Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Fiquei sabendo ontem que o Thunder não pode ser desligado por falta de energia ou coisas do tipo em hipótese alguma.
    Se isso acontecer, tem que reinstalar o Thunder novamente, porque ele não inicia mais. Segundo informações que tive, isto é um problema do FreeBSD, sistema que o Thunder roda.

    Nunca tinha visto uma coisa dessas. Fiquei impressionado! Em três quedas de energia que tive durante 1 mês e meio, que duraram mais de 3 horas, o meu nobreak não aguentou tanto tempo e acabou desligando o servidor do thunder. Das 3 vezes, tive que reinstalar o Thunder tudo novamente, porque ele simplesmente não inciava mais.

    Gostaria de saber como vocês estão vivendo com isso e qual solução estão usando para esse problema.

    Abraços,
    Jonas Lima

  2. #2

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Fiquei sabendo ontem que o Thunder não pode ser desligado por falta de energia ou coisas do tipo em hipótese alguma.
    Se isso acontecer, tem que reinstalar o Thunder novamente, porque ele não inicia mais. Segundo informações que tive, isto é um problema do FreeBSD, sistema que o Thunder roda.

    Nunca tinha visto uma coisa dessas. Fiquei impressionado! Em três quedas de energia que tive durante 1 mês e meio, que duraram mais de 3 horas, o meu nobreak não aguentou tanto tempo e acabou desligando o servidor do thunder. Das 3 vezes, tive que reinstalar o Thunder tudo novamente, porque ele simplesmente não inciava mais.

    Gostaria de saber como vocês estão vivendo com isso e qual solução estão usando para esse problema.

    Abraços,
    Jonas Lima
    A informação está errada.

    Não é que não pode ficar sem energia. Ao reiniciar de modo incorreto, o UFS precisa sempre ser reparado. Existe uma reparação com journal, que é mais rápida, e quando o journal tbm está corrompido, é preciso fazer uma checagem full, que demora um pouco mais.

    Por padrão, a checagem full não era feita no boot, o que fazia com que o sistema não iniciasse caso o journal estivesse corrompido. Isso foi alterado na última atualização, e o HD do sistema sempre é checado a modo full no boot (o que aumenta o tempo de boot, mas pelo menos não causa mais problemas de inicialização).

    Agora os HDs de cache não são mais montados no boot, e sim após a inicialização do sistema, então nem esses podem mais interferir no boot, forçando uma reinstalação. Porém ainda falta a checagem com journal nos discos de cache que não está sendo feita, com isso eles podem vir sempre corrompidos após um desligamento incorreto, exigindo checagem manual (feito via web no painel, e não via comando) pra inicialização do serviço.

    Isso será corrigido na próxima atualização (provável que sai hoje ou amanhã, no máximo), sendo assim, somente corrompendo o journal de um HD de cache (o que é bem difícil), pra exigir manutenção manual pra se ter o sistema rodando novamente.

  3. #3

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Fiquei sabendo ontem que o Thunder não pode ser desligado por falta de energia ou coisas do tipo em hipótese alguma.
    Se isso acontecer, tem que reinstalar o Thunder novamente, porque ele não inicia mais. Segundo informações que tive, isto é um problema do FreeBSD, sistema que o Thunder roda.

    Nunca tinha visto uma coisa dessas. Fiquei impressionado! Em três quedas de energia que tive durante 1 mês e meio, que duraram mais de 3 horas, o meu nobreak não aguentou tanto tempo e acabou desligando o servidor do thunder. Das 3 vezes, tive que reinstalar o Thunder tudo novamente, porque ele simplesmente não inciava mais.

    Gostaria de saber como vocês estão vivendo com isso e qual solução estão usando para esse problema.

    Abraços,
    Jonas Lima
    Não vou entrar no mérito do produto ThunderCache, mas na atribuição de culpa ao FreeBSD.

    Conforme consta na documentação[1] do FreeBSD, a simples solução para situações de ocorrência de desligamento incorreto, pode ser provida com a automatização de verificação (e reparação, se necessária) do sistema de arquivos.

    Claro que, melhor do que desligar incorretamente, é desligar de forma apropriada. Com uso de sinalizações provindas de serviços específicos[2][3], seu sistema de suprimento de energia pode informar ao seu servidor, sobre a condição de autonomia dos bancos de baterias, disparando assim o normal e correto processo de desligamento.

    [1] http://www.freebsd.org/cgi/man.cgi?query=rc.conf
    [2] http://svnweb.freebsd.org/ports/head...?revision=HEAD
    [3] http://www.apcupsd.com

  4. #4

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Não vou entrar no mérito do produto ThunderCache, mas na atribuição de culpa ao FreeBSD.

