+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Tem como colocar criptografia num tunel EoIP?

    Boa tarde galera!

    Estou com a seguinte dúvida e não encontrei nada interessante sobre isso.

    É possível colocar criptografia num tunel EoIP? É necessário colocar ou o próprio tunel já impede ataques aos dados?

    O meu cenário é o seguinte:

    Ponta A: RB 450G com uma interface para rede interna e outra interface para conexão com uma fibra alugada.
    Ponta B: RB 450G com uma interface para rede interna e outra interface para conexão com uma fibra alugada.

    Esta fibra não é exclusiva, ela é compartilhada e o pessoal da empresa que aluga orientou a fazer um tunel entre as duas pontas.
    Fiz um tunel EoIP e está tudo funcionando, mas fiquei com esta questão da criptografia pendente. Se alguém puder ajudar fico agradecido.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tem como colocar criptografia num tunel EoIP?

    criptografia so e para aumentar a segurança ,se e o seu caso acho que sim voce deveria implantar .
    afinal mal não vai fazer .

    no manual mk diz que tem como encriptar neste link mas e todo em ingles e eu to com preguiça de estudar divirta se .


    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Interface/EoIP

  3. #3

    Smile Re: Tem como colocar criptografia num tunel EoIP?

    Eu já tinha lido o manual. Ele realmente fala da possibilidade de criptografia, mas não explica como.

    Estava relendo agora e, pelo que eu entendi, o EoIP não tem criptografia, mas é possivel fazer um tunel EoIP sobre um tunel criptografado.

    Vou estudar melhor os manuais do Mk.

    Abcs

  4. #4

    Padrão Re: Tem como colocar criptografia num tunel EoIP?

    Tem sim, dá para colocar um L2TP ai no teu EOiP e fechar uma vpn criptografada.

    To fazendo isso também (EoIP criptografado com L2TP). Foi passado no MUM aqui em Lima-Peru. Te mando o link da apresentacao (em espanhol):
    http://mum.mikrotik.com/presentation...aximiliano.pdf

    PS. Justo está aberto no navegador.

  5. #5

    Cool Re: Tem como colocar criptografia num tunel EoIP?

    Valeu Eriberto.

    Já vou ler o arquivo e depois fazer uns testes.

  6. #6

    Padrão Re: Tem como colocar criptografia num tunel EoIP?

    Só faca testes, pois no meu caso derrubou o pppoe assim que ativei tudo

  7. #7

    Thumbs up Re: Tem como colocar criptografia num tunel EoIP?

    Obrigado pela dica. Neste caso especificamente não uso pppoe, mas num outro momento quem sabe.

    Estou montando um ambiente de testes na bancada, pois o tunel EoIp já está em produção, então preciso testar antes de efetivar nele.

  8. #8

    Padrão Re: Tem como colocar criptografia num tunel EoIP?

    Se vai implementar em bancada é uma boa. A ideia desse EoIP criptografado com L2TP é legal, faz uma bridge entre duas redes através da internet, e no exemplo que eles deram, a sucursal nao precisa de ip fixo, basta com que a central tenha. A sucursal liga para a matriz e fecha a vpn.

  9. #9

    Padrão Re: Tem como colocar criptografia num tunel EoIP?

    Isso é bem velho mas eu uso até pra multicast em internet.

    http://blog.butchevans.com/2008/09/m...dge_pptp_eoip/