+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question [DUVIDA] - Acesso a ativos de enlace: Não funciona!

    Olá amigos, gostaria de receber a ajudar de quem puder (salve-me quem puder?? rsrs) da seguinte maneira:

    A estrutura:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         a2dxso.png
Visualizações:	188
Tamanho: 	87,1 KB
ID:      	46784

    - Possuo estabelecido um ambiente de rateamento com OSPF em perfeito funcionamento, configurado como NBMA onde consigo acesso aos roteadores presentes na area backbone sem maiores problemas, através do IP de loopback de cada um;

    - O problema: reside em acessar os ativos de enlace, que nesse caso são RB-SXT em bridge através da interface INTRANET-0 que possui IP 192.168.31.1/24
    > consigo dar ping nessas bridges, consigo acesso via telnet e ssh quando conectado ao winbox ou console do roteador GATEWAY;


    Como resolver isso?

    Grato pela ajuda de todos !
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         or2g0j.png
Visualizações:	115
Tamanho: 	71,5 KB
ID:      	46783  

  2. #2

    Padrão Re: [DUVIDA] - Acesso a ativos de enlace: Não funciona!

    não sei bem o que é o problema, mas certo que é configuração.(acredito que seja regras mangle)
    poderia postar o resultado de um trace route para a antena, do ponto em que tu consegue acessar e do ponto que tu não consegue.

  3. #3
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: [DUVIDA] - Acesso a ativos de enlace: Não funciona!

    Bom dia,

    Amigo, qual gateway está configurado nas SXTs?
    Existe regra de NAT no roteador?

    Abraço

  4. #4

    Padrão Re: [DUVIDA] - Acesso a ativos de enlace: Não funciona!

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia,

    Amigo, qual gateway está configurado nas SXTs?
    Existe regra de NAT no roteador?

    Abraço
    Olha, essa é a parte que me põe em duvida... vamos lá:

    não há gateway configurado nas SXT pois elas não estão roteando nada, então apenas defini um IP na loopback delas (fazem as bridges dos enlaces).

    Quando estou no lado dos clientes, por ex. em casa me conecto a uma das torres do provedor eu consigo acessar normalmente os enlaces...

    O NAT é só o mascaramento dos clientes...

  5. #5

    Padrão Re: [DUVIDA] - Acesso a ativos de enlace: Não funciona!

    Bom amigo vou dizer uma coisa para ti que apreendi estes dias atraz " O GATEWAY É O CARA "!!!!!!

    Um detalhe importante nessas SXT vc não precisa configurar nada nelas do roteamento elas ficaram em bridge com IP atribuído na bridge e com gateway, loopback só nos roteadores.

    Teste colocando o gateway.


    Ivan Galves

  6. #6

    Padrão Re: [DUVIDA] - Acesso a ativos de enlace: Não funciona!

    Citação Postado originalmente por ivangalves Ver Post
    Bom amigo vou dizer uma coisa para ti que apreendi estes dias atraz " O GATEWAY É O CARA "!!!!!!

    Um detalhe importante nessas SXT vc não precisa configurar nada nelas do roteamento elas ficaram em bridge com IP atribuído na bridge e com gateway, loopback só nos roteadores.

    Teste colocando o gateway.


    Ivan Galves
    Elas estão assim no momento, menos o gateway, são apenas bridges para enlace o OSPF é feito entre o GATEWAY e o POP compreende? por isso fiz o setup do roteamento como uma NBMA network, pra evitar ter muitos broadcasts na rede.


    EDIT: Após adicionar o Gateway na sxt que é bridge consegui acessar a mesma normalmente!
    Obrigado aos amigos que me ajudaram!!

  7. #7
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: [DUVIDA] - Acesso a ativos de enlace: Não funciona!

    Que bom que funcionou!!

    Grave uma dica. Sempre que precisar que um equipamento TROQUE de rede, seja para ele acessar algo ou ser acessado por uma outra rede, precisa de GATEWAY. Existem outras alternativas, como rotas estáticas específicas.

    Abraço

  8. #8

    Padrão Re: [DUVIDA] - Acesso a ativos de enlace: Não funciona!

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Que bom que funcionou!!

    Grave uma dica. Sempre que precisar que um equipamento TROQUE de rede, seja para ele acessar algo ou ser acessado por uma outra rede, precisa de GATEWAY. Existem outras alternativas, como rotas estáticas específicas.

    Abraço
    Legal, vou manter isso em mente.. agora outra questão gamineiro ... no OSPF nem sempre o gateway é acessivel atravez de determinado IP, por ex se um dos lados de um ANEL cai.. vai mudar os gateway, e as bridges não conversam com o OSPF ( ou podem conversar?).

  9. #9
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: [DUVIDA] - Acesso a ativos de enlace: Não funciona!

    Vejo duas opções. Você pode configurar 2 gateways, com pesos diferentes, usando a opção check-gateway=ping. Quando o gateway com menor peso falhar, o outro irá assumir. Outra opção e configurar o OSPF nesses equipamentos. Abraço

  10. #10

    Padrão Re: [DUVIDA] - Acesso a ativos de enlace: Não funciona!

    Boa tarde!
    Estou testando em bancada implantação do OSPF com MPLS-VPLS. Montei o ponto A ( Uma RB com concentrador PPPOE e interliguei com meu ponto B qué é apenas para montar o OSPF e os tuneis. Tudo funciona perfeito o cliente navaga tenho acesso as rbs mas eu gostaria de ter acesso também aos enlaces PTP aqui simulei usando UBNT nano loco m5 em brigie ap+wds. Apenas mudei a MTU do enlace pra 1508. Como posso ter acesso a esses equipamentos que ficaram entre as RBs que funcionam o OSPF