+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão nanoloco m5

    ola galera mas uma vez aqui com duvidas, queria saber por que acima de 2 km meus nanos fica com sinal bem fraco quase sem sinal nenhum?
    queria entender como tem gente que coloca com distancia de kms de distancia e como corrigir meu problema ?
    vai um print ai de um nano meu, obrigado.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano.jpg
Visualizações:	161
Tamanho: 	83,0 KB
ID:      	46771

  2. #2

    Padrão Re: nanoloco m5

    Teu sinal está extremamente fraco pra distância.

    É possivel que a visada esteja encoberta por copas de árvores ou telhados.


    Abraço,

    ZéAlves

  3. #3

    Padrão Re: nanoloco m5

    Pow mano esta sem visada nao, este nano ai que me refiro esta em um prédio de 4 andares, seria preciso atualizar o firmwere do nano ou tem outra questão esta uma distancia de menos de 3 km do provedor completamente com visada .

  4. #4

    Padrão Re: nanoloco m5

    Véião,

    Ele sempre funcionou mal assim? Se ficou ruim de uma hora pra outra, pode ser pau de hardware.
    se sempre funcionou mal, tem alguma coisa errada na instalação física. Desnível, alinhamento ruim, reflexão... Obstrução de visada.

    Esse é um daqueles casos em que tem que cavar pra encontrar o problema, mas sempre tem jeito.

    É nano loco ou nano?
    Se for loco a distancia ideal é até 2km.


    Abraco,

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: nanoloco m5

    Pow parceiro pior é que é nanoloco mesmo nao achei que era a distancia pensei que ele atigia bem mas distante como a configuração da antena manda ate 27 km se não me engano vc acha que é por que é loco mesmo e o que faço pra resolver meu problema trocar por o que agora ?

  6. #6
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: nanoloco m5

    Amigo essa distância está fora do alcance recomendado para nanoloco, a solução é trocar por um nanostation, airgrid ou nanobridge. Dois km já é o limite para nanoloco, aqui tenho loco com pouco mais de dois km, mas é loco2 legaci, aqueles antiguinhos quadrados. Amigo se o Zé Alves ta falando ele tem propriedade pra afirmar, pois ele conhece a fábrica da ubnt nos USA.

  7. #7

    Padrão Re: nanoloco m5

    Lembra na necessidade da maior parte da zona de fresnel desobstruída, dos reflexos no vidro e metal dos predios, da variação que o concreto quente cria (Cintilação).

    A antena está uns 1,5m acima da superfície? Atras dela não tem nada pra refletir pelas costas? A frente não tem alguma superfície proxima que atrapalhe um pouco da zona de fresnel, mas que possa refletir fantasmas?

    Com esse sinal (-84), em modo 1x1, MCS4, 20MHz, tinha CCQ perto de 99%, troughput perto de 20Mbps com 4mS de resposta, mais que isso acho difícil conseguir com sinal baixa, com apenas 2Km não atenuaria o sinal assim não, deve ter zona de fresnel parcial ou reflexos por perto (Concreto atrapalha, não tanto quanto zinco, aluminio (Ou Aluzinc termo-isolante), vidro, ferro ou concreto, mas cria efeitos de cavitação e reflexos interessantes, míseros 40cm de reposicionamento as vezes ajudam muito.

    (Eu usaria 40MHz só acima de uns -70dBm. E qualquer coisa faz um teste comparando MCS10 com MCS3, os tempos de resposta podem diminuir em um mas o troughput aumentar em outro, depende do uso da conexão o que será mais interessante)

  8. #8
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: nanoloco m5

    Possivelmente seja perda de potência o RF, os nanos Loco M5 estão tendo este problema.
    Terás que testar o enlace com outro nano para matar a dúvida.

