Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cases de sucesso com Omnitik

    No fórum tem alguns tópicos antigos sobre Omnitik, nada concreto. Queria saber quem esta utilizando, se cumpre com o prometido, é estável, se da pra atender clientes a 3km? Quais equipamentos estão utilizando nos clientes.
    Estou querendo colocar uma micro célula com esse Omnitik, atender cerca de 50 clientes a 2MB.
    Obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Tenho muitas celulas com omnitik e sxt como cliente, solução barata e pratica, aguentam o tranco com protocolo nv2 habilitado, ate uns 70 online com planos de 1 a 4mb, trafego nela em horario de pico bate os 20mbps, porem com sxt no maxi 1,3 a 1,5 km de distancia. tenho tambem rodando com air grid como cliente, porem sem nv2, pois ubnt nao suporta, ai sobe a distancia da celula para ate 2,5km.
    ai o trafego é menor uns 50 online e no maximo uns 15mbps..
    varias andaram dando problema reiniciando travando interface de wireless, ja troquei algumas, outras estao com uptime superior a 1 ano sem problemas.
    veja esse material vai te ajudar
    http://mum.mikrotik.com/presentation.../8_Sanchez.pdf
    procure também o video da apresentação foi no mum 2011 sao paulo

    espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Omnitik com SXT e show.....So tem que cuidar a distancia do cliente para a Omnitik.......Atender clientes a 3km com Omni nao e muito bom.......SXT com Omnitik e para micro celulas de no maximo 1km de distancia para ficar bom.......
    Outra dica....tente utilizar o mesma marca no cliente e no ap......pois se misturar vc nao disfrutara de toda a tecnologia de cada fabricante......

  4. #4

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Citação Postado originalmente por popovi Ver Post
    Tenho muitas celulas com omnitik e sxt como cliente, solução barata e pratica, aguentam o tranco com protocolo nv2 habilitado, ate uns 70 online com planos de 1 a 4mb, trafego nela em horario de pico bate os 20mbps, porem com sxt no maxi 1,3 a 1,5 km de distancia. tenho tambem rodando com air grid como cliente, porem sem nv2, pois ubnt nao suporta, ai sobe a distancia da celula para ate 2,5km.
    ai o trafego é menor uns 50 online e no maximo uns 15mbps..
    varias andaram dando problema reiniciando travando interface de wireless, ja troquei algumas, outras estao com uptime superior a 1 ano sem problemas.
    veja esse material vai te ajudar
    http://mum.mikrotik.com/presentation.../8_Sanchez.pdf
    procure também o video da apresentação foi no mum 2011 sao paulo

    espero ter ajudado.
    Nesta distância de no máximo 1.5km como está a visada? Perfeita? Pergunto porque o ganho de antena da omnitik é pequeno.

    Quanto a travamento, acho que não é "privilégio" das omnitik não. Tenho algumas RBs novas série 711 que também travam do nada. Elas até continuam a emitir o SSID mas derruba todo mundo. Outras vezes perde a conexão pela porta lan.
    Tem que reiniciar para voltar. Quando continua a emitir o SSID permite reiniciar remoto.
    Mas quando perde a lan daí tem que ir lá e reiniciar.
    Estou começando a ficar preocupado com a questão qualidade do produto.
    Isso não acontecia com as RBs mais antigas.

  5. #5

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Já fiquei com o pé atras para montar as micro-celulas com omnitik, esse negocio de ficar travando é osso, ter que ir nos prédios ondem vão ficar os aps, para reiniciar não da.

  6. #6

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    comprei 2x para teste e nao aprovei. Estao paradas desde entao uma ja vendi caso alguem tenha interesse ainda tenho 1x vendo a 100,00 + frete

  7. #7

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    comprei 2x para teste e nao aprovei. Estao paradas desde entao uma ja vendi caso alguem tenha interesse ainda tenho 1x vendo a 100,00 + frete
    Quais foram os problemas?

  8. #8

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Quais foram os problemas?
    Nao gostei do nivel do sinal, mesmo em cliente bem proximo 400 a 500mts da torre. Muito inferior a qualquer painel + rb/rocket.

    Testei por 2x semanas cliente com nano loco m5 e airgrid m5 23.

    Aonde ela fazia -69 o painel fez -52, testei em varias altura na torre e sem sucesso resolvi tirar

  9. #9

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    é aquilo que eu disse. Tem que ter uma visada excelente e olhe lá. Ele tem antena com 8dbi de ganho. A Mikrotik aposta no aumento de potencia para compensar o baixo ganho. Mas na prática não é bem assim.

  10. #10

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    é aquilo que eu disse. Tem que ter uma visada excelente e olhe lá. Ele tem antena com 8dbi de ganho. A Mikrotik aposta no aumento de potencia para compensar o baixo ganho. Mas na prática não é bem assim.
    Torre de 30mts, e visada 400% da pra ver o terceiro "gomo" de 3mts, na epoca me foi recomendado baixar ela entao testei com

    12,15,18,21 e 27mts

    Sem sucesso, como tempo é dinheiro instalei basestation + rocket, pronto é chegar apontar e correr pro abraço.

