+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB 133 Sem wireless

    RB 133 tenho essa rb com o seguinte problema ja mudei diversas versões do RouterOS e nenhuma delas me mostra a guia wireless onde posso gerencias meus cartões mini pci, fora isso o funcionamento esta perfeito. Alguem já passou por isso, ou algo parecido?

  2. #2

    Padrão Re: RB 133 Sem wireless

    Se tiver equipamento, ou conhecer alguém que tenha, testa reflow do chipset. Ela tem dissipador porque o chipset aquece mais que versões recentes.

    Tenho uma RB433 que caiu no chão e quebrou o slot de baixo, junto quebrou ou soltou a solda de alguns capacitores e resistores no meio dos slots, até aparecia a seção wireless, mas não reconhecia nenhum cartão (Nos outros 2 slots inteiros), tive que resoldar todos os componentes de região pra voltar a reconhecer cartões, algum ou alguns estavam com solda quebrada.

    E se tiver capacimetro veja o estado dos 4 capacitores, eles podem estar com a ESR alta demais (Secando) mesmo sem estufar, isso deve ter uns 8 anos de vida, capacitores Tung que eles usavam na época são pra coisa tipo 2000 horas a 105°C, que deve dar umas 4000 horas a 95°C, 8K a 85°, 16K a 75°C, 32K a 65°, 64 mil horas a 55°C,.. e 8 anos de 24x7 dá 70 mil horas, caixa hermetica no sol é fácil passar de 55°C.

  3. #3

    Padrão Re: RB 133 Sem wireless

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se tiver equipamento, ou conhecer alguém que tenha, testa reflow do chipset. Ela tem dissipador porque o chipset aquece mais que versões recentes.

    Tenho uma RB433 que caiu no chão e quebrou o slot de baixo, junto quebrou ou soltou a solda de alguns capacitores e resistores no meio dos slots, até aparecia a seção wireless, mas não reconhecia nenhum cartão (Nos outros 2 slots inteiros), tive que resoldar todos os componentes de região pra voltar a reconhecer cartões, algum ou alguns estavam com solda quebrada.

    E se tiver capacimetro veja o estado dos 4 capacitores, eles podem estar com a ESR alta demais (Secando) mesmo sem estufar, isso deve ter uns 8 anos de vida, capacitores Tung que eles usavam na época são pra coisa tipo 2000 horas a 105°C, que deve dar umas 4000 horas a 95°C, 8K a 85°, 16K a 75°C, 32K a 65°, 64 mil horas a 55°C,.. e 8 anos de 24x7 dá 70 mil horas, caixa hermetica no sol é fácil passar de 55°C.
    Mesmo não tendo estes equipamentos para teste, vou ver com alguem que tenha, ela deve ter uns 5 anos, pelo custo vale a pena o concerto?

  4. #4

    Padrão Re: RB 133 Sem wireless

    Quem faz reflow em notebook ou placa-mãe ATX-like geralmente cobra a partir de uns R$ 60 a 80 (Depende da cidade), mas é mais pelo trabalho de desmontar e testar, nesse caso só teria que tirar a cola do dissipador, e pra testar é só ligar qualquer fonte de modem ou de notebook, plugar num pc e abrir o winbox, provavelmente vão cobrar uns R$ 40.
    (É o que geralmente cobramos pra placas de vídeo e placas de impressoras, faz o reflow mas deixa o teste a cargo do dono da placa, tem detalhes de uso que só o dono sabe)

    Se vale a pena ou não é contigo, aqui não tenho saída pra essas placas, com 3 cartões ela não dá conta de muitos usuarios hoje, nem pra PTP é tão útil, usei uns meses num PTP duplo interligante matriz e filial de uma empresa, não conseguia mais que 15Mbps de troughput, colocando um par de Airgrid o troughput multiplicou por 8, me parece que elas queimam lan bem facil com raio (Tenho 2 com lan queimadas, de uma torre onde RB433 e 600 não queimaram nada), mas... é mikrotik né, as chances de ter problema de solda BGA são mínimas, o gerenciamento que o SO permitem dão um show em AirOS, eu mantenho as minhas porque nunca se sabe que demanda terei amanhã, uma já coloquei como cliente e AP numa empresa, com antena setorial pequena devido ao comprimento da construção, tem uma estabilidade invejavel, que nem AP Linksys de R$ 250 teve.