Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Sxt vs nanobridge

    Galera vim compartilhar uma experiencia de um resultado positivo a respeito da Routerboard com antena integrada da mikrotik (SXT 5.8) tinha um enlace de curta distância de 4 KM passando 38 megas sendo 5 de Up e 38 de Don, estava usando 1 par nanobridge m5, com airmax desabilitado, pois quando habilitava, a latência do link subia um pouco, e passava pouca coisa a mais de banda, então não usava o protocolo da ubnt. Somente para fazer testes um dia comprei 1 par de SXT 5.8 somente para praticar um pouco as configurações de enlace com mikrotik, já que havia abandonado este maravilhoso software a tempos, dando atenção apenas aos produtos UBNT que já viam "pré assados e era somente esquentar e comer rsrs". Quando por muita curiosidade resolvi testar o protocolo da mikrotik conhecido como NV2, surpresa consegui passar 70 megas de Don e 12 de Up. E não éra por má configuração nas nanobridges não pois testei canal por canal, teste largura de banda de 20 mhz 25,30, até 40 mhz e nada de passar disso, acredito que seria as interferências ai tinha deixado queto, até me surpreender com esta mini antena de mikrotik com um poderoso ganho em banda, e um custo bem acessível para quem vai fazer enlace de curta distância, acredito que éla passou mais banda por receber menas interferência que as nanobridges, pois seus defletores são menores ou sei lá, ou o protocolo nv2 faz milagre não sei, mais recomendo a muitos de vocês que estão fechados no mundo da UBNT procurar um pouco mais de opções.
    Tem modelinhos ai da intelbras (não incluindo a CPE da intelbras que eu não gostei) e da mikrotik dando show em muitos ubnts ai e com valor bem mais em conta. Abraços...

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    hum teve uma diferença grande do up para o down ,voce ainda não teve tempo de ajustar direito ne ?

  3. #3

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    hum teve uma diferença grande do up para o down ,voce ainda não teve tempo de ajustar direito ne ?

    Este link tem 13 mb de Up e 80 de Don, infelizmente não tive como testar separadamente pois, ele esta em produção, abraço

  4. #4

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    Bom resultado...

    Ainda mais se contando que o ganho da sxt é bem menor do que o da nanobridge

  5. #5

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    MK + NV2 é garantia de qualidade, se todos tivessem condições de usar sxt nos clientes seria show. Bem que as sxt lite VS nanos, a diferença de preço é pouca.

  6. #6

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    Galera vim compartilhar uma experiencia de um resultado positivo a respeito da Routerboard com antena integrada da mikrotik (SXT 5.8) tinha um enlace de curta distância de 4 KM passando 38 megas sendo 5 de Up e 38 de Don, estava usando 1 par nanobridge m5, com airmax desabilitado, pois quando habilitava, a latência do link subia um pouco, e passava pouca coisa a mais de banda, então não usava o protocolo da ubnt. Somente para fazer testes um dia comprei 1 par de SXT 5.8 somente para praticar um pouco as configurações de enlace com mikrotik, já que havia abandonado este maravilhoso software a tempos, dando atenção apenas aos produtos UBNT que já viam "pré assados e era somente esquentar e comer rsrs". Quando por muita curiosidade resolvi testar o protocolo da mikrotik conhecido como NV2, surpresa consegui passar 70 megas de Don e 12 de Up. E não éra por má configuração nas nanobridges não pois testei canal por canal, teste largura de banda de 20 mhz 25,30, até 40 mhz e nada de passar disso, acredito que seria as interferências ai tinha deixado queto, até me surpreender com esta mini antena de mikrotik com um poderoso ganho em banda, e um custo bem acessível para quem vai fazer enlace de curta distância, acredito que éla passou mais banda por receber menas interferência que as nanobridges, pois seus defletores são menores ou sei lá, ou o protocolo nv2 faz milagre não sei, mais recomendo a muitos de vocês que estão fechados no mundo da UBNT procurar um pouco mais de opções.
    Tem modelinhos ai da intelbras (não incluindo a CPE da intelbras que eu não gostei) e da mikrotik dando show em muitos ubnts ai e com valor bem mais em conta. Abraços...
    ola amigo estas nanobridge era de 22ou 25?

  7. #7

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    Citação Postado originalmente por isaquias Ver Post
    ola amigo estas nanobridge era de 22ou 25?
    25

  8. #8

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    Citação Postado originalmente por RickBrito Ver Post
    MK + NV2 é garantia de qualidade, se todos tivessem condições de usar sxt nos clientes seria show. Bem que as sxt lite VS nanos, a diferença de preço é pouca.
    A diferença de preço não está muito grande, só não uso, pois fica mais complicado ter que colocar caixa hermética na torre, pigtal,cabo coaxial, usando rockets e basestatios facilita, pois da pra deixar tudo no pé da torre subindo apenas os cabos de redes, facilita na manutenção e tbm não perde sinal com os benditos coaxiais. Abraço

  9. #9

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    A diferença de preço não está muito grande, só não uso, pois fica mais complicado ter que colocar caixa hermética na torre, pigtal,cabo coaxial, usando rockets e basestatios facilita, pois da pra deixar tudo no pé da torre subindo apenas os cabos de redes, facilita na manutenção e tbm não perde sinal com os benditos coaxiais. Abraço
    pigtail? cabo coaxial? caixa hermética?

