+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rb 450g ou rb 2011uas

    Olá boa noite aos amigos ! estou criando esse tópico com o intuito de adquirir mais conhecimento e conto com a colaboração de todos ! com essa migração para micro células que todo dia vejo pessoas aqui mesmo no fórum falando me vem a duvida de qual rb usar ? uma 450g com bastante processamento , memoria , portas giga e somente cinco portas e acabar tendo que colocar um switch ou usar uma 2011uas que tem um pouquinho menos de processamento e metade da memoria da 450g mas que tem dez portas ? e sendo assim não precisando de um switch ! oque vocês acham ?

  2. #2

    Padrão Re: Rb 450g ou rb 2011uas

    Citação Postado originalmente por Rsmol Ver Post
    Olá boa noite aos amigos ! estou criando esse tópico com o intuito de adquirir mais conhecimento e conto com a colaboração de todos ! com essa migração para micro células que todo dia vejo pessoas aqui mesmo no fórum falando me vem a duvida de qual rb usar ? uma 450g com bastante processamento , memoria , portas giga e somente cinco portas e acabar tendo que colocar um switch ou usar uma 2011uas que tem um pouquinho menos de processamento e metade da memoria da 450g mas que tem dez portas ? e sendo assim não precisando de um switch ! oque vocês acham ?

    RSMOL,

    tudo vai depender de como voce vai projetar sua rede.
    Cada equipamento tem suas peculiaridades.
    A RB2011 tem como ponto positivo a possibilidade de se entrar com fibra direto no equipamento nao precisando de ONU ou conversor e tem 5 porta giga e 5 porta 10/100
    A RB450G da para entrar com o link e sair com 4 backbone de 1Gb para abastecer uma célula.
    Ambos seria um roteador de borda para cliente ou usaria ele como switch para atender os clientes? isso sao perguntas a serem respondida na hora de fazer o projeto da rede.
    Eu uso a RB750 como roteador de borda para atender 4 células, cada porta uma área. costumo segmentar a rede para facilitar a manutenção.

  3. #3
    Avatar de Fastwireless_telecom
    Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Rua Braziliano Previtale, 54, Santa Cruz - Valinhos SP
    Posts
    28

    Lightbulb Re: Rb 450g ou rb 2011uas

    ROUTER BOARD 450G 680MHZ ATHEROS,256MB,5GBLAN,LEVEL5,MINI-ROUTER MIKROTIK

    ROUTER BOARD 2011UIAS-IN, 128MB, 5LAN, 5GBIT, 1-SFP, LCD, LV-5

    Segue comparativo do hardware.

    Precisando temos pronta entrega.

    FASTWIRELESS

  4. #4

    Padrão Re: Rb 450g ou rb 2011uas

    Uma RB2011 suporta quantos clientes em PPPoE ?

    E a RB450g?

    Acho que o principal ponto para se decidir é isso...

    Pois se é uma micro-celula temos que saber quanto que podemos crescer...

  5. #5

    Padrão Re: Rb 450g ou rb 2011uas

    Em relação ao numero de conexões pppoe visita este link: http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:License
    A level 5 aceita 500 clientes pppoe mas vai depender do hadware utilizado e da configuração do mikrotik.
    Tenho uma RB750G com 180 cliente via pppoe com 30% de processamento mas nao tem firewall nem marcação de pacote nela e QUEUES dinamicas.
    Voce terá que especificar no projeto qual o papel da RB no ponto escolhido para dimensionar o hardware mínimo necessário para o atender.

  6. #6

    Padrão Re: Rb 450g ou rb 2011uas

    Então analisando custo x benefício a RB2011 para uso em micro-células é mais do que adequado...

  7. #7

    Padrão Re: Rb 450g ou rb 2011uas

    Eu nao considero a RB2011 com 10 portas e sim 5 portas giga e 5 portas 10/100 mas o diferencial e a porta de fibra que permite colocar um gbic e retirar o conversor ou a ONU caso chegue de fibra na RB.
    Quem nao esta usando a fibra nao vejo vantagem pois a RB750 custa 150,00 e a RB2011 sai por 450,00 ou seja 3x mais e se o caso é so ter mais portas eu colocara um Switch Gerenciável 3com 24 Portas 2 Gigabit 2226 pois ele tem duas portas de fibra e 24 portas gigabit, custo de 550,00

  8. #8

    Padrão Re: Rb 450g ou rb 2011uas

    Citação Postado originalmente por valdineiq Ver Post
    Eu nao considero a RB2011 com 10 portas e sim 5 portas giga e 5 portas 10/100 mas o diferencial e a porta de fibra que permite colocar um gbic e retirar o conversor ou a ONU caso chegue de fibra na RB.
    Quem nao esta usando a fibra nao vejo vantagem pois a RB750 custa 150,00 e a RB2011 sai por 450,00 ou seja 3x mais e se o caso é so ter mais portas eu colocara um Switch Gerenciável 3com 24 Portas 2 Gigabit 2226 pois ele tem duas portas de fibra e 24 portas gigabit, custo de 550,00

    Não tenho necessidade de um switch de 24 portas pois como disse é para micro células e consigo a rb 2011L aqui por 230 reais e a 2011 uas por 295 no dinheiro ! quanto a fibra ainda não tenho rede com fibra entao para que fique com caixa hermetica pequena e bem organizada com pouca coisa acho que ela é uma opção bastante atraente principalmente em custo beneficio

  9. #9

    Padrão Re: Rb 450g ou rb 2011uas

    Citação Postado originalmente por Rsmol Ver Post
    Não tenho necessidade de um switch de 24 portas pois como disse é para micro células e consigo a rb 2011L aqui por 230 reais e a 2011 uas por 295 no dinheiro ! quanto a fibra ainda não tenho rede com fibra entao para que fique com caixa hermetica pequena e bem organizada com pouca coisa acho que ela é uma opção bastante atraente principalmente em custo beneficio
    Concordo com voce.
    Mas hoje voce nao tem fibra mas como o preço tem caindo bastante, amanha a sua realidade pode mudar e se voce ja tive equipamentos que aceite a fibra voce terá menos gastos no futuru.
    So a placa da RB2011 em uma caixa hermética fica bem organizada e limpa.