  11. #11

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Torre de 30mts, e visada 400% da pra ver o terceiro "gomo" de 3mts, na epoca me foi recomendado baixar ela entao testei com

    12,15,18,21 e 27mts

    Sem sucesso, como tempo é dinheiro instalei basestation + rocket, pronto é chegar apontar e correr pro abraço.

    Acredita que até hj ainda não testei,vou testar esse fim de semana


    Saudações Jonas!

  12. #12

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    Acredita que até hj ainda não testei,vou testar esse fim de semana


    Saudações Jonas!
    Opa no aguardo dos resultados

  13. #13

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Minha percepcao sobre a omnitik tambem foi essa. O sinal chega muito fraco no cliente, mesmo em distancia pequena.
    Basestation + RB da um resultado muito melhor. Nao vale a pena a economia.

    Eu andei pensando que talvez a omnitik fosse boa pra instalar no clientes e montar redes MESH.

  14. #14

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Minha percepcao sobre a omnitik tambem foi essa. O sinal chega muito fraco no cliente, mesmo em distancia pequena.
    Basestation + RB da um resultado muito melhor. Nao vale a pena a economia.

    Eu andei pensando que talvez a omnitik fosse boa pra instalar no clientes e montar redes MESH.
    Ja testei em cliente, e tbm nao gostei do resultado. Lembrando que isso pode variar de cenario p/ cenario.

  15. #15

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    Acredita que até hj ainda não testei,vou testar esse fim de semana


    Saudações Jonas!
    Quando fizer o teste, posta os resultados ai pra gente.

  16. #16

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Hoje o novo modelo de provedor é com micro celulas, então pensei no Omnitik para atender poucos clientes num raio de 2km, mais ja vejo que vai ser dor de cabeça, como tenho lido os comentários por ai. A unica vantagem é o baixo custo. Acho que vou acabar colocando bullet M5 + omni de 12.

  17. #17

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Hoje o novo modelo de provedor é com micro celulas, então pensei no Omnitik para atender poucos clientes num raio de 2km, mais ja vejo que vai ser dor de cabeça, como tenho lido os comentários por ai. A unica vantagem é o baixo custo. Acho que vou acabar colocando bullet M5 + omni de 12.
    Omni teria a da ubnt, em 2.4 eu ja uso ela e aprovei.

    Caso nao queira usar omni eu iria de nanostation m5 que tbm fica show de bola nao precisa mais que 4 "ele abre bemm mais que 60°"

  18. #18

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Nesta distância de no máximo 1.5km como está a visada? Perfeita? Pergunto porque o ganho de antena da omnitik é pequeno.

    Quanto a travamento, acho que não é "privilégio" das omnitik não. Tenho algumas RBs novas série 711 que também travam do nada. Elas até continuam a emitir o SSID mas derruba todo mundo. Outras vezes perde a conexão pela porta lan.
    Tem que reiniciar para voltar. Quando continua a emitir o SSID permite reiniciar remoto.
    Mas quando perde a lan daí tem que ir lá e reiniciar.
    Estou começando a ficar preocupado com a questão qualidade do produto.
    Isso não acontecia com as RBs mais antigas.
    Aqui as 711 estão indo bem, mas com a série 911 estou com o mesmo problema seu, ainda além de travar ou perder algo como você citou acima, tem horas que ela não perde a LAN, mas não comunica mais, reiniciou tudo resolvido. Em poucas peças já estou com a pulga atrás da orelha, que praticamente todas deram problemas parecidos com esse.

  19. #19

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Citação Postado originalmente por ricardoandre Ver Post
    Aqui as 711 estão indo bem, mas com a série 911 estou com o mesmo problema seu, ainda além de travar ou perder algo como você citou acima, tem horas que ela não perde a LAN, mas não comunica mais, reiniciou tudo resolvido. Em poucas peças já estou com a pulga atrás da orelha, que praticamente todas deram problemas parecidos com esse.
    Eu não queria chegar ao ponto de colocar a culpa nas RBs, afinal a Mikrotik tem um portfólio respeitável, mas parece então que o problema é de hardware mesmo.

  20. #20

    Padrão Re: Cases de sucesso com Omnitik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu não queria chegar ao ponto de colocar a culpa nas RBs, afinal a Mikrotik tem um portfólio respeitável, mas parece então que o problema é de hardware mesmo.

    Tambem estou tendo problemas referente ao travamento, temos uma microcelula com Omnitik alimentando a SXT Lite que recebe o PTP, umas 2 semanas atras travou foi só resetar a energia da SXT que voltou, a uma semana sem acesso total a SXT, nao aparecia nem no Winbox, tive que resetar ela na placa, e hoje caiu fora novamente.