+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida - Kit AP

    Olá senhores. Primeiramente gostaria de agradecer por todo auxilio que os membros dão uns aos outros, como sou novo, caso cometa algum erro, podem me notificar.

    Vamos lá.
    Minha dúvida é, já possuo uma rede com o MK 750G, Switch, etc, tudo está ok.

    Para ser direto no assunto, vejo 2 kits (Como não conheço bem, e talvez minha pergunta seja meia "ignorante" , eu conseguiria ligar 3 ou quantos em seguidas com a mesma fonte ? Ex:
    FONTEPOE ---------------Greatek1------------Greatek2-----------Greatek3

    Ou necessitaria de de uma fonte alimentando cada kit, pois a voltagem não chegará o suficiente a cada equipamento?

    PS: Não pretendo usar antenas.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida - Kit AP

    Evite tudo que tiver o nome "kit", são misturas de equipamentos que só saem mais caros que a compra dos itens avulsos.

    "Kit" nunca tem o que você precisa, uma desses 2 kits tem cabo (E quem disse que o cabo que você precisa é do tamanho que está no kit?) e o outro não tem caixa hermetica (Não dá pra deixar exposto, tem que colocar numa caixa). A meu ver esses "kits" são um pior que o outro.


    Sobre alimentar varias placas dessas em sequencia, elas tem uma entrada POE mas não uma "saída" POE. Ou seja, ligando o cabo ethernet na porta 5 você alimenta o roteador, mas nas portas 1 a 4 não terá tensão nenhuma, não teria tensão indo de um roteador pro outro.

    Se não vai usar antena, precisa roteador wifi mesmo? Ou você quer uma rede cabeada alimentada via POE? Se for isso, existem switch's pra isso, roteador wifi não é uma maravilha, são até bem problemáticos comparado a switches (Switch é um bicho burro, que não gerencia nada, então não deteriora velocidade de rede e raramente trava).

    Se a intenção é fazer uma rede cabeada e usar QoS pra limitar a velocidade, existem roteadores bem mais baratos sem wifi, tipo os TPLink serie R, um exemplo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...homologado-_JM
    Ele não aceita POE, então precisaria um injetor POE e um splitter POE, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-separador-_JM

    Sobre quantos dá pra alimentar em serie, depende do comprimento dos cabos ethernet. Tem 70m de cabo entre cada um? Difícil alimentar 3 em sequencia, é cabo longo demais, a queda de tensão pra um consumo de 0,4A em 12V é de uns 1,3V, ou seja, depois de 70m ao invez de 12V teria apenas 10.7V, e depois de mais 70m como a corrente dobraria pra 0,8A (Afinal seria 2 equiptos pra alimentar) apenas uns 8V, geralmente insuficientes pra equipamento de 9V.

    Enfim, descreve melhor o que quer, se é rede cabeada alimentada via POE (Dá trabalho), se quer usar como cliente de rede wifi, se quer usar QoS neles (Evite, sugiro um gerenciamento de rede via Mikrotik, com algo tipo uma RB750. QoS é meio que quebra-galho, o desempenho é ruinzinho demais, capacidade de gerenciamento ainda mais ruim). Mas... fuja a todo custo de tudo que tem "kit" no nome, compre os produtos avulsos que pagará bem mais barato.

    (E essas PCBA são muito caras pra o que elas são, tem AP wifi de R$ 70 que serviria melhor como cliente, a TPLink nalguns modelos baratos até manda um injetor POE!)

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Dúvida - Kit AP

    Tenho um roteador greatek e uso ele para fazer controle de banda. A porta wan e lan1 suportam PoE mas no meu caso tive de usar uma fonte de 15 volts por conta de um provável pane nele e precisar de usar uma outra marca ou modelo, lan1 e wan são ligados em paralelo mas estas são isolados da entrada de fonte. Considere como carga de 1A para cada roteador e compre uma fonte de boa qualidade pq se ela queimar correrá o risco de queimar os roteadores.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida - Kit AP

    Meu deus, que bela explicação Rubem!!! Iria comentar sobre o outro topico, mas como respondeu minha dúvida, fica o agradecimento pela incrível aula.

    E sim, tenho em mente fazer a rede cabeada e alimentada via POE, pois não quero ficar pedindo para ligar a fonte dos switchs na casa de cliente no meio do caminho, vai que ele ta com raiva e arranca fora.
    Já uso a RB750 para gerenciar tudo, e funcionando beleza, meu único problema é como fazer para lançar e distribuir o link de minha casa para a dele e de quem está no caminho, sem precisa ter aparelho "alimentado na tomada" a cada poste.
    A distância da uns 150 Metros, e tem uns 7 postes.
    Desculpe a confusão nas ideias, mas realmente já não sabia o que fazer.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida - Kit AP

    7 postes em 150m dá um posta a cada 20m mais ou menos, dá pra colocar a 40m ou 50m de cabo então. 4 switch consumindo 4W cada dá 16W, em 12V isso é muito consumo pra 150m (Mais de 1,5A), seria melhor usar tensão maior.