  9. #9
    Avatar de crislei
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Conselheiro Lafaiete - MG
    Posts
    37

    Padrão Re: nanoloco m5

    É como o amigo danusio falou, primeiro teste é trocar o nano pra ver se não é problema de hardware, depois checar a instalação pois se não for hardware é problema de interferência ou visada, fiz o curso com o Zé Alves, não imagina o quanto a gente aprende sobre isso com ele...

  10. #10

    Padrão Re: nanoloco m5

    Valeu pela força, Crislei!

    Vejo alguns ex-alunos no youtube ou nos fóruns tentando ajudar, mas passar informação fragmentada não dá certo. Tem de ter início, meio e fim pra informação fazer sentido :-)

    Obrigado,

    ZéAlves

  11. #11

    Padrão Re: nanoloco m5

    Como fazer para aumentar a transmição de ccq e se pode ajudar alguma coisa na conexão aumentando esta taxa é claro ?

  12. #12

    Padrão Re: nanoloco m5

    Citação Postado originalmente por emersonspeed Ver Post
    Como fazer para aumentar a transmição de ccq e se pode ajudar alguma coisa na conexão aumentando esta taxa é claro ?
    CCQ é medida de qualidade, não é um equivalente ao nível de sinal. É que medir apenas nível de sinal não é aferição de qualidade, aí entra o CCQ, uma medida de troughput maximo conseguivel de acordo com o data rate setado.

    Mas que banda passante você precisa? Se precisa mesmo 50 ou 60Mbps, vai precisar um nível de sinal muito mais alto, não é apenas questão de configuração ou reposicionar meio metro.
    O nível de sinal é atenuado por visada parcialmente obstruída, e por um percentual muito grande da zona de fresnel obstruído (Leia:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php ). E tem NS M5 dos 2 lados da conexão? Vou fazer de conta que sim.

    O nível de ruído depende da região, no seu caso não parece alto.

    Para aumentar o nível de sinal transmitido geralmente podemos baixar o data rate, ou seja, fixar em digamos MCS3, nesse data rate você terá 6dB a mais de potencia de transmissão que em MCS15. A sensibilidade entre esses 2 perfis de velocidade também muda 15dBm. Pra confirmar que eu não estou mentindo leia o datasheet no site da Ubiquiti. Baixando o data rate você tem mais sensibilidade e mais potencia, onde a zona de fresnel tem obstruções significativas geralmente resolvo desse modo, prefiro entregar uma taxa real baixa mais constante e com tempos de resposta (Ping) mínimos do que entregar coisa "maravilhosa" tipo "100M" variando de 20 a 40Mbps, com respostas a 1400b de 80mS.

    Quanto ao posicionamento físico, é o que já disse antes, reposicionando a partir de 1,5m acima de telhado ou laja, sem nada metalico atras ou em baixo, e na zona de fresnel, digo, nuns 200% dela, não deve ter nada metalico com o risco desse objeto (Um telhado de zinco, por exemplo) causar diminuições gigantes no CCQ sem afetar necessariamente o nível sinal, pois o metodo de aferição de sinal não é a coisa mais eficiente do mundo, o informativo de ruído também não é muito confiável.

  13. #13

    Padrão Re: nanoloco m5

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Banner.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	71,4 KB
ID:      	46910


    Bom dia.

    Venho por meio desta informar que a nossa empresa repara qualquer equipamento da linha Ubiquiti e Mikrotik. Aprenda a ganhar lucro com os seus equipamentos reparados. Com o dinheiro que você compra um equipamento você consegue reparar quase três. Imagina 3x mais de lucro em sua empresa. Não perca tempo e aproveite já.
    Emitimos Nota Fiscal e cada equipamento terá garantia de 3 (três) meses. Qualquer dúvida e mais explicações entrar em contato com os números abaixo ou por e-mail.

    Rodrigo
    (21) 3772-1739
    (21) 9235-7994 ( Rodrigo )
    (21) 98919482 ( Helton )
    e-mails: [email protected]/[email protected]
    Téc em Telecomunicações