+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Iniciando serviços de internet

    Bom dia pessoal!
    Bom tive uma ideia que acho ser bem bacana, pesquisei em meu condomínio e verifiquei que 70% dos moradores usam notebook, hoje "amadormente" compartilho com 5 pessoas um link de 25mb através de um modem td w8968 da tplink, nunca reclamaram de velocidade ou trafego lento, o mesmo tem até um servidor de mídia o qual e acessado pelas smart tv's desses meus colegas.

    A real ideia seria profissionalizar este serviço, inicialmente pensei em utilizar mikrotik justamente pelos elogios e funcionalidades deste sistema.

    Seria o seguinte cenário:

    3 prédios com 4 andares cada.

    Pensei em colocar no topo do prédio onde moro um mikrotik transmitindo para os outros dois, e em cada andar colocar um radio AP para o sinal sempre ficar bom para os moradores pois, a maioria das paredes são pre-moldadas...

    Gostaria de opiniões sobre qual RB da mikrotik e antenas para os links e quais tipos de radio para função AP nos andares...

    desde já agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: Iniciando serviços de internet

    Gato é crime amigo...

  3. #3

    Padrão Re: Iniciando serviços de internet

    O pior lugar para se fazer gatonet é condomínio, antes do negócio crescer já vem a primeira denúncia,
    e por se tratar de condomínio os fiscais chegam metendo bronca pesada, porque sabe que alguem vai pagar,
    na grande maioria dos casos a multa sobra pro condomínio.
    Não é difícil entender a tranquilidade desse tipo de negócio nas favelas....Alguém já viu fiscal subindo "morros" para multar gatonets?

  4. #4

    Thumbs up Re: Iniciando serviços de internet

    Coloca uma RB MIKROTIK com slot para dois cartões e também com a case. “uma solução que a MDBRASIL tem”. “caso queime um dos cartões vc só desconecta a antena de um e coloca em outro que já estaria pré- configurado”.
    ü Antena omni 2.4ghz de 12dbi.
    ü RB Mikrotik vc configura seu :
    · firewall “filter rules, Nat e Mangle”.
    · Ativa o servidor PPPOE.
    · QoS.
    · ETC...


    BLOCO “B”
    CPE Firemax 2.4GHz com antena integrada, configurada como bridge. “para receber o sinal da sua base e levar dados através de cabo UTP para o AP de cada andar”.

    BLOCO “C”
    CPE Firemax 2.4GHz com antena integrada, configurada como bridge. “para receber o sinal da sua base e levar dados através de cabo UTP para o AP de cada andar”.


    Todos os equipamentos precisam ser homologados e se for vender internet precisa de autorização dos órgãos de fiscalização.

  5. #5

    Padrão Re: Iniciando serviços de internet

    Citação Postado originalmente por werla Ver Post
    Gato é crime amigo...
    Compartilhar internet e crime?
    Eu disse que estou compartilhando, não vendendo...

  6. #6

    Talking Re: Iniciando serviços de internet

    Citação Postado originalmente por cristianoribeiro Ver Post
    Coloca uma RB MIKROTIK com slot para dois cartões e também com a case. “uma solução que a MDBRASIL tem”. “caso queime um dos cartões vc só desconecta a antena de um e coloca em outro que já estaria pré- configurado”.
    ü Antena omni 2.4ghz de 12dbi.
    ü RB Mikrotik vc configura seu :
    · firewall “filter rules, Nat e Mangle”.
    · Ativa o servidor PPPOE.
    · QoS.
    · ETC...


    BLOCO “B”
    CPE Firemax 2.4GHz com antena integrada, configurada como bridge. “para receber o sinal da sua base e levar dados através de cabo UTP para o AP de cada andar”.

    BLOCO “C”
    CPE Firemax 2.4GHz com antena integrada, configurada como bridge. “para receber o sinal da sua base e levar dados através de cabo UTP para o AP de cada andar”.


    Todos os equipamentos precisam ser homologados e se for vender internet precisa de autorização dos órgãos de fiscalização.
    Obrigado pelas sugestões,
    Quais ap's vc me sugere para os andares?
    Enquanto ao SCM ja estou em contato com meu advogado, ele falou que está muito fácil e custa em torno de R$400,00

  7. #7

    Thumbs up Re: Iniciando serviços de internet

    Dá uma olhada na linha da TP-link, são bons e baratos. Mas que seja de antenas removíveis, pois não conheço o ambiente onde serão instalados, talvez seja preciso vc acoplar antenas de ganho maior.
    Obs: E não esqueça que eles precisam trabalhar em modo bridge.

  8. #8

    Padrão Re: Iniciando serviços de internet

    Conversando com algumas pessoas, as mesmas me informaram que se eu solicitar uma banda larga em nome do condomínio e difundir o sinal não e considerado crime, pois a internet e de uso do condomínio inteiro... e eu estarei cobrando do prédio somente o serviço de manutenção do sistema...

    Será que procede a fiscalização da ANATEL pra condomínios procede?

  9. #9

    Thumbs up Re: Iniciando serviços de internet

    Citação Postado originalmente por leopsouza Ver Post
    Conversando com algumas pessoas, as mesmas me informaram que se eu solicitar uma banda larga em nome do condomínio e difundir o sinal não e considerado crime, pois a internet e de uso do condomínio inteiro... e eu estarei cobrando do prédio somente o serviço de manutenção do sistema...

    Será que procede a fiscalização da ANATEL pra condomínios procede?
    • O Condomínio contrato o link e compra os materiais e equipamentos.
    • Faça um contrato para a instalação e manutenção de rede.


    Acredito que não há nada que caracterize pirataria.