    Conforme consta na documentação[1] do FreeBSD, a simples solução para situações de ocorrência de desligamento incorreto, pode ser provida com a automatização de verificação (e reparação, se necessária) do sistema de arquivos.

    Claro que, melhor do que desligar incorretamente, é desligar de forma apropriada. Com uso de sinalizações provindas de serviços específicos[2][3], seu sistema de suprimento de energia pode informar ao seu servidor, sobre a condição de autonomia dos bancos de baterias, disparando assim o normal e correto processo de desligamento.

    [1] http://www.freebsd.org/cgi/man.cgi?query=rc.conf
    [2] http://svnweb.freebsd.org/ports/head...?revision=HEAD
    [3] http://www.apcupsd.com

    O meu aqui está desativado pelo mesmo problema!

  5. #5

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Citação Postado originalmente por mjr88 Ver Post
    A informação está errada.

    Não é que não pode ficar sem energia. Ao reiniciar de modo incorreto, o UFS precisa sempre ser reparado. Existe uma reparação com journal, que é mais rápida, e quando o journal tbm está corrompido, é preciso fazer uma checagem full, que demora um pouco mais.

    Por padrão, a checagem full não era feita no boot, o que fazia com que o sistema não iniciasse caso o journal estivesse corrompido. Isso foi alterado na última atualização, e o HD do sistema sempre é checado a modo full no boot (o que aumenta o tempo de boot, mas pelo menos não causa mais problemas de inicialização).

    Agora os HDs de cache não são mais montados no boot, e sim após a inicialização do sistema, então nem esses podem mais interferir no boot, forçando uma reinstalação. Porém ainda falta a checagem com journal nos discos de cache que não está sendo feita, com isso eles podem vir sempre corrompidos após um desligamento incorreto, exigindo checagem manual (feito via web no painel, e não via comando) pra inicialização do serviço.

    Isso será corrigido na próxima atualização (provável que sai hoje ou amanhã, no máximo), sendo assim, somente corrompendo o journal de um HD de cache (o que é bem difícil), pra exigir manutenção manual pra se ter o sistema rodando novamente.

    Olá mjr88. Muito obrigado pela sua resposta. Estas informações que eu tive inicialmente foram com o pirigoso, ontem a noite. Como foi feita uma alteração recente no Thunder, pode ser que ele não estivesse a par disso.
    De qualquer forma, como disse, ontem a noite o Thunder foi desligado incorretamente e quando a energia voltou, ele não mais inicializou (deixei ele a noite toda ligada, e hoje pela manhã ainda não tinha inicializado).
    Não sei informar o erro na inicialização, pois ainda não liguei ele a um monitor para ver qual o problema (mas tarde terei esta informação), entretanto, deve ser o mesmo das outras vezes, que era:

    Código :
    Fast boot: skipping disk checks.mount: /dev/label/rootfs: R/W mount of / dev denied. Filesystem is not clean - run fsck. Forced mount will invalidate journal contents: Operation not permitted
    Mouting root will invalidate journal contents: Operation not permitted
    Mouting root filesystem rw failed, startup aborted
    ERROR: ABORTING BOOT (sending SIGTERM to parent)!
    Jul 17 04:24:41 init: /bin/sh on /etc/rc terminated abnormally, going to single user mode
    Enter full pathname of shell or RETURN for /bin/sh:

    O meu Thunder estava atualizado com os recentes updates disponibilizados no Painel de Controle (não reiniciei o servidor após as atualizações, somente o serviço), mesmo assim aconteceu o problema. O que acha que pode ser?

    Abraços,
    Jonas Lima

  6. #6

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Opa amigo pera ai, vc esta distorcendo, se vc quiser posto o que vc e eu conversamos,
    Nao falei que " ThunderCache não pode ficar sem energia" falei que não pode ser desligado incorretamente por falta de energia que pode sim corromper o sistema de arquivos do FREEBSD que é uma roleta russa a incialização quando isso ocorre e se tratando de cache a probabilidade é de 100% que vai dar pane pois cache tem sempre mais de 20 arquivos abertos contante

    agora se vc clicar solicitar o desligamento pelo painel do thunder nao ocorrera nenhum problema, se é que tua placa mae suporte instruções para este comando


    nao vo entrar no mérito de contingencia energética pois ficar 3 horas sem energia e 3 x no mesmo mês e achar um culpado para isso para nao comprar um gerador ou um sistema que te avise quando falta e vc poder ir ao local e restabelecer a energia,

    somos telecom e temos obrigação de fornecimento do serviço mesmo sem energia, e temos que tomar medidas preventivas para isso!

    o minimo que vc deve ter ai um gerador e um sistema SMS,

    e nao foi por falta de boa vontade minha pois te ofereci achar um gerador de R$ 2.700 com QTA ou ATS e vc se recusou

  7. #7

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Então Pirigoso. Só estou dizendo que você me informou que o Thunder não pode ser desligado incorretamente, como por exemplo, por falta de energia elétrica, pois "a probabilidade é de 100% que vai dar pane". Logo, se o Thunder ficar sem energia elétrica, irá dar pane, pois será desligado incorretamente.

