+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Recurso Burst mikrotik

    como configurar corretamente este recurso do mikrotik, alguém usa ou já usou? funciona? alguém tem algum material explicativo para estudo...

  2. #2

    Padrão Re: Recurso Burst mikrotik

    Citação Postado originalmente por RicardoMoura Ver Post
    como configurar corretamente este recurso do mikrotik, alguém usa ou já usou? funciona? alguém tem algum material explicativo para estudo...

    Planos com velocidade de 128kbps de UP por 256 de DOW :

    Max Limit --------- 128k/256k <<<< Planos de Venda

    Burst Limit -------- 256k/512k <<<< Maior velocidade Obtida

    Burst Threshold --- 64k/128k <<<<< Todas as vezes que o CONSUMO do cliente ultrapassar de 64k/128k ele vai ter um BURST de 8 segundos onde vai NAVEGAR com a velocidade de 256k/512k ?

    Burst time -------- 8 ....O tempo de usor do Burst Limit em segundos, Onde seria o TEMPO que o usuario vai Navegar na velocidade de 256k/512k após esse TEMPO ele voltaria para a velocidade ( Max Limit = 128k/256k )

    Toda essa configuração é feita no profiles do hotspot ou no profiles do PPP, se for o caso.

  3. #3

    Padrão Re: Recurso Burst mikrotik

    amigo o ideal é você mesmo aprender como funciona, configurar, testar etc... ta ai um video que explica tudo e nao deixa nenhuma dúvida


  4. #4

    Padrão Re: Recurso Burst mikrotik

    Esta questão do burst é como disseram, tem que estudar mesmo para entender.
    Na verdade o time que no exemplo foi citado de 8 segundos eu também pensava que é o tempo que dura o burst, mas nunca via na prática isso acontecer.
    Depois que fui entender que é um tempo utilizado no algorrítimo que calcula o ponto de corte do burst.

    Algum tempo atrás o mascaraajp postou uma maneira prática de fazer os cálculos para achar o burst threshold que é o limiar do burst e o tempo para renovar o burst.

    burst threshold= tempo de burst X pico de burt / tempo de renovação de burst

    por ex: veloc normal 512k burst de 1024k burst time 20seg. tempo de renovação do burst 180seg

    B= 20X1024=20480 /180= 114k (arredondando)

    Então a regra ficaria assim: 512k/512k 1024k/1024k 114k/114k 180/180 8 ( 8 é a prioridade, melhor deixar na menor prioridade que é 8)

  5. #5

    Thumbs up Re: Recurso Burst mikrotik

    O burst time é o período em que a análise será feita, esta análise tem o intuído de obter o valor médio de banda utilizado. O ciclo de análise é definido automaticamente quando definimos o burst time, pois este sempre será correspondente ao valor do burst time dividido por 16.
    Se configurarmos o busrt time em 64 segundos o nosso ciclo de calculo será de 4 segundos, ou seja, a cada 4 segundos serão analisadas os últimos 64 segundos. Ao obter o valor médio de banda utilizada no ultimo período é verificado se este é inferior ao valor do burst threshold. Caso seja inferior a banda adicional torna-se disponível até a próxima analise.

    O vídeo postado pelo nosso colega Carlinhos é muito bom.

  6. #6

    Padrão Re: Recurso Burst mikrotik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Esta questão do burst é como disseram, tem que estudar mesmo para entender.
    Na verdade o time que no exemplo foi citado de 8 segundos eu também pensava que é o tempo que dura o burst, mas nunca via na prática isso acontecer.
    Depois que fui entender que é um tempo utilizado no algorrítimo que calcula o ponto de corte do burst.

