Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Vlan no Mikrotik

    Fala Galera,

    Sou novo no fórum mas espero que vcs me deem uma luz pq o túnel aqui ta feio...rs

    é o seguinte, to precisando montar uma vlan para laboratórios usando uma RB1200 e tenho a seguinte estrutura:

    tenho meu gateway que é uma RB1100 que ta rodando blza, conectado a essa tenho uma RB1200 onde quero fazer a vlan. Essa Vlan vai passar por 2 switchs, ambos gerenciáveis, 3com Baseline e HP v1910, conectados por fibra.

    O RB1200, entra no switch da 3com pela porta 30, o 3com sai com fibra pela porta 52 e se conecta no HP pela porta 26. As portas para onde saem os laboratórios são a 1 e a 9.

    Fiz uma vlan dentro do 3com com ID 1300 e fiz o tag das portas 30 e 52, no HP criei a vlan com o msm ID e fiz o TAG das portas 1, 9, e 26.

    Dentro do mikrotik para poder acessar via ip criei o endereço 172.x.x.x para poder acessá-lo já que está na minha rede atual através da porta 2 e na mesma porta(onde conecta na porta 30 do 3com), criei a vlan com o ID 1300.

    Em endereços criei o endereço 192.168.0.1/24, que é a faixa que desejo para os laboratórios, e associei a vlan.

    Em pool criei o pool desejado entre 192.168.0.2-192.168.0.254

    Em dhcp, criei o dhcp e associei a interface - vlan e associei ao pool que eu criei da vlan.

    em network criei a rede 192.168.0.0/24 com gateway 192.168.0.1

    Sendo que o rb1200 se conecta ao rb1100 saindo pela porta 1 e entrando pela porta 11.

    Gostaria de saber dos colegar onde estou errando porque coloco um note na porta 1 do HP e ele só pega o meu dhcp atual e se desativo ele não pega rede nenhuma, ou seja por algum motivo não ta pegando a vlan 192.

    Grato pela ajuda e espero que tenha sido o mais específico possível.

  2. #2
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Bom dia amigo.

    Analisando rapidamente (dia corrido hoje, para variar!! hahaa), vejo que você fez quase tudo certo. Lá onde está ligando o note, as portas NÃO podem ser TAG (a menos que a placa de rede do note suporte VLAN, e você a crie com o ID 1300). Você tem que criar a VLAN com as portas 1,9 e 26, mas APENAS a porta 26 tem que ser TAG, pois é ela que está recebendo os pacotes "tageados". As outras duas portas precisam remover o ID para comunicar com os equipamentos sem VLAN, por isso precisam ser UNTAG.

    Qualquer dúvida posta ai que ajudamos.

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia amigo.

    Analisando rapidamente (dia corrido hoje, para variar!! hahaa), vejo que você fez quase tudo certo. Lá onde está ligando o note, as portas NÃO podem ser TAG (a menos que a placa de rede do note suporte VLAN, e você a crie com o ID 1300). Você tem que criar a VLAN com as portas 1,9 e 26, mas APENAS a porta 26 tem que ser TAG, pois é ela que está recebendo os pacotes "tageados". As outras duas portas precisam remover o ID para comunicar com os equipamentos sem VLAN, por isso precisam ser UNTAG.

    Qualquer dúvida posta ai que ajudamos.

    Abraço
    Muito obrigado pela resposta.

    Vamos lá é a primeira vez que estou configurando uma vlan então veja bem, na placa do note eu apontei o id da vlan 1300 mas ai ele não pega nenhum ip.

    mas quanto a dica que você deu de colocar elas como UNTAG vou realizar os testes e dou um retorno.

    Obrigado novamente.

  4. #4

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Olha os testes:

    No switch hp dei como TAG na VLAN 1300 somente a porta 26 e como UNTAG as portas 1 e 9:

    Resultado: Continuou pegando ip 172

    Novamente no switch hp deixei como UNTAG as portas 1 e 9 como TAG a porta 26 e na VLAN 01 tirei o UNTAG das portas 1 e 9 e deixei as outras portas normais.

    Resultado: não pega nenhum IP.

    Repetindo o primeiro teste porém apontado na placa a VLAN 1300

    Resultado: não pega nenhum ip

    Repetindo o segundo teste porém adicionando na placa VLAN 1300

    Resultado: não pega nenhum ip.

    To meio perdido aqui... li muita documentação e aparentemente a parte de VLAN no switch ta certo, por algum motivo não ta chegando no dhcp novo do mikrotik.

  5. #5

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    E ai galera??

    Mais alguma opinião?? Tá complicado...

  6. #6

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia amigo.

