+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP 34km em 900mhz?

    Pessoal,

    Tenho que fechar o enlace abaixo, pensei em 900mhz mas não encontrei o hardware ideal para isto, estou pensando em tentar fechar com OIW 33dbi + xr5 + rb411ah:


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTP_001-002 - Cópia.jpg
Visualizações:	156
Tamanho: 	136,3 KB
ID:      	47585

    Não preciso de muita banda, só 1 ou 2 mb está bom.

  2. #2

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    33db em 900mhz?? nunca vi, mas sim, eu já vi um ptp de 60 km com antenas aquario , as maiores que vem acho que um´s 20db fechar passando 4mb

    nesse print seu o freznel esta totalmente comprometido, fechar a te pode fechar e passar mais de 20 mb, mas vai ter horários ou dias que o sinal vai sumir do nada....

  3. #3

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    XR5 funciona em 5.8, não em 900.

    Existe a possibilidade de colocar uma repetidora onde tem a flecha?

    34km em 900 eu acho q vc vai pegar ou gerar muita interferência no caminho.... a não ser que seja em uma região bem remota.

  4. #4

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    Pode fazer que vai fechar , tenho link pior que isso ai funcionando blz,


    Como voce so quer passar uns 4 mb no maximo, pode fazer sorrindo, em -79 passa isso tranquilo.

    Vai de bullet que e melhor, mais pratico e barato e nao tem o risco dos cabos estarem mais feitos.

    alinha bem direito.

  5. #5

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    acho que não me expressei bem, como não encontrei o hardware para 900mhz, mudei para 5ghz.

    pensei sim no bullet mas não tive boas experiências com ele, por isso pensei em ficar com o tradicional xr5 + rb411.

  6. #6
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    Citação Postado originalmente por rjardim Ver Post
    acho que não me expressei bem, como não encontrei o hardware para 900mhz, mudei para 5ghz.

    pensei sim no bullet mas não tive boas experiências com ele, por isso pensei em ficar com o tradicional xr5 + rb411.

    vai passar pouca banda em 900, use cartao xr9 e antena de 20 yagi, vai passar uns 2 mb maximo, mas vai fechar

  7. #7

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    Olá amigo,tenho uns equipamentos seminovos q acho,serviria p vc.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=167050
    Qualquer coisa me contacte.
    [email protected]
    217700-0788

  8. #8

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    amigo. tu foi do extremo ao extremo kkkk tentou em 2,4 passa mais banda que em 5.8 sem visada, ja pirei uma vez pois mandei um link para a casa de minha irmã, sem visada em 2,4 pegava mas pouca banda quando coloquei 5.8 nem achei a cid,
    um bullet 2,4 0.8 wts mais direcional deve dar.
    boa sorte ai

  9. #9

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    Citação Postado originalmente por weslly21 Ver Post
    Pode fazer que vai fechar , tenho link pior que isso ai funcionando blz,


    Como voce so quer passar uns 4 mb no maximo, pode fazer sorrindo, em -79 passa isso tranquilo.

    Vai de bullet que e melhor, mais pratico e barato e nao tem o risco dos cabos estarem mais feitos.

    alinha bem direito.

    Você tá zuando, né?
    Neste seu caso, física é bestera de nerd?

    Pô, sem ofensa. Estuda um pouquinho de teoria. Tenta entender como a zona de fresnel funciona.

    Se o seu relato é de coração, o fato de ter funcionado pra você não signifca que vai funcionar pras outras pessoas. Você teve sorte que o sinal refletiu, rebateu e chegou do outro lado, mas não significa que sempre vai ser assim.

    Abraço,

    ZéAlves

  10. #10

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Você tá zuando, né?
    Neste seu caso, física é bestera de nerd?

    Pô, sem ofensa. Estuda um pouquinho de teoria. Tenta entender como a zona de fresnel funciona.

