+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com host-names e DNS

    Pessoal é o seguinte, quando eu tento acessar qualquer dispositivo na rede pelo host-name (DNS) às vezes ele acessa, às vezes não, o que eu percebi é que ao pingar o host-name de algum computador ou impressora a consulta é feita primeiramente na internet, vou passar minhas configurações do ambiente.

    Ambiente corporativo, computadores em domínio, utilizo OPENDNS para bloqueio de sites “quando eu pingo um computador quem retornar os pacotes é o ip da opendns”.
    EX: microa1.ipopendns.meudominio

    Em ip/dns esta configurado os dns da opendns e a opção allow requests esta marcada

    Pessoal preciso muito da ajuda de você!

    Muito obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com host-names e DNS

    Citação Postado originalmente por leonardo_ssantos Ver Post
    Pessoal é o seguinte, quando eu tento acessar qualquer dispositivo na rede pelo host-name (DNS) às vezes ele acessa, às vezes não, o que eu percebi é que ao pingar o host-name de algum computador ou impressora a consulta é feita primeiramente na internet, vou passar minhas configurações do ambiente.

    Ambiente corporativo, computadores em domínio, utilizo OPENDNS para bloqueio de sites “quando eu pingo um computador quem retornar os pacotes é o ip da opendns”.
    EX: microa1.ipopendns.meudominio

    Em ip/dns esta configurado os dns da opendns e a opção allow requests esta marcada

    Pessoal preciso muito da ajuda de você!

    Muito obrigado
    Vc tem de usar os seus dns para funcionar, pois para o dns da open. não existe o seu hostname!!

  3. #3
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Problemas com host-names e DNS

    Bom dia.

    As boas práticas dizem que você sempre precisa usar o DNS do AD nas estações quando existe um domínio de rede. Esse DNS por sua vez, é quem faz as consultas recursivas (Externas à sua rede).

    Abraço

  4. #4

    Padrão Re: Problemas com host-names e DNS

    Prezados, vocês resolveram meus problemas! Muito obrigado.

    Mas como todo iniciante é curioso, ainda estou com duvidas de como devo proceder da melhor forma possível. A solução aplicada foi;

    Adicionei no servidor de DNS (AD) os dois IP'S da OpenDNS nos encaminhadores.

    Duvida: Preciso que só OpenDNS resolvam os nomes externos (WAN), é só marcar a opção (não usar recursividade para este dominio)?

    Como eu uso DHCP-MIKROTIK: Determinei que o dns-primario = (AD), e o secundário = próprio mikrotik, e configurei no (ip/dns) os ips da opendns e marquei a opção Allow Remote Requests.

    Eu acredito que essa config não esta correta, alguém pode me ajuda?

    PS: O que estou querendo fazer, deixar as configs de dhcp como estão, no ip/dns colocar como dns primário o meu servidor de dns e o secundário o dns da opendns marcar opção Allow Remote Requests, desta forma se o meu server cair por algum motivo, ainda vou ter outro server para resolver os nomes!

    O que você acharão da ideia?

    Muito obrigado!