectam.
    Por isso estamos com os POPs em B/G/N mas data-rates em default para conciliar os clientes B/G. Os clientes que vão chegando já estamos instalando rádios N, vão pegar modulações em N. Mas não é o ideal. O ideal seria deixar todo mundo só em N e daí selecionar os data-rates melhores em N, não selecionando em HT o 0, 1,2 e 3 e nos clientes então marcar só o N. Mas volta e meia os "tecnicos" não fazem isso. Temos que fazer remoto. Não sei porque o pessoal do suporte é tão teimoso.

    Com certeza um wi-fi só N é superior. A chamada 'compatibilidade' é só para constar nos datasheet, pois não é total.

  9. #9

    Padrão Re: Entendendo os problemas wireless 2.4 em mikrotik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Caio, você observou que num cenário de rede mista b/g/n não dá para fixar os data-rates na RB? Tem que deixar em default senão os B/G não conectam.
    Por isso estamos com os POPs em B/G/N mas data-rates em default para conciliar os clientes B/G. Os clientes que vão chegando já estamos instalando rádios N, vão pegar modulações em N. Mas não é o ideal. O ideal seria deixar todo mundo só em N e daí selecionar os data-rates melhores em N, não selecionando em HT o 0, 1,2 e 3 e nos clientes então marcar só o N. Mas volta e meia os "tecnicos" não fazem isso. Temos que fazer remoto. Não sei porque o pessoal do suporte é tão teimoso.

    Com certeza um wi-fi só N é superior. A chamada 'compatibilidade' é só para constar nos datasheet, pois não é total.
    Sim notei sim, também noto diferença em banda mista, como você disse o ideal seria só em N, estou tentando habilitar todos só em N, o problemas são os AP's antigos que não tem essa banda, demandando mais investimento no cliente. Até procurei algum firmware para alguns AP que habilitasse tal tecnologia, mas vi que não depende só do software e sim de hardware. Mas vamos lutando, como dizia meu professor de Redes. "Não existe meio intrafegável, existe falta de conhecimento".

  10. #10

    Padrão Re: Entendendo os problemas wireless 2.4 em mikrotik

    Citação Postado originalmente por Silvio Ver Post
    Caro fagtinti,

    Quanto de banda você entrega pra seus clientes nesta configuração em banda b, e quantos clientes você consegue colocar por cartão ?
    Fico grato pelo seu post, e mais agradecido ainda pelo seu retorno.

    Desculpe a demora eu não estava recebendo mensagem do post . ola em respeito a configuração de banda varia muito com seu link contradado eu constumo colocar em um link de 1mb full no maximo 10 cliente ,2 full 20 cliente e ai vai! entregando 128k full que seria a 1mb do speedy , os clientes que vc coloca em 1 cartão vc têm que ver com o fabricante quanto ele suporta , mais depente muito de sua rede se ele dizer que funciona 100 clientes simuntaneo coloca 70 sempre 30% a menos para não sobrecarregar o cartão