  10. #10

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    Amigo tomei a liberdade de pegar carona em seu post,passamos por algumas decepções com UBNT,estamos querendo mudar um pouco;minha intenção seria usar base station de 20 db + RB 912UAG-5HPND-OUT(http://routerboard.com/RB912UAG-5HPnD-OUT) na célula(pop) e no cliente STX lite.
    por 4 fatores: 1 - Baixo custo cliente (10 doletas + barato que os Nanos), 2. SXT dura mais que nano e não perde potencia 3. Possibilidade de clientes com 5, 8, 10 megas 4. Monitoramento alem de ter 200 MHZ a mais que um Rocket.
    Bom alguém já usa este senário,qual a opinião dos senhores?
    Desde já agradeço os comentários de todos.

  11. #11

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    Citação Postado originalmente por tcftelecom Ver Post
    Amigo tomei a liberdade de pegar carona em seu post,passamos por algumas decepções com UBNT,estamos querendo mudar um pouco;minha intenção seria usar base station de 20 db + RB 912UAG-5HPND-OUT(http://routerboard.com/RB912UAG-5HPnD-OUT) na célula(pop) e no cliente STX lite.
    por 4 fatores: 1 - Baixo custo cliente (10 doletas + barato que os Nanos), 2. SXT dura mais que nano e não perde potencia 3. Possibilidade de clientes com 5, 8, 10 megas 4. Monitoramento alem de ter 200 MHZ a mais que um Rocket.
    Bom alguém já usa este senário,qual a opinião dos senhores?
    Desde já agradeço os comentários de todos.
    Me parece uma ótima ideia em, bota em pratica em um pop e posta resultado.

  12. #12

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    A diferença de preço não está muito grande, só não uso, pois fica mais complicado ter que colocar caixa hermética na torre, pigtal,cabo coaxial, usando rockets e basestatios facilita, pois da pra deixar tudo no pé da torre subindo apenas os cabos de redes, facilita na manutenção e tbm não perde sinal com os benditos coaxiais. Abraço
    olha as antenas da computech eles tem solucao mikrotik homologadas e ja montadas

  13. #13

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    Parece ser bem interessante a ideia do amigo em breve estarei montando um POP todo em NV2 tanto na distribuição quanto recepção

  14. #14

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    Parece ser bem interessante a ideia do amigo em breve estarei montando um POP todo em NV2 tanto na distribuição quanto recepção
    Devido a esse seu post eu comecei a ver que as nanobridge estão pecando muito, eu tenho um enlace principal de 800 metros, além de conseguir poucos Mb de tráfego acho que ela ta abrindo as pernas com míseros 5 mil pacotes passando, vou fazer esse mesmo enlace principal com o http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...EN%C7A%20NIVEL, se o sxt 5 vc já teve sucesso então esse vai ser moleza eu passar 100 mb nesse enlace, muito obrigado por sua colaboração, se tiver sucesso vou mudar todos meus enlaces para MK, só nos pop´s vou ter que ficar com ubnt porque tudo a minha rede é ubnt, mais se pudesse acho que mudava tudo.

  15. #15

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    Aqui uso base station nas 433ah + r52hn e omnitik em menores pop´s, nos clientes mikrotik.

    Tenho mais de 400 sxt apenas 6 perdida, as que travou atualizei o firmware e voltou a funcionar.

    Só tenho mikrotik na rede e TODOS os clientes 5.8 é SXT (alguns lite).

    Recentemente em uma cidade que os clientes tem muitos equipamentos ubnt, dai instalei uma base-station c/ rocket m5 e nano/airgrid nos clientes, mas já ta dando dor de cabeça.

    To fora de UBNT !!!!

  16. #16

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    Olivio poderia postar, como configuro a parte wire da omnitik? Pois estou com uma aqui + sxt em cliente e nao estou conseguindo bons resultados

  17. #17

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    A parte wireless ficou assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         w1.jpg
Visualizações:	243
Tamanho: 	79,0 KB
ID:      	47924Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         w2.jpg
Visualizações:	212
Tamanho: 	70,7 KB
ID:      	47925Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         w4.jpg
Visualizações:	267
Tamanho: 	49,2 KB
ID:      	47923Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         w3.jpg
Visualizações:	178
Tamanho: 	44,1 KB
ID:      	47926

    No SXT idêntico, porem quando você manda dar um SCAN e depois clica em CONNECT ele muda a "Band" para "5GHZ-A/N" recomendo usar "5GHZ-Only-N", e lembre-se de habilitar os 4 HT do sxt, pronto...

    Uso em 10 mhz e vem funcionando perfeito, para planos até 5 megas.

    O "Security Profile" uso uma chave-de-rede para cada cliente via radius, por isso tah "wpa-radius", mas pode ser usado qualquer um !

    Já testei em cliente 15 MB de download.

  18. #18

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    Jonas,

    O olivionet faz uma coisa bacana,ele começa com pequenos pontos de presença com as omnitiks,ele já deixa configurado Ap's virtuais ,caso a demanda aumente ele faz a troca por painéis setoriais e cada equipamento com seu SSID [1]

    [1]https://under-linux.org/showthread.p...155#post672155

  19. #19

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    Bem lembrado !!

    É uma solução estratégica e econômica.

  20. #20

    Padrão Re: Sxt vs nanobridge

    OlivioNET Obrigado pelas screen, entao minha intensao é justamente essa chego a 30 cliente entro as novas sxt setorial que estao pra sair até o fim do ano ou mesmo um ring de sxt 5