    Se o seu relato é de coração, o fato de ter funcionado pra você não signifca que vai funcionar pras outras pessoas. Você teve sorte que o sinal refletiu, rebateu e chegou do outro lado, mas não significa que sempre vai ser assim.

    Abraço,

    ZéAlves
    Ja prestou atenção no material que ele vai usar ? e a nescessidade que ele precisa pra esse link ?

    Tenho 3 link pior e muito que isso ai, passando 8 9 megas tranquilo, com distancia maior e antena de 30 DBI

    Se ele estivesse precisando passar 20 , 30 , 50 megas tranquilo, mais 1 a 2 megas e o que ele precisaClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link2.jpg
Visualizações:	159
Tamanho: 	49,4 KB
ID:      	47632
    Esse Link ai ta funcionando a 4 anos, passando 9 megas constantes com ping de 3 a 6 , fora esse tem outros vários do mesmo jeito

    To usando antena de 30 com 23 de potencia

  11. #11

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    Citação Postado originalmente por weslly21 Ver Post
    Ja prestou atenção no material que ele vai usar ? e a nescessidade que ele precisa pra esse link ?

    Tenho 3 link pior e muito que isso ai, passando 8 9 megas tranquilo, com distancia maior e antena de 30 DBI

    Se ele estivesse precisando passar 20 , 30 , 50 megas tranquilo, mais 1 a 2 megas e o que ele precisaClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link2.jpg
Visualizações:	159
Tamanho: 	49,4 KB
ID:      	47632
    Esse Link ai ta funcionando a 4 anos, passando 9 megas constantes com ping de 3 a 6 , fora esse tem outros vários do mesmo jeito

    To usando antena de 30 com 23 de potencia

    Weslly.

    É aquilo que já falei:
    Se funcionou pra você, não é garantia que vai funcionar pros outros.

    Se você quiser fazer sem visada, beleza. Mas tem um monte de gente com pouco conhecimento que usa o fórum como referência. Talvez uma pessoa gaste o que não tem pra fazer "mágica" e o enlace não fecha.
    Como fica essa pessoa? Quem se responsabiliza pelo dinheiro desperdiçado?

    Como instrutor e membro antigo do fórum, eu tenho a obrigação de dizer que "bruxaria e milagre" não existem. É preciso dar as condições ideais para os rádios se comunicarem.

    Trabalhando sem visada a pessoa termina excedendo o EIRP pra fazer o enlace fechar e isso contribui para o aumento do piso de ruído. Com alto piso de ruído o SNR de todos ao redor destes rádios sem visada sofrem... Não se trata apenas de fechar o enlace nas coxas porque precisa de pouca banda. Se trata de fazer o certo pra NÃO prejudicar os vizinhos.

    Espero que tenha ficado claro.

    Abração,

    ZéAlves

  12. #12

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Weslly.

    É aquilo que já falei:
    Se funcionou pra você, não é garantia que vai funcionar pros outros.

    Se você quiser fazer sem visada, beleza. Mas tem um monte de gente com pouco conhecimento que usa o fórum como referência. Talvez uma pessoa gaste o que não tem pra fazer "mágica" e o enlace não fecha.
    Como fica essa pessoa? Quem se responsabiliza pelo dinheiro desperdiçado?

    Como instrutor e membro antigo do fórum, eu tenho a obrigação de dizer que "bruxaria e milagre" não existem. É preciso dar as condições ideais para os rádios se comunicarem.

    Trabalhando sem visada a pessoa termina excedendo o EIRP pra fazer o enlace fechar e isso contribui para o aumento do piso de ruído. Com alto piso de ruído o SNR de todos ao redor destes rádios sem visada sofrem... Não se trata apenas de fechar o enlace nas coxas porque precisa de pouca banda. Se trata de fazer o certo pra NÃO prejudicar os vizinhos.

    Espero que tenha ficado claro.

    Abração,

    ZéAlves

    Lembra de colocar no canal certo pra nao se incomodar com operadora celular...se tiver torre na região!

  13. #13

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    Mephisto.

