+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montagem de projeto para uma Faculdade

    Ola Pessoal, estou montando meu TCC, junto estou apresentando um projeto para melhoria da internet na faculdade pois a que temos lá hoje é um lixo, pois foi colocado uma base station com uma rocket 2,4 em cada bloco para que todos os alunos do bloco se conectem nelas, sobrecarregando os equipamentos, cada um desses blocos tem 70 mts, por 30 mts e cerca de 300 alunos cada, já trabalho com rede Wirelles, pois tenho um provedor de internet, com isso tenho um pouco de conhecimento, mais não consigo imaginar uma boa solução para essa aplicação, gostaria da ajuda dos amigos para saber o que poderia estar utilizando para que o projeto fique bacana, pensei em espalhar varios UniFil da UBNT pelos blocos seria uma boa ideia? Desde já agradeço aos amigos.

  2. #2

    Padrão Re: Montagem de projeto para uma Faculdade

    Saudações companheiro! também já pensei em algo para minha faculdade, devido a péssima qualidade da internet nas dependências da faculdade!

    Porém sem chegar a algo realmente eficiente, pois, o problema está no nível de sinal em que os clientes se conecta, visto que apenas um cliente com sinal ruim já "mata" aquele AP, deixando o ping nas alturas quando esse cliente com sinal ruim começa a navegar.
    E como se conecta todo tipo de dispositivos como: celulares, tablets e notebooks, sinal ruim sempre existirá.

    A unica soluções seria controlar o nível minimo de sinal para um dispositivo se conectar ao AP, exemplo: os APs só aceita conexões até -75, porém, em minhas pesquisas não achei nenhum AP que controle isso, vi algumas dicas dizendo ser possível fazer com mikrotik, mas não conseguir fazer funcionar.

    e você chegou a pensar em algo??

  3. #3

    Padrão Re: Montagem de projeto para uma Faculdade

    Citação Postado originalmente por lacerdarocha Ver Post
    Saudações companheiro! também já pensei em algo para minha faculdade, devido a péssima qualidade da internet nas dependências da faculdade!

    Porém sem chegar a algo realmente eficiente, pois, o problema está no nível de sinal em que os clientes se conecta, visto que apenas um cliente com sinal ruim já "mata" aquele AP, deixando o ping nas alturas quando esse cliente com sinal ruim começa a navegar.
    E como se conecta todo tipo de dispositivos como: celulares, tablets e notebooks, sinal ruim sempre existirá.

    A unica soluções seria controlar o nível minimo de sinal para um dispositivo se conectar ao AP, exemplo: os APs só aceita conexões até -75, porém, em minhas pesquisas não achei nenhum AP que controle isso, vi algumas dicas dizendo ser possível fazer com mikrotik, mas não conseguir fazer funcionar.

    e você chegou a pensar em algo??

    Então Amigo, os equipamentos da Ubiquiti tem essa opção é bem simples controlar temos apenas que habilitar a opção Sensitivity Threshold, assim eliminaremos os clientes ruins, mais a minha duvida seria se temos algum equipamento para suportar pele menos uns 100 clientes simultâneos, mais pelo que andei vendo acho difícil teria que espalhar vários Aps pela faculdade com o mesmo SSID assim pelo menos ao controlar o sinal só conectaria os clientes com sinal bom e o usuário só ia enxergar uma rede.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Montagem de projeto para uma Faculdade

    Com uma rede wireless em minha casa, com os APs router, o dia que chovia não conseguia conexão e nos dias mais quentes travava direto, mesmo com cooler não resolveu. Com roteador Greatek só funcionou muito bem por um tempo, mas depois só com DHCP dinâmico, PPPoE nem pensar; tentei com varias marcas disponíveis no mercado, inclusive bullet e nano. Só funcionou muito bem com multilaser e podendo assistir filmes com até 4 computadores conectados coma mesma função conforme horário é claro, mas na média é de 3 pcs. O maior incoveniente é que ele nao tem PoE, precisando para isso adaptar; Em 10 meses nunca travou, chega a ficar lento, e atualmente uso um timer para resetar num horário pré-definido.

  5. #5

    Padrão Re: Montagem de projeto para uma Faculdade

    amigo, vc pode dividir a carga com alguns aps distribuídos sobre o forro, os TP-LINK são baratos, tem 400mhz de processamento e 32 a 64 de memória. vc pode usar o firmware do fabricante, ou upar o OpenWRT.

    nisso vc distribui a carga. e se por acaso algum cliente tiver com sinal ruim, não deixará a rede toda lenta. só aquele ap talvez.

    sobre o poe, é só vc usar um INJETOR. custa uns 10,00, resolve. se não quiser, faz um arranjo técnico (gambiarra) no ap, para vc poder injetar 12v pela lan, e ele jogar para a alimentação.

  6. #6

    Padrão Re: Montagem de projeto para uma Faculdade

    Aí não tem jeito mesmo, prédio grande com tanta gente acessando só uma boa estrutura mesmo. Veja a solução com o UNIFI da Ubiquiti. è a melhor solução para o problema apresentado.

  7. #7

    Padrão Re: Montagem de projeto para uma Faculdade

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Usar os Unifi Outdoor com Airmax Sector de 120º não seria uma boa?
    o uso do Airmax não é possível nesse senário, pois só conectaria equipamentos com Airmax, e os notebooks, tablets e celulares dos usuários nem enxergariam o SSID.