+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [RESOLVIDO]Problemas com enlace rocketm5

    Boa tarde
    Possuo um enlace entre dois rocketm5 fechando 15Km com nível de sinal -69 airmax quality: 70% airmax capacity:40% .O problema é que várias vezes ao dia o airmax capacity fica 0% assim prejudicando o tráfego... alguém poderia dizer se o problema é visada, o equipamento ou outra coisa???? quando montei esse enlace funcionou 2 semanas sem apresentar nenhuma problema dai por diante passou a dar esses problemas.Alguma solução??
    Última edição por AlefSS; 19-08-2013 às 10:55.

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com enlace rocketm5

    Oi AlefSS.

    Pra 15 km com estes equipamentos a capacidade e a qualidade do AirMAX deveriam estar lá perto de 100%.

    Se você está com potência máxima nos transmissores, está usando dish de 30 ou maior e só conseguiu -69 dB em 15 km, tudo indica que falta visada neste enlace.

    Se você estivesse fechando este enlace por sobre a água (que é plano) você precisaria de duas torres de 18 metros pra liberar o elipsóide de fresnel e compensar a curvatura da terra. Agora, se o enlace é sobre o continente, onde tem morros, edificações, eucalipital e demais vegetações, sua torre tem de ter altura suficiente pra passar por cima do obstáculo mais alto no trajeto.

    Dá uma olhadinha na minha assinatura, que sabe o treinamento te ajuda.

    Abraço,

    ZéAlves

  3. #3

    Padrão Re: Problemas com enlace rocketm5

    Muito provavel que seja visada ou interferencia, pois a Ubiquiti é muito ruim em questao de interferencia ainda mais se tiveres usando a Dish sem radome, eu estou trocando todos PTP que tinha Ubiquiti para Mikrotik, experimenta colocar uma rb com cartao r52hN em cada ponta ai...

  4. #4

    Padrão Re: Problemas com enlace rocketm5

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Oi AlefSS.

    Pra 15 km com estes equipamentos a capacidade e a qualidade do AirMAX deveriam estar lá perto de 100%.

    Se você está com potência máxima nos transmissores, está usando dish de 30 ou maior e só conseguiu -69 dB em 15 km, tudo indica que falta visada neste enlace.

    Se você estivesse fechando este enlace por sobre a água (que é plano) você precisaria de duas torres de 18 metros pra liberar o elipsóide de fresnel e compensar a curvatura da terra. Agora, se o enlace é sobre o continente, onde tem morros, edificações, eucalipital e demais vegetações, sua torre tem de ter altura suficiente pra passar por cima do obstáculo mais alto no trajeto.

    Dá uma olhadinha na minha assinatura, que sabe o treinamento te ajuda.

    Abraço,

    ZéAlves
    Opa...acredito que possa ser visada também pois a primeira torre está com 33m e a segunda com 38m, questão de pequenos ajustes.Alterei o canal aqui e a princípio estabilizou..vamos ver...

    Obrigado pela atenção, vou olhar sim...abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Problemas com enlace rocketm5

    Citação Postado originalmente por Kwitschal Ver Post
    Muito provavel que seja visada ou interferencia, pois a Ubiquiti é muito ruim em questao de interferencia ainda mais se tiveres usando a Dish sem radome, eu estou trocando todos PTP que tinha Ubiquiti para Mikrotik, experimenta colocar uma rb com cartao r52hN em cada ponta ai...
    Só pode ser interferência, alterei alguns canais e a princípio estabilizou...vamos testar

    Abraço.

  6. #6

    Padrão Re: Problemas com enlace rocketm5

    RESOLVIDO

    O problema era visada e pequenos ajustes no rádio.

    ANTES Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p1.jpg
Visualizações:	123
Tamanho: 	68,1 KB
ID:      	47553Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p2.jpg
Visualizações:	98
Tamanho: 	74,1 KB
ID:      	47554
    DEPOIS Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp2.jpg
Visualizações:	227
Tamanho: 	69,4 KB
ID:      	47555Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp22.jpg
Visualizações:	137
Tamanho: 	72,4 KB
ID:      	47556

    Valew pela atenção.