    Algum tempo atrás o mascaraajp postou uma maneira prática de fazer os cálculos para achar o burst threshold que é o limiar do burst e o tempo para renovar o burst.

    burst threshold= tempo de burst X pico de burt / tempo de renovação de burst

    por ex: veloc normal 512k burst de 1024k burst time 20seg. tempo de renovação do burst 180seg

    B= 20X1024=20480 /180= 114k (arredondando)

    Então a regra ficaria assim: 512k/512k 1024k/1024k 114k/114k 180/180 8 ( 8 é a prioridade, melhor deixar na menor prioridade que é 8)
    Olá amigo 1929, tudo tranquilo. Pintou uma duvida aqui: como foi o calculo p/ obter os 180s que é o tempo da renovação do burst ?

    Abraço....

  7. #7

    Padrão Re: Recurso Burst mikrotik

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Olá amigo 1929, tudo tranquilo. Pintou uma duvida aqui: como foi o calculo p/ obter os 180s que é o tempo da renovação do burst ?

    Abraço....
    estes 180 seg são uma escolha. Depois que foi concedido o burst para o usuário, no exemplo que dei, deve-se esperar um burst aproximadamente a cada 180seg.
    O vídeo postado é bem elucidativo. Ele não parte da escolha de um tempo de burst time, mas o principio é o mesmo. Pois se escolher 180seg, com certeza vai baixar o valor do burst threshold, obrigando a regra a esperar baixar a média até o valor encontrado na fórmula.
    Esta fórmula eu nunca vi em nenhum manual, só sei que ela foi postada pelo mascaraajp aqui no forum e realmente funciona bem para fazer o cálculo de uma forma prática.

    Lembrando que estes tempos todos são só um indicativo. O único que é exato é o cálculo do ciclo que é o burst time/16.
    São um indicativo pois partem do princípio que o usuário vai sempre andar nos picos o que não é necessariamente o que acontece.
    Se ele for só abrir páginas de sites com certeza não vai ocupar todo o tempo de burst. Mas para controlar downloads dos baixadores inveterados é uma boa ajuda. Assim você favorece dando um "plus" para quem navega e controla dentro do plano, aqueles que só fazem downloads.

  8. #8

    Padrão Re: Recurso Burst mikrotik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    estes 180 seg são uma escolha. Depois que foi concedido o burst para o usuário, no exemplo que dei, deve-se esperar um burst aproximadamente a cada 180seg.
    O vídeo postado é bem elucidativo. Ele não parte da escolha de um tempo de burst time, mas o principio é o mesmo. Pois se escolher 180seg, com certeza vai baixar o valor do burst threshold, obrigando a regra a esperar baixar a média até o valor encontrado na fórmula.
    Esta fórmula eu nunca vi em nenhum manual, só sei que ela foi postada pelo mascaraajp aqui no forum e realmente funciona bem para fazer o cálculo de uma forma prática.

    Lembrando que estes tempos todos são só um indicativo. O único que é exato é o cálculo do ciclo que é o burst time/16.
    São um indicativo pois partem do princípio que o usuário vai sempre andar nos picos o que não é necessariamente o que acontece.
    Se ele for só abrir páginas de sites com certeza não vai ocupar todo o tempo de burst. Mas para controlar downloads dos baixadores inveterados é uma boa ajuda. Assim você favorece dando um "plus" para quem navega e controla dentro do plano, aqueles que só fazem downloads.
    Olá, obrigado por responder. Então se entendi, no exemplo que você citou, 180s/16 = 11.2s. Isso quer dizer que após o burst liberado ele vai funcionar durante 180s e nesses 180s a cada 11.2s o mikrotik faz um analise do consumo e no final dos 180s terá uma média, e c/ base nessa média ele vai ou não liberar o burst novamente, é isso ?

    Já aproveitando, veja um plano que criei aqui, dê sua opinião de boa.
    250k/800k 350k/1200k 155k/400k 130/180 8 100k/400k

    250k/800k = banda normal
    350k/1200k = burst
    155k/400k = threshold (aqui tá a duvida), esses valores seriam a média após 130s/180s e se ao final do tempo do burst a média calculada do cliente fique abaixo de 155k/400k o burst continua liberado pra ele, e se estiver acima de 155k/400k o burst será negado, é isso ?

    Abraço...