    O mjr88 disse então que foi implantada uma solução para isso em uma recente atualização, que então "aumenta o tempo de boot, mas pelo menos não causa mais problemas de inicialização."

    Fiquei muito feliz com essa informação, mais o que me está parecendo estranho é que eu tinha o Thunder atualizado quando aconteceu isso ontem a noite, e mesmo assim o problema se repetiu.


  8. #8

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    conversei com o mario agora e vamos tentar implantar e testar o apcupsd seguindo a dica do trober para ajudar a amenizar o problema, recomendo que seu nobreak tenha este suporte

    http://www.apcupsd.com/manual/manual.pdf


    o que vai ocorrer seu nobreak ao detectar bateria baixa vai mandar uma menssagem ao apcupsd para desligar corretamente o servidor antes que a energia da bateria acabe, isso esta ao nosso alcance

  9. #9

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Olá mjr88. Muito obrigado pela sua resposta. Estas informações que eu tive inicialmente foram com o pirigoso, ontem a noite. Como foi feita uma alteração recente no Thunder, pode ser que ele não estivesse a par disso.
    De qualquer forma, como disse, ontem a noite o Thunder foi desligado incorretamente e quando a energia voltou, ele não mais inicializou (deixei ele a noite toda ligada, e hoje pela manhã ainda não tinha inicializado).
    Não sei informar o erro na inicialização, pois ainda não liguei ele a um monitor para ver qual o problema (mas tarde terei esta informação), entretanto, deve ser o mesmo das outras vezes, que era:

    Código :
    Fast boot: skipping disk checks.mount: /dev/label/rootfs: R/W mount of / dev denied. Filesystem is not clean - run fsck. Forced mount will invalidate journal contents: Operation not permitted
    Mouting root will invalidate journal contents: Operation not permitted
    Mouting root filesystem rw failed, startup aborted
    ERROR: ABORTING BOOT (sending SIGTERM to parent)!
    Jul 17 04:24:41 init: /bin/sh on /etc/rc terminated abnormally, going to single user mode
    Enter full pathname of shell or RETURN for /bin/sh:

    O meu Thunder estava atualizado com os recentes updates disponibilizados no Painel de Controle (não reiniciei o servidor após as atualizações, somente o serviço), mesmo assim aconteceu o problema. O que acha que pode ser?

    Abraços,
    Jonas Lima
    Aqui a coisa já mudou de lugar.

    Código :
    Fast boot: skipping disk checks.

    Essa mensagem só aparece quando existe um marker no HD do sistema, mais especificamente em /fastboot. Esse marker indica ao SO que o sistema foi desligado corretamente e, por isso, pode pular a checagem do HD. Mas como você disse, não foi isso que aconteceu, então fica difícil pra eu falar o que pode ser, e porque esse marker existe depois de um desligamento incorreto. Vou verificar com o pessoal da FreeBSD Brasil pra ver o que pode ser feito.

    Adianto que a sua reclamação e a do colega kbca12 são as 2 primeiras que tenho sobre esse problema. Acompanho vários fóruns relacionados ao Thunder, tanto do Brasil quanto fora, e a única reclamação que vejo é a dos hds de cache voltarem corrompidos após desligamento incorreto, mas nada sobre ter que reinstalar por que a máquina não sobe.

    De qualquer maneira, vou verificar e aviso aqui qualquer novidade.

  10. #10

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Então Mário... Este erro que você está falando "Fast boot: skipping...." aconteceu das outras vezes que o Thunder deu problema comigo.

    A de ontem, quando o sistema já estava atualizado, estou enviando agora aqui em anexo a foto.

    Veja aí... o erro é ligeiramente diferente.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TUNDER.jpg
Visualizações:	411
Tamanho: 	177,6 KB
ID:      	47330

  11. #11

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    O que você acha que devo fazer agora Mário: reinsta-lo ele novamente ou tem outra solução agora de imediato?