    34 km em 900 MHz não é uma boa idéia.
    O ruído gerado será tão alto que atrapalhará as operadoras de celular, mesmo usando o canal certo.
    A banda disponível nesta distância será tão pequena que não compensará o investimento.

    O próprio autor do tópico já havia percebido que 900 MHz não era uma boa idéia e no meio da conversa considerou o uso de 5 GHz.

    A palavra chave pra sucesso de link é VISADA, VISADA, VISADA.


    Abraço,

    ZéAlves

  14. #14

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Mephisto.

    34 km em 900 MHz não é uma boa idéia.
    O ruído gerado será tão alto que atrapalhará as operadoras de celular, mesmo usando o canal certo.
    A banda disponível nesta distância será tão pequena que não compensará o investimento.

    O próprio autor do tópico já havia percebido que 900 MHz não era uma boa idéia e no meio da conversa considerou o uso de 5 GHz.

    A palavra chave pra sucesso de link é VISADA, VISADA, VISADA.


    Abraço,

    ZéAlves

    Sim...sei disso....soh dei a letra pra ele se resolver fazer 900 pelo menos colocar no canal que nao de problema.
    eu uso 900 em alguns pontos da minha area de atuação onde alguns clientes tem visada parcial...mas em media de 2 a 3 km e sempre pro cliente...nunca enlace.

    nano M900 da ubiquiti funciona muito bem....com uma banda apresentavel...tenho +- 10 clientes em cima de um radio desses

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Mephisto.

    34 km em 900 MHz não é uma boa idéia.
    O ruído gerado será tão alto que atrapalhará as operadoras de celular, mesmo usando o canal certo.
    A banda disponível nesta distância será tão pequena que não compensará o investimento.

    O próprio autor do tópico já havia percebido que 900 MHz não era uma boa idéia e no meio da conversa considerou o uso de 5 GHz.

    A palavra chave pra sucesso de link é VISADA, VISADA, VISADA.


    Abraço,

    ZéAlves

    Sim...sei disso....soh dei a letra pra ele se resolver fazer 900 pelo menos colocar no canal que nao de problema.
    eu uso 900 em alguns pontos da minha area de atuação onde alguns clientes tem visada parcial...mas em media de 2 a 3 km e sempre pro cliente...nunca enlace.

    nano M900 da ubiquiti funciona muito bem....com uma banda apresentavel...tenho +- 10 clientes em cima de um radio desses

  15. #15

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    O problema não é o canal, véio.

    O problema é a potência necessária pra fechar 34 km.
    O canal ideal é o 922 com 5 MHz de amplitude de canal.
    Nesta configuração e com SNR de 21 dB, o link passa 1 mega up e 600 k down. Não compensa o "crime"...

    Se tiver torre de celular perto ou no trajeto, vai prejudicar a operadora e o dono do 900 MHz vai ter que desativar o enlace.


    Abraço,

    ZéAlves

  16. #16

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    vlw pessoal pelas dicas...

    zé alves, já fiz curso com você, e concordo que não é correto fazer o enlace nessas condições, porém o negócio já foi fechado por outra empresa e esta me repassou para fazer e já está avisado que tem pouca chance de funcionar.

    abraço

  17. #17

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    Essas torres já estão construídas?

    Torres mais baixas nas pontas e uma torre intermediária onde está a seta seria mais garantido e talvez mais econômico.

    Dá pra usar o terreno onde está a seta?


    Abraço,

    ZéAlves

  18. #18
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: PTP 34km em 900mhz?

    Tchê,
    Por que não aumenta o lado A para 80m ???
    Resolve rápido e terá como usar 5ghz;
    Só não fecha se tiveres um prédio , ou algo que bloqueie 100% do sinal
    naquele ponto one tem a seta. senão, é aumentar o lado A para 80m e pronto.

  19. #19

    Padrão Re: PTP 34km em 900mhz?

    as torres já estão construidas, não posso aumentar no momento.

    no ponto da seta só há uma plantação de cana de açúcar.