Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Quem comprar esse equipamento estará adquirindo uma bomba. Simplesmente um lixo, nem de graça eu quero aqui. A Mikrotik talvez na ânsia de bater o BulletM2 ou pelo menos competir a altura errou feio neste projeto.
    NÃO RECOMENDO ESTE EQUIPAMENTO A NINGUÉM.
    VOU JOGAR TODOS QUE TENHO NO LIXO SIMPLESMENTE.

    NOTA ZERO PARA ESSA BOMBA...

  2. #2
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Qual seria o motivo?

  3. #3

    Padrão Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Bom dia.

    Para ajudar os companheiros do Forum, poderia explicar seu caso ? O que ocorreu, o que não funcionou ?

    Talvez para você não deu certo, mas para outro funcione..

    Abraços

  4. #4

    Padrão Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Creio q foi um problema de BIOS, ou o problema foi entre a cadeira e o monitor. POis aqui to tirando tudo q é UBNT e colocando Mikrotik, pois a UBNT so tem feito cagada ultimamente!!

  5. #5

    Padrão Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    COmprei 3 RB Metal 2.4 , os 3 deram problemas, 1 resolvi atualizando o firmware, 1 joguei no lixo, e o outro fica dando problema 1 vez por mes, as vezes menos as vezes mais.

    Todos os mesmo problema, o sinal simplesmente some, o radio para de jogar sinal, ai so reiniciando.


    Enfim, não recomendo comprar

  6. #6

    Padrão Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por weslly21 Ver Post
    COmprei 3 RB Metal 2.4 , os 3 deram problemas, 1 resolvi atualizando o firmware, 1 joguei no lixo, e o outro fica dando problema 1 vez por mes, as vezes menos as vezes mais.

    Todos os mesmo problema, o sinal simplesmente some, o radio para de jogar sinal, ai so reiniciando.


    Enfim, não recomendo comprar
    Exatamente.. O problema é maior com o metal 2.4.
    E como o sinal some, não resolve utilizar um watchdog para reiniciar o rádio. O problema é de RF. E se alguém pensa que seja pelo excesso de potencia, não é, pois utilizei em 18dbm e acontece exatamente isso.

    Agora um metal 5.8 começou a apresentar o mesmo problema.

    Concordo Rogério, tenho muito ubnt parado. Com MK não era comum. E continuará não sendo, pois metal nunca mais compro. Outras linhas da MK são mais seguras.

  7. #7

    Padrão Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    aqui tambem tinha um 2.4 em uma omin a mesma coisa o sinal some e depois volta. agora eu sei que nao era configuraçao como aluns tinha me dito. e bomba mesmo

  8. #8
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por juderlan Ver Post
    Quem comprar esse equipamento estará adquirindo uma bomba. Simplesmente um lixo, nem de graça eu quero aqui. A Mikrotik talvez na ânsia de bater o BulletM2 ou pelo menos competir a altura errou feio neste projeto.
    NÃO RECOMENDO ESTE EQUIPAMENTO A NINGUÉM.
    VOU JOGAR TODOS QUE TENHO NO LIXO SIMPLESMENTE.

    NOTA ZERO PARA ESSA BOMBA...
    Amigo, não joga fora suas rbs e ubnts não, manda eles pra mim que pago o frete.

  9. #9

    Padrão Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Amigo, não joga fora suas rbs e ubnts não, manda eles pra mim que pago o frete.
    Mas ele não está descrente de todos os modelos. É um caso específico envolvendo o mikrotik metal, especialmente o 2.4

  10. #10

    Padrão Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por weslly21 Ver Post
    COmprei 3 RB Metal 2.4 , os 3 deram problemas, 1 resolvi atualizando o firmware, 1 joguei no lixo, e o outro fica dando problema 1 vez por mes, as vezes menos as vezes mais.

    Todos os mesmo problema, o sinal simplesmente some, o radio para de jogar sinal, ai so reiniciando.


