Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Nao dá para fazer um watchdog e forcar a RB pingar a cada certo tempo?
    Watchdog não é uma boa alternativa, neste caso, devido há existência de contratos com SLA.

Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Ou um script para que ela atualize os dados com frequencia?
    Foi a solução feia que adotei, a cada 3 horas.

Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    As minhas uma vez que iniciam nao tem problemas com o horário.
    A obtenção de rotas é estática ou dinâmica?

Saudações,

Trober

2. Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    A obtenção de rotas é estática ou dinâmica?

Saudações,

Trober
    Nessas alturas, o importante é funcionar hehe. No meu caso tenho apenas uma rota estática, e pelo visto terei problemas quando tiver rotas dinâmicas.

3. Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Nessas alturas, o importante é funcionar hehe. No meu caso tenho apenas uma rota estática, e pelo visto terei problemas quando tiver rotas dinâmicas.
    Sim, sem scripts cíclicos, terá

Não sei como está no MikroTik RouterOS 6.1, pois estou deixando as "flechadas nas costas" para os early adopters que quiserem trata-lo como "estável".

Bem que no RouterOS 5.26 poderia ter uma opção chamada "refresh-time", no cliente NTP

Mas voltando à necessidade do colega que originou o tópico, será que ele já resolveu o problema?

Saudações,

Trober

4. Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Considerando para X o número da sua regra no Mangle, às 8h, de cada dia, a regra será desativada, conforme código abaixo:

Código :
    /system scheduler add interval=1d name=schedule-desativar on-event="//ip  firewall mangle disable X" start-date=jun/27/2013 start-time=08:00:00

Considerando para X o número da sua regra no Mangle, às 17h, de cada dia, a regra será ativada, conforme código abaixo:

Código :
    /system scheduler add interval=1d name=schedule-ativar    on-event="//ip firewall mangle enable X"  start-date=jun/27/2013 start-time=17:00:00

Tenha em mente a importância de ter data e hora atualizada (com uso do cliente NTP, nativo no RouterOS), assim como o fuso horário corretamente definido (timezone). Se você está no fuso horário de Brasília, então:

Código :
    /system clock set time-zone-name=America/Sao_Paulo

Há ressalvas. Os agendamentos acima não terão efeito caso o RouterOS seja iniciado ou reiniciado, e o horário de execução do agendamento está dentro da janela de downtime, pois não considerará a hora atual para condicionar o último estado da regra. Se desligar o RouterOS às 7h59 e religar às 8h02, não haverá processamento retroativo.

Tendo isso, uma outra regra precisa ser acionada, nos mesmos moldes do "reboot", no CRON de derivados Unix, que no caso do MikroTik RouterOS, é:

Código :
    /system scheduler add ... ... ... start-time=startup

Nesse script, você considerará a hora atual e condicionará a cada (re)inicialização,o estado de ativação ou desativação da regra.

Com isso, você evita de fazer verificações cíclicas de curta duração (a cada minuto, por exemplo), desonerando assim a alocação de recurso e mantendo o log limpo.

Espero ter ajudado.

Saudações,

Trober
    Olá @trober, boa noite. Sei que o tópico está antigo mas pesquisando encontrei. O mesmo Já me ajudou, porem surgiu uma duvida c/ relação a varias regras p/ ativar/desativar no Mangle.

Como ficaria p/ regras X, Y, W, Z... ?

Abraço e parabéns pela iniciativa!

5. Já consegui resolver, basta só separar usando a vírgula, dessa forma:
    add interval=1d name=desativa_xxxxxx on-event=\ "/ip firewall mangle disable 15,16,17,18,19,20" start-date=\
    apr/15/2015 start-time=18:00:05

Abraço.

Tópicos Similares

1. Script para ativar e desativar regras
    Por gabrielest no fórum Redes
    Respostas: 20
    Último Post: 04-07-2015, 16:32
  2. Respostas: 4
    Último Post: 21-02-2013, 23:03
  3. script para executar um comando em uma hora
    Por lordangel_anaka no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2