+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Upload no Mikrotik com problemas

    Boa Noite galera

    Utilizo rb433 com 3 cartoes r52 de 100mw. A grande maioria é em 2.4ghz, porem tenho alguns paineis que nao passam upload.

    ja tentei baixar potencia, mudo de canal melhora um pouco e já era..

    Tem alguma configuração a ser feita? Eu inicialmente usava ovislink wl5460 como repetidor de sinal, ai poluia tudo, agora to tirando da rede..

    Alguem já pegou um problema semelhante? Será q é interferencia?

    Quando clico em frequency scan tem canais com 16 a 30%.

    Abracao a todos..

    Vale uma estrelinha

  2. #2

    Padrão Re: Upload no Mikrotik com problemas

    Dependendo do horário, aqui, tenho uma queda vertiginosa no desempenho do upload em 2.4GHz, pra mim isso é saturação de uso dos canais, cada rede compartilha o mesmo espaço aéreo, canais repetidos compartilham banda disponivel e se pensar que tem antenas clientes muito mais do que antenas de provedores enviando sinal, a coisa pega! Mesmo sendo antenas geralmente mais direcionais, uma Nanoloco M2 por exemplo, consigo conecta-la de costas até uns 300 metros ou seja, vaza muito sinal pros lados, pra tras e isso acaba por saturar o espectro disponivel, imagine os clientes de todos provedores enviando dados numa frequencia que tem canais se sobrepondo, alem dos ruidos, do uso excessivo de potencia por muitos, etc, etc, o upload é mais prejudicado, na minha opinião. Aqui por exemplo cedinho consigo 10 mega de upload numa antena, as vezes mais, no horário de pico, mesmo que eu deixe so um cliente online, pra teste, ja nao atinjo esses 10 mega ou mais, geralmente consigo 2 mega de upload em 2.4Ghz, varia se eu pular pra outros canais, mas sempre é muito menos. Tem dia de bateu 20mega nos testes cedo no dia, mas de noite, mesmo usando TDMA - Airmax, largura de canal em 10Mhz, etc, o upload peida!

  3. #3

    Padrão Re: Upload no Mikrotik com problemas

    pois é. Muito estranho o Upload em 2.4. Em alguns casos tenho que ficar trocando canal. Sabe se trocar equipamento, exemplo colocar um rocket, se pode melhorar?

    abracao

  4. #4

    Padrão Re: Upload no Mikrotik com problemas

    Eu uso Rocket, não adianta em nada! Óntem foi um Deus nos acuda entre as 19 e 21hs. O upload na pior hora nao passava de 200K! Recebemos ligações de clientes reclamando lentidão...6 da manhã hj consegui passar 12mega...

  5. #5

    Padrão Re: Upload no Mikrotik com problemas

    putz.... Deve ser interferencia em 2.4GHZ. Me falaram que tem como estruturar a rede pra melhorar isso. Mas nao sei a formula mágica.

    Alguem sabe?

  6. #6

    Padrão Re: Upload no Mikrotik com problemas

    Micro-setorizar o POP, tipo setores de 60 graus ou no maximo 90 graus, atendendo no maximo 1 km. Blindar as antenas pra não pegar inteferencia traseira e lateral, afastar as setorias uma da outra o maximo praticavel possivel, usar canal em 10Mhz...