    Enfim, não recomendo comprar
    Mesmo problema aqui com uma unidade que adquiri (17dbm aqui e também testei com uma fonte mais forte), ia mandar para rma, mas pelo jeito nem vai adiantar. ^^ obs: uma pena, pois pelomenos externamente, aparenta muita robustez.

  11. #11

    Padrão Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Eu tbm tive o mesmo problema com rb metal 2.4 a minha ocila muito o sinal de -68 vai pra -30 vai e volta
    tentei de tudo e não consegui rezolver esse problema

  12. #12

    Padrão Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por edsong Ver Post
    Mesmo problema aqui com uma unidade que adquiri (17dbm aqui e também testei com uma fonte mais forte), ia mandar para rma, mas pelo jeito nem vai adiantar. ^^ obs: uma pena, pois pelomenos externamente, aparenta muita robustez.
    Pois esta robustez é que me chamou a atenção e resolvi experimentar. Eu imaginava um rádio com uma forte blindagem.
    Só decepção.

  13. #13

    Padrão Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por juderlan Ver Post
    Quem comprar esse equipamento estará adquirindo uma bomba. Simplesmente um lixo, nem de graça eu quero aqui. A Mikrotik talvez na ânsia de bater o BulletM2 ou pelo menos competir a altura errou feio neste projeto.
    NÃO RECOMENDO ESTE EQUIPAMENTO A NINGUÉM.
    VOU JOGAR TODOS QUE TENHO NO LIXO SIMPLESMENTE.

    NOTA ZERO PARA ESSA BOMBA...
    Olá nobre amigo, bom dia.
    Poderia me descrever, em qual modelo esta apresenando os problemas, qual versão do firmware, os horarios que apresentam os problemas, se tem clientes conectados no momento, se tem trafego. Obrigado, antecipadamente.

  14. #14

    Padrão Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por kamui Ver Post
    Olá nobre amigo, bom dia.
    Poderia me descrever, em qual modelo esta apresenando os problemas, qual versão do firmware, os horarios que apresentam os problemas, se tem clientes conectados no momento, se tem trafego. Obrigado, antecipadamente.
    Metal 2.4 em todas as peças. Em 5.8 já vi acontecer em duas. Mas tem outras sem apresentar o problema. Por precaução estamos retirando os que ainda restam.
    Qualquer versão pois já troquei até para a 6.x.
    Não tem horário. Pode ficar uma semana ou poucas horas sem retornar o problema.
    Não é energia, pois já foi trocado para alimentação por bateria.
    Com cliente ou mesmo sem, como de madrugada. Daí amanhecia tudo parado.
    É problema com RF, pois simplesmente some no site survey e por isso todo mundo desconecta. Se ficar muito tempo sem emitir sinal pode até travar a porta lan. Se estiver monitorado daí é só reiniciar remoto que tudo volta.

    Excelente rádio pra "fundo do baú".

  15. #15

    Padrão Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Metal 2.4 em todas as peças. Em 5.8 já vi acontecer em duas. Mas tem outras sem apresentar o problema. Por precaução estamos retirando os que ainda restam.
    Qualquer versão pois já troquei até para a 6.x.
    Não tem horário. Pode ficar uma semana ou poucas horas sem retornar o problema.
    Não é energia, pois já foi trocado para alimentação por bateria.
    Com cliente ou mesmo sem, como de madrugada. Daí amanhecia tudo parado.
    É problema com RF, pois simplesmente some no site survey e por isso todo mundo desconecta. Se ficar muito tempo sem emitir sinal pode até travar a porta lan. Se estiver monitorado daí é só reiniciar remoto que tudo volta.

    Excelente rádio pra "fundo do baú".
    Cara isso eu nunca tinha visto, realmente é de abismar.
    Penso eu que poderia ou pode ser um problema de projeto do rádio.
    Fora isso não me vem mais nada à cabeça.
    Sorte ai.

