+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão IPV6 Configuração

    Prezado,
    alexandrecorrea
    Tenho uma AS IPV6 e a mesma já está sendo publicada pela minha operadora, porem não estou conseguindo fazer a configuração desses ips na minha rede. Toda a rede é baseada em Mikrotik. Já realizei várias pesquisas e em todas elas me deparei com uma configuração de Tunel 6to4, no entanto pelo o que entendi esses tuneis é para quem não tem IPV6 correto???

    Gostaria se possível que me desse uma dica de como seria essa configuração, pois já tentei de várias maneiras sem êxito.

    Atc,

  2. #2
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: IPV6 Configuração

    Bom dia.

    Nesse site[1] tem tudo sobre IPv6.

    [1] http://ipv6.br/

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: IPV6 Configuração

    primeiro confere se seus anuncios bgp estao visiveis na internet em algum looking glass (lg.ctbc.com.br suporta ipv6)

    feito isto, basta adicionar os ips nas interfaces.. não tem mistério.. :P


    aqui uso faixas /64 que é suficiente para 99.999999%

    caso queira algo dinamico, pode usar o ospf v3 para divulgar suas rotas internas

  4. #4

    Padrão Re: IPV6 Configuração

    Bom dia Pessoal,
    eu também estou me inteirando melhor sobre o IPv6, e vejo poucas informações sobre o assunto, além do que existe uma cobrança por parte do comitê gestor dizendo que os provedores são os mais lentos a implementar o novo protocolo, estou tirando agora um ASN com bloco CIDR e já me pediram um projeto de implementação do IPv6 e eu sinceramente nao sei nem o que dizer a eles, só agora me atentei a estudar isso. tomara que este tópico IPv6 no fórum cresça muito, pois vejo que há colegas com boa experiência.

    foi só um desabafo. uff

    grato.

  5. #5

    Padrão Re: IPV6 Configuração

    Citação Postado originalmente por ueder Ver Post
    Bom dia Pessoal,
    eu também estou me inteirando melhor sobre o IPv6, e vejo poucas informações sobre o assunto, além do que existe uma cobrança por parte do comitê gestor dizendo que os provedores são os mais lentos a implementar o novo protocolo, estou tirando agora um ASN com bloco CIDR e já me pediram um projeto de implementação do IPv6 e eu sinceramente nao sei nem o que dizer a eles, só agora me atentei a estudar isso. tomara que este tópico IPv6 no fórum cresça muito, pois vejo que há colegas com boa experiência.

    foi só um desabafo. uff

    grato.
    Pois então, tenho 2 blocos /22 IPv4 e um /32 IPv6. Os IPv4 estão sendo publicados e utilizados. Tenho um router Cisco subindo minha sessão BGP com a operadora (Oi).

    Alguém ai no Under, tem um cenário parecido?

    O que eu pretendia era montar um projeto para fornecer IPv6 para meus clientes, de modo que não me preocupasse com NAT. Já tive informações que se eu fizer isso meus clientes com IPv6 só navegarão em sites que tenham suporte a IPv6 também. Mais não existe uma conversão nos routers de borda?

    Li alguma coisa e vi superficialmente na faculdade a uns anos sobre IPv6 mais não me aprofundei no assunto ainda, por isso posso estar falando besteira (por favor me corrijam).

    Gostaria de mais opiniões. Alguém ai usando, ou melhor, fornecendo IPv6 para seus clientes?

  6. #6

    Padrão Re: IPV6 Configuração

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Pois então, tenho 2 blocos /22 IPv4 e um /32 IPv6. Os IPv4 estão sendo publicados e utilizados. Tenho um router Cisco subindo minha sessão BGP com a operadora (Oi).

    Alguém ai no Under, tem um cenário parecido?

    O que eu pretendia era montar um projeto para fornecer IPv6 para meus clientes, de modo que não me preocupasse com NAT. Já tive informações que se eu fizer isso meus clientes com IPv6 só navegarão em sites que tenham suporte a IPv6 também. Mais não existe uma conversão nos routers de borda?

    Li alguma coisa e vi superficialmente na faculdade a uns anos sobre IPv6 mais não me aprofundei no assunto ainda, por isso posso estar falando besteira (por favor me corrijam).

    Gostaria de mais opiniões. Alguém ai usando, ou melhor, fornecendo IPv6 para seus clientes?
    Marcio

    Na teoria (não implementei IPV6 ainda), trabalhando com pilha dupla (IPV4 e IPV6) inicialmente ele vai tentar a conexão via IPV6 caso ele não consiga ou até mesmo o tempo de resposta for ruim ele utiliza o IPV4. Portanto não é verídico que você só vai ter acesso somente a serviços com IPV6, a não ser que você implemente apenas IPV6 em sua rede abandonando totalmente o IPV4.

    Att.

  7. #7

    Padrão Re: IPV6 Configuração

    Citação Postado originalmente por bauer Ver Post
    Marcio

    Na teoria (não implementei IPV6 ainda), trabalhando com pilha dupla (IPV4 e IPV6) inicialmente ele vai tentar a conexão via IPV6 caso ele não consiga ou até mesmo o tempo de resposta for ruim ele utiliza o IPV4. Portanto não é verídico que você só vai ter acesso somente a serviços com IPV6, a não ser que você implemente apenas IPV6 em sua rede abandonando totalmente o IPV4.

    Att.
    Mais então eu teria duas sessões BGP, uma IPv4 e outra IPv6? Nos dias atuais é vantagem fazer isso ou é preferível esperar? E o desempenho, não será prejudicado?

  8. #8

    Padrão Re: IPV6 Configuração

    Sim, você terá que anunciar sua AS de IPV6 em suas operadoras e consequentemente receberá as rotas em IPV6 que atualmente está em torno de 10.000 rotas (fiz o curso de IPV6 do nic.br mês passado e este valor foi apresentado lá).
    Com relação ao desempenho vai depender do seu hardware/software.
    Implementação será necessária, senão agora em um futuro breve então não vejo relação Vantagem/Desvantagem. A pilha dupla é a melhor forma e menos complexa que técnicas de transição e conversão. Você pode ir implementado aos poucos de forma totalmente transparentes ao seus clientes.
    Minha opinião é que o quanto antes conseguir implementar melhor será por que sua rede vai crescendo adaptada ao IPV6 e IPV4 (por ex: melhor alterar configurações em 100 clientes ou 1000 clientes ?). Agora que isto vai dar trabalho, ah sim... sem dúvida alguma... hehehe


    Att.

  9. #9

    Padrão Re: IPV6 Configuração

    Alguém tem um passo-a-passo de como fechar a seção BGP com a operadora pelo Mikrotik?