  9. #9

    Padrão Re: Recurso Burst mikrotik

    isso.
    por esta regra, voce deve ter dado um burst de 60 seg e para ser renovado a cada 180seg.

    veja a formula que o mascaraajp postou. Ela tem duas variáveis de tempo
    burst threshold= tempo x burst limit / burst time
    60 X 1200= 72000 /180 (burst time) = 400k que é o burst threshold ou ponto de corte do burst

    Como eu disse antes, não está no manual do mikrotik mas funciona.
    Na verdade o manual é muito limitado com relação ao burst. O link do vídeo mostra melhor que o manual, mas sempre fica aquele raciocínio incomodo de que o burst time na verdade não é o tempo que dura o burst. Já quando aplica a fórmula voce pode fazer um teste e ver num download por exemplo que o burst vai durar aproximadamente os 60segundos e só será renovado com mais 120segundos ( 60+120=180 que é o valor usado na regra para o burst time)
    Só que eu acho este tempo de 60 segundo muito, eu uso 20s e com renovação de 120s. Me parece que os clientes nos picos de tráfego se alternam melhor e ninguém fica de dono da banda

  10. #10

    Padrão Re: Recurso Burst mikrotik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    isso.
    por esta regra, voce deve ter dado um burst de 60 seg e para ser renovado a cada 180seg.

    veja a formula que o mascaraajp postou. Ela tem duas variáveis de tempo
    burst threshold= tempo x burst limit / burst time
    60 X 1200= 72000 /180 (burst time) = 400k que é o burst threshold ou ponto de corte do burst

    Como eu disse antes, não está no manual do mikrotik mas funciona.
    Na verdade o manual é muito limitado com relação ao burst. O link do vídeo mostra melhor que o manual, mas sempre fica aquele raciocínio incomodo de que o burst time na verdade não é o tempo que dura o burst. Já quando aplica a fórmula voce pode fazer um teste e ver num download por exemplo que o burst vai durar aproximadamente os 60segundos e só será renovado com mais 120segundos ( 60+120=180 que é o valor usado na regra para o burst time)
    Só que eu acho este tempo de 60 segundo muito, eu uso 20s e com renovação de 120s. Me parece que os clientes nos picos de tráfego se alternam melhor e ninguém fica de dono da banda
    Ok, entendi. No seu caso, você usa 20s de duração do burst, correto ?

    E qual seriam as velocidades de up/down num exemplo usando 20s ?

    Abraço.

  11. #11

    Padrão Re: Recurso Burst mikrotik

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Ok, entendi. No seu caso, você usa 20s de duração do burst, correto ?

    E qual seriam as velocidades de up/down num exemplo usando 20s ?

    Abraço.
    uso 600k e 1200k
    na formula uso o tempo de 20s e de 120seg e prioridade 8
    então fica assim:
    600k/600k 1200k 1200k 200k/200k 120/120 8

  12. #12

    Padrão Re: Recurso Burst mikrotik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    uso 600k e 1200k
    na formula uso o tempo de 20s e de 120seg e prioridade 8
    então fica assim:
    600k/600k 1200k 1200k 200k/200k 120/120 8
    Entendi. Você usa up/down simétricos, você deve trabalhar somente c/ link dedicado né.

    Nesse plano que você citou, 200k/200k seria a média calculada pelo mikrotik e se o cliente estiver acima dessa média, o burst será negado, é isso né.

    Abraço e obrigado pela força.

  13. #13

    Padrão Re: Recurso Burst mikrotik

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Entendi. Você usa up/down simétricos, você deve trabalhar somente c/ link dedicado né.

    Nesse plano que você citou, 200k/200k seria a média calculada pelo mikrotik e se o cliente estiver acima dessa média, o burst será negado, é isso né.

    Abraço e obrigado pela força.
    exato. os 200k é o burst threshold ou limiar ou ponto de corte.

  14. #14

    Padrão Re: Recurso Burst mikrotik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    exato. os 200k é o burst threshold ou limiar ou ponto de corte.
    Ok, obrigado.

    Clicado na estrelinha.