  16. #16
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Question Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Como distribuidor da MikroTik realmente estou surpreso com esse fato, até por que não tenho tido RMA dos produtos citados, aliás o RMA da linha MK é extremamente baixo, como ja foi citado que foram tomados todas as preocupações com a alimentação do prouto, fico me perguntando
    Qual o tamanho do cabo POE ?
    Que cabo foi usado ?
    Que antena foi utilizada ?
    Acho que esses são elementos fundamentais para um bom funcionamento de qualquer transceptor !

  17. #17

    Angry Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Problemas identificados aqui:

    Sinal some simplesmente, ai ja sabe, os clientes ligando e dizendo: TÕ SEM INTERNET;

    Uma porcaria de sinal, tanto faz setar default, como 25, 23, 20, 17,...

    Firmware pode ser 5.23, 5.25 ou 6, não muda nada;

    Tanto faz banda B, G, N, BGN, é a mesma M....

    Porta lan queima facinho;

    Em outro caso vc reinicia a RB, simplesmente reseta tudo.

    Para quem acha que é defeito entre a cadeira e o monitor, sugiro trocar todos os APs do seu provedor ou dos provedores que vc presta consultoria por esse robusto equipamento. Prepare-se, em breve você estará fechando e/ou quebrando, sugiro mudar de ramo e vender banana na feira.

  18. #18
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Post Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por juderlan Ver Post
    Problemas identificados aqui:

    Sinal some simplesmente, ai ja sabe, os clientes ligando e dizendo: TÕ SEM INTERNET;

    Uma porcaria de sinal, tanto faz setar default, como 25, 23, 20, 17,...

    Firmware pode ser 5.23, 5.25 ou 6, não muda nada;

    Tanto faz banda B, G, N, BGN, é a mesma M....

    Porta lan queima facinho;

    Em outro caso vc reinicia a RB, simplesmente reseta tudo.

    Para quem acha que é defeito entre a cadeira e o monitor, sugiro trocar todos os APs do seu provedor ou dos provedores que vc presta consultoria por esse robusto equipamento. Prepare-se, em breve você estará fechando e/ou quebrando, sugiro mudar de ramo e vender banana na feira.
    Discutir, explanar problemas, enontrar soluções, compartilhar informações é o espirito de coletividade do Fórum, ebravejar e jogar tudo pra cima achoi que não resolve muita coisa !

  19. #19

    Padrão Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Como distribuidor da MikroTik realmente estou surpreso com esse fato, até por que não tenho tido RMA dos produtos citados, aliás o RMA da linha MK é extremamente baixo, como ja foi citado que foram tomados todas as preocupações com a alimentação do prouto, fico me perguntando
    Qual o tamanho do cabo POE ?
    Que cabo foi usado ?
    Que antena foi utilizada ?
    Acho que esses são elementos fundamentais para um bom funcionamento de qualquer transceptor !
    Grande Paulo, andavas sumido. Por onde andavas?

    O que o companheiro Juderlan citou é exatamente o que acontece com o metal 2.4
    A única coisa que ainda não aconteceu foi queima de porta lan.
    De início eu pensei que poderia ser energia. Daí coloquei uma bateria lá. Não resolveu.
    Cabo não é pois tirei o metal e coloquei uma 711 e está lá perfeita.
    Coloquei o metal noutra torre para ver e aconteceu a mesma coisa.
    O mais evidente no mau funcionamento é deixar de emitir o SSID. Descobri isso quando fui fazer um scan em outra RB na torre e não achei o SSID do metal. Aí é que consegui identificar onde está o problema. Também tentei em todas as potencias e também alterando os data rates.. Variei também no ACK.
    Em resumo, não tem nada a ver com as configurações do wireless.

