+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida com Painel solar em POP

    amigos minha duvida :

    quero montar um Pop pequeno, que terá de equipamentos:
    - 1 RB433 c/ fonte 12v
    - 1 airgrid m5 23 dbi + poe 12v
    - 1 omni 12 dbi

    certo, então preciso de ajuda par comprar um painel solar pra tocar esse pop.
    Preciso saber qual potencia do painel e bateria de quantos amperes necessito.
    Me ajudem no projeot. agradeço enquanto...

  2. #2

    Padrão Re: Duvida com Painel solar em POP

    O fato de ser omni, setorial ou direcional não importa, dado sobrando, faltou especificar dados mais importantes, como tipo de cartão, trafego, uso de ram, se é mesmo RB433 ou é RB433AH...

    Bom, RB433 com 1 cartão R52, trafego pequeno tipo 3 ou 4Mbps, deve consumir entre 12 e 16W, variando conforme o tipo de encriptação, tipo de pacotes a processar (Omni é terrível nisso, recebe lixo de todo lado), enfim, conforme o software usar o hardware. Vamos fazer de conta que a media é 15W (Se for RB433AH suba a conta pra 19W, se tiver cartão mais poderoso suba pra 20W, etc, o consumo atual você é que tem que saber, afinal você é que tem acesso a RB hoje pra colocar um multimetro de R$ 15 pra medir a corrente