    Analisando rapidamente (dia corrido hoje, para variar!! hahaa), vejo que você fez quase tudo certo. Lá onde está ligando o note, as portas NÃO podem ser TAG (a menos que a placa de rede do note suporte VLAN, e você a crie com o ID 1300). Você tem que criar a VLAN com as portas 1,9 e 26, mas APENAS a porta 26 tem que ser TAG, pois é ela que está recebendo os pacotes "tageados". As outras duas portas precisam remover o ID para comunicar com os equipamentos sem VLAN, por isso precisam ser UNTAG.

    Qualquer dúvida posta ai que ajudamos.

    Abraço
    Gamineiro,
    Pode me dar uma ajudinha neste tópico que postei?

    https://under-linux.org/showthread.p...66759&p=676088

  7. #7
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Bom dia,

    Vamos "matar" esse problema hoje!! Mande as telas de configuração de todos os equipamentos. Vai dar um trabalho, mas certamente iremos corrigir o problema.

    Abraço

    Obs.: Vou dar uma olhada no outro tópico.

  8. #8

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia,

    Vamos "matar" esse problema hoje!! Mande as telas de configuração de todos os equipamentos. Vai dar um trabalho, mas certamente iremos corrigir o problema.

    Abraço

    Obs.: Vou dar uma olhada no outro tópico.
    Grato pela força gamineiro,
    Conto com vc nessa dúvida...
    Se não se importar, vou ir postando no tópico que criei para ficar mais centralizada minha questão!

  9. #9

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Desculpa a demora grande.

    Segue em anexo os prints.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: zip vlan.zip (718,0 KB, 196 visualizações)

  10. #10
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Tente remover o IP da ether2. Deixa ela apenas para comunicação VLAN.

    Obs.: A ether2 faz parte de alguma bridge?

  11. #11

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Retirei o endereçamento da eth2 e testei, continua não pegando IP.

    E não ta em nenhuma bridge as únicas configurações feita até agora na RB foram estas enviadas.

    Problema de switch tbm não é pq já troquei e não resolveu.

  12. #12

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Uma coisa que esqueci de falar pq não achava importante mas vi que é, é que passa outra vlan por essas portas para o wifi(hotspot), eles tagearam todas as portas de todos os swiths pq não tinham mapeamento de rede.

    Para isso alterei as portas de interconexão entre os swiths para trunk (no 3com a porta 52 e no HP a porta 26) e retirei as portas que vão para os laboratórios da outra vlan.

    Não resolveu...rs... to rindo aqui de nervoso não sei mais para onde ir não...rs

    Agradeço a ajuda.

  13. #13
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Caramba!!! Bom, vamos ao debug.

    Primeiro, pegue o seu note que tem a placa de rede com vlan e ligue direto na ether2 do primeiro router. Se você pegar o IP certo, recoloque o cabo na ether2 e coloque o note na porta 52 do 3com, também terá que pegar o IP certo.

    Vamos ver como ficam esses dois testes.

    Abraço

  14. #14

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Olá,

    Coloquei direto na interface do MK e nada, fica buscando mas não encontra nada...

  15. #15
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Então a VLAN do seu note não está funcionando. Coloque o IP e o dhcp direto na ether e teste com o seu note sem VLAN.

  16. #16

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Rapaz.... acho q esse dhcp ta no pau pq mesmo apontando direto na placa... nada... não pega ip...

  17. #17
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    hahahaha. Acontece.

    Quando consertar, nos diga como ficou.

    Abraço

  18. #18

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Fala cara,

    Dei um system reset-configuration nesse trem e agora o dhcp ta funcionando e a vlan ta meio caminho andado.

    Agora eu consigo pegar o ip da vlan la na interface dos laboratórios, porém, quando eu coloco untag nas portas dos laboratórios pra pegar o ip automático sem ter que apontar o id da vlan na placa, não pega.

    E outra coisa, não to conseguindo rotear ela pra internet, nesse cenário a rede 192.x.x.x não tem conexão direta com a internet, eu ligo ela para a RB que é o meu gateway que está na rede 172.x.x.x, através da interface 1 porém qd crio a rota 0.0.0.0/0 pela eth1 não ping. Quando atribui um ip da minha rede para eth2 ou eth1 e coloco como gateway o ip 172.x.x.1 a rb pinga porém a rede 192 ainda não pinga.

    Fiz o masquerate que vi numa video aula mas não sei se aplica nessa ocasião.

    Estamos avançando falta so alguns pontos e obrigado pela força.

  19. #19
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Opa, beleza!!! Você precisa configurar o PVID (Port ID) no switch, quando usa as portas como UNTAG. Procure esse opção e coloque o ID da VLAN em cada porta UNTAG que faz parte da VLAN.

  20. #20

    Padrão Re: Vlan no Mikrotik

    Cara,

    Shooowww de bola, ta quase redondinho...

    Ta faltando só a questão do roteamento, pq a rede 192 não sai pra net e meu dns ta na rede 172, criei uma rota 0.0.0.0/0 para sair pela eth1 que liga ao meu gateway, porém nada.