    Uma coisa que testei foi deixar em bancada. Uma semana e não travou. Daí que me surgiu uma possível situação pensando numa das perguntas do Paulo.
    Estaria o problema relacionado com a alimentação de energia por meio de cabo UTP e POE? Será que este equipamento não "chupa" tanta energia que um cabo de 20 metros não aguente alimentá-lo? Volto a dizer: o cabo que alimentava o metal está alimentando uma RB711. Então não é o cabo em si o problema, mas talvez o alto consumo do metal?
    Apesar de que fiz várias vezes a leitura da voltagem que chegava no metal. Sempre acima de 12V.
    Teria que fazer um teste, colocando o metal novamente numa torre e alimenta-lo com um UTP bem curtinho para tirar as dúvidas.
    Ou alimenta-lo com 24V.

    Juderlan, faça um teste. Coloque um metal desses em bancada e deixa lá uma semana para ver se vai travar. Por aí vamos tentando isolar o problema.

  20. #20
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: RB METAL 2SHPn LIXO DA MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Grande Paulo, andavas sumido. Por onde andavas?

    O que o companheiro Juderlan citou é exatamente o que acontece com o metal 2.4
    A única coisa que ainda não aconteceu foi queima de porta lan.
    De início eu pensei que poderia ser energia. Daí coloquei uma bateria lá. Não resolveu.
    Cabo não é pois tirei o metal e coloquei uma 711 e está lá perfeita.
    Coloquei o metal noutra torre para ver e aconteceu a mesma coisa.
    O mais evidente no mau funcionamento é deixar de emitir o SSID. Descobri isso quando fui fazer um scan em outra RB na torre e não achei o SSID do metal. Aí é que consegui identificar onde está o problema. Também tentei em todas as potencias e também alterando os data rates.. Variei também no ACK.
    Em resumo, não tem nada a ver com as configurações do wireless.

    Uma coisa que testei foi deixar em bancada. Uma semana e não travou. Daí que me surgiu uma possível situação pensando numa das perguntas do Paulo.
    Estaria o problema relacionado com a alimentação de energia por meio de cabo UTP e POE? Será que este equipamento não "chupa" tanta energia que um cabo de 20 metros não aguente alimentá-lo? Volto a dizer: o cabo que alimentava o metal está alimentando uma RB711. Então não é o cabo em si o problema, mas talvez o alto consumo do metal?
    Apesar de que fiz várias vezes a leitura da voltagem que chegava no metal. Sempre acima de 12V.
    Teria que fazer um teste, colocando o metal novamente numa torre e alimenta-lo com um UTP bem curtinho para tirar as dúvidas.
    Ou alimenta-lo com 24V.

    Juderlan, faça um teste. Coloque um metal desses em bancada e deixa lá uma semana para ver se vai travar. Por aí vamos tentando isolar o problema.
    Grande 1929, realmente andei um pouco ausente por problemas de saúde e tambem por causa da excessiva caraga de trabalho.
    Pois agora sou Master Distributor MikroTik para o Paraguay e tambem Master Distributor da DELIBERANT e LIGO WAVE para o Paraguay, Argentina e Uruguay. (diga-se de passagens equipamentos fantásticos)

    Mas voltando ao caso da METAL, minha opinião frente ao uso de equipamentos de alta potencia ainda continua o mesma:
    Cabos POE sempre o menos possivel, 20 metros é muita coisa !
    12V em um cabo UTP para o consumo que um equipamento desses tem em termos de amperagem, com certeza não suporta
    O ideal seria alimentar com 48v ou pelo menos 24v
    Tentar fazer um POE com no máximo 10mts, iria ajudar em muito.
    Se poder fazer um cabo de 5mts e alimentar com 24v 1Ah então teriamos certeza de se o problema é alimentação ou não
    Pois eu uso uma metal desde o seu lançamento alimentada com 48v POE de 4mts e ela nunca rateou.

    Mas como sempre digo estamos aqui para aprender, auxiliar, discutir e compartilhar soluções !