    Fonte de 18V não falta no mercado, vamos ver como ficaria: Saindo 18V, com consumo de 16W, e caindo 4W de consumo a cada switch, ficaria:
    18V 16W (0,88A) >
    50m de cabo = 1,9V de queda de tensão = 16,1V (No switch 1)
    16,1V 12W (0,74A)>
    50m de cabo = 1,6V de queda de tensão = 14,5V (No switch 2)
    14,5V 8W (0,55A) >
    50m de cabo = 1,2V de queda de tensão = 13,3V (No switch 3)
    13,3V 4W (0,3A) >
    50m de cabo = 0,7V de queda de tensão = 12,5V (No switch 4)

    Switch barato aceita 12,5 ou 13,3V sem problemas, mas nos 2 primeiros switch eu colocaria um conversor DC-DC pra reduzir a tensão pra 12V.

    Mas só 3 switch resolvem? Vamos ver com 15V então, 3 switch de 4W dá 12W:
    15V 12W (0,8A)>
    50m de cabo = 1.9V de queda de tensão = 13,1V (No switch 1)
    13,1V 8W (0,61A)>
    50m de cabo = 1,4V de queda de tensão = 11,7V (No switch 2)
    11,7V 4W (0,34A)>
    50m de cabo = 0,7V de queda de tensão = 11V (No switch 3)

    Mas teria que ser uma fonte 15V bem confiável, eu procuraria uma de 2A.

    Funcionar com 11V os switch baratos funcionam, nesse caso daria pra colocar os 2 sem conversor DC-DC, que eu tenha usado vaaaarios aceitam 13,5V sem problemas, então não sofreriam com 13,1V.

    Como ligar um switch barato via POE? Com splitter POE, com ele você "tira" a alimentação do cabo, e do splitter até o switch vão só os 4 fios com dados.
    Pra "seguir adiante com a tensão" você pega um duplicador de P4, tipo esse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...x4-55x21mm-_JM
    Pluga o splitter POE no splitter P4 e um dos plugs P4 você pluga no switch e outro pluga no injetor POE. É extremamente simples de instalar.

    Se não quiser gastar com isso, compre uns plugs P4 ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...-borne-kre-_JM ), nem corta o cabo, só corta os pares laranja e verde, crimpa eles normalmente (Pinos 1 e 2, 3 e 6), os outros 2 pares você não corta, só descasca uns 2mm, dobra e parafusa nesse plug P4, sendo o par azul o positivo, e o marron o negativo. Nos outros 4 fios você crimpa outro RJ45 e pluga noutra porta do switch afinal ele vai pro outro switch 50m adiante.

    Enfim, dá pra ligar 3 switch barato (R$ 35, seja Intelbras, Pacific, Dlink) de 12V com uma fonte 15V 2A com 50m de cabo entre eles, usando apenas 3 plugs P4 baratos. Isso ao todo mal chega a R$ 160 de custo (Fora cabo)
    (Vai precisar 3 caixar herméticas também, a de 20x15x10cm está uns R$ 15 a 20 cada)

    Não vejo nenhuma vantagem em usar roteador pra esse fim, switch tem consumo bem menor portanto tem menor queda de tensão nos cabos, não é qualquer um que aguenta 15V, mas depois de 40 ou 50m de cabo com consumo de uns 10-12W já há queda de tensão suficiente, se quiser se prevenir e colocar mais um diodo na entrada pra ter queda extra de 0,7V dá pra fazer, diodo comum custa R$ 0,20, mas isso exigiria solda, sai no nível de dificuldade 0 ("Até minha mãe consegue sozinha") e vai pro nível 1 ("Vou ter que explicar 2 vezes pra minha mãe conseguir").

    Switch em uso outdoor queima, cabo longo está sujeito a ter alta tensão induzida por raio proximo, mas... Ubiquiti e Mikrotik queimam lan também, qualquer roteador de R$ 125 queimaria, ou seja, risco existe com qualquer equipto com ethernet, o preço dos switch é baixo (R$ 30 a 40) o suficiente pra correr o risco, eu que moro quase no meio do mato tenho no maximo 1 queima com raio por ano, um protetor ethernet custa bem mais caro que R$ 30, preferia ter switch queimando (Mas geralmente eles sobrevivem e queima ethernet de desktop, roteador, modem ou notebook (Esse é soda de resolver).

    Só vejo vantagens em usar switch.
    Um PC com vírus demais pode atrapalhar a rede num switch? Pode, mas já ví pc com vírus tornando lerdo até switch gerenciavel da Cisco de R$ 2 mil, não é um roteador Greatek que iria sobreviver a isso, tanto switch como esses roteadores comuns tem CI de siwtch com capacidade limitada, se tiver um I5 rodando 50 malwares a rede vai virar um lixo independente do que usar (Teria que ser algo tipo RB493AH com 1 cliente em cada porta (São 8), com controle de velocidade por porta).

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida - Kit AP

    Nome:      tragam-um-oscar-para-esse-homem.jpg
Visitas:     264
Tamanho:  8,9 KB
    Muito obrigado novamente pela aula.
    Deixou tão explicado que não ficou nenhuma dúvida. Por tanto , irei trabalhar em cima dessa explicação , e postarei o resultado aqui.

    Obrigadooo!!!