  12. #12

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    conversei com o mario agora e vamos tentar implantar e testar o apcupsd seguindo a dica do trober para ajudar a amenizar o problema, recomendo que seu nobreak tenha este suporte

    http://www.apcupsd.com/manual/manual.pdf


    o que vai ocorrer seu nobreak ao detectar bateria baixa vai mandar uma menssagem ao apcupsd para desligar corretamente o servidor antes que a energia da bateria acabe, isso esta ao nosso alcance

    Perfeito! Meu NoBreak tem essa função. Ontem até comentei com você sobre essa possibilidade, lembra?

  13. #13

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    O que você acha que devo fazer agora Mário: reinsta-lo ele novamente ou tem outra solução agora de imediato?
    Dê um ENTER na mensagem. Quando cair no prompt, execute o comando:

    Código :
    /sbin/fsck -y -t ufs

    Deve demorar um pouco, ao terminar, aperte CTRL+D e o sistema deve iniciar normalmente.

    Quando o acesso voltar, se possível envie acesso SSH com senha de root pro email [email protected]. Se você está com as últimas atualizações, isso não era pra ter acontecido. Talvez tenha dado algum erro no update, por isso gostaria de verificar.

  14. #14

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Perfeito Mario! Funcionando de novo!!!
    Me diga: como te envio acesso SSH? Redireciono a porta 22 pro Thunder via NAT do Mikrotik?

  15. #15

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Perfeito Mario! Funcionando de novo!!!
    Me diga: como te envio acesso SSH? Redireciono a porta 22 pro Thunder via NAT do Mikrotik?
    Exato. E manda senha de root .

  16. #16
    Avatar de sgtelecom
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    93

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Aqui também tive este problema varias vezes, por isso coloquei na minha casa, pois la no prédio, não tenho como colocar coisas muito grande.
    Atualizado com a ultima versão, a 2 dias atras, teve falta de luz aqui e estava longe, deu o mesmo erro do amigo acima, mais com ja tenho um Pendrive ja no servidor, foi dar boot e reinstalar de novo e recuperar o cache.

    Em nenhuma das vezes perdi o cache, a unica coisa que fiz, foi mandar chegar os hd,s pelo painel de controle
    Só aconteceu mesmo no hd do sistema.

  17. #17

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Fiquei sabendo ontem que o Thunder não pode ser desligado por falta de energia ou coisas do tipo em hipótese alguma.
    Se isso acontecer, tem que reinstalar o Thunder novamente, porque ele não inicia mais. Segundo informações que tive, isto é um problema do FreeBSD, sistema que o Thunder roda.

    Nunca tinha visto uma coisa dessas. Fiquei impressionado! Em três quedas de energia que tive durante 1 mês e meio, que duraram mais de 3 horas, o meu nobreak não aguentou tanto tempo e acabou desligando o servidor do thunder. Das 3 vezes, tive que reinstalar o Thunder tudo novamente, porque ele simplesmente não inciava mais.

    Gostaria de saber como vocês estão vivendo com isso e qual solução estão usando para esse problema.

    Abraços,
    Jonas Lima

    Olá compra no-break gerenciável da APC e ele desligar o thunder 5 min antes de acabar toda a carga da bateria
    Fica a dica

  18. #18

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    MARIO bom dia tive esse poblema aqui tambem mais o damiao me oriento com os comandos :/sbin/fsck -y -t ufs

    demorou um pouco mas deu tudo verto.abraço mario qualquer coisa fala com o damiao o que ouve aqui que ele te fala com mais detalhes.a atualizei o painel ok ?[/COLOR]

  19. #19

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Fiquei sabendo ontem que o Thunder não pode ser desligado por falta de energia ou coisas do tipo em hipótese alguma.
    Se isso acontecer, tem que reinstalar o Thunder novamente, porque ele não inicia mais. Segundo informações que tive, isto é um problema do FreeBSD, sistema que o Thunder roda.

    Nunca tinha visto uma coisa dessas. Fiquei impressionado! Em três quedas de energia que tive durante 1 mês e meio, que duraram mais de 3 horas, o meu nobreak não aguentou tanto tempo e acabou desligando o servidor do thunder. Das 3 vezes, tive que reinstalar o Thunder tudo novamente, porque ele simplesmente não inciava mais.

    Gostaria de saber como vocês estão vivendo com isso e qual solução estão usando para esse problema.

    Abraços,
    Jonas Lima
    Pois éé,tive esse problema esses dias,tive que reinstalar o sistema e configurá tudo de novo!!!

  20. #20
    Avatar de sgtelecom
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    93

    Padrão Re: ThunderCache não pode ficar sem energia. Impressionante!!!

    hoje faltou luz aqui e deu o problema, fiz o comando citado e voltou ao normal