+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redes mesh

    Bom dia,
    estava buscando informações para um projeto em um condomínio, fui orientado a implantar uma rede MESH, sou novato na área e não possuo conhecimento para esse sistema.
    Li a respeito, mas, surgiram varias duvidas, entre elas a forma de se implantar a rede (segue em anexo também minha duvida):

    NA ESTRUTURA PARA IMPLANTAÇÃO EU USO QUAL DAS CONFIGURAÇÕES? (OU NENHUMA DELAS)

    Modem (sinal da internet) +
    Ubiquiti Access Point Unifi Appro Uap-pro 2.4/5.8 + Antena
    Ubiquiti

    Modem (sinal da internet) +
    Ubiquiti Access Point Unifi Appro Uap-pro 2.4/5.8

    Agradeço a atenção, e se possível aguardo um feedback.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos REDES MESH.pdf  

  2. #2

    Padrão Re: Redes mesh

    Bruno, os APs para trabalhar em mesh precisam ter no seu firmware a compatibilidade. Os Ubiquiti com o AirOs não tem.
    Teria que trocar para o DD-wrt por exemplo para conseguir o mesh com eles.

    Já com mikrotik tem nativo a opção mesh. É uma modalidade de mesh proprietária da Mikrotik (HWMP)mas que reconhece todas as estações em protocolo 802.11
    Temos aqui 3 pontos funcionando já por mais de dois anos configurados em mesh. Seguimos este tutorial com sucesso. Este modo de fazer mesh é interessante pois está integrado ao resto da rede e centralizado num servidor mikrotik

    Não tem coisa mais fácil do que configurar como mesh HWMP. O único cuidado que vai precisar é estudar bem quais APs serão configurados como Portal ( o mesmo que o gateway de saída para a internet), para não sobrecarregar os nós, ou seja aqueles que estarão como AP mas que não saem diretamente para a net, mas sim para outro AP da rede mesh.

    Dá uma estudada neste tutorial e mãos a obra...

    http://mum.mikrotik.com/presentation...2/07-jonny.pdf

    Um adendo: O UniFi da Ubiquiti, o fabricante nunca expressou que o rádio trabalha em mesh. Na verdade eles não explicam como o trabalho se dá, mas a meu ver também é um sistema mesh, pois eles dizem que cada AP novo pode ser anexado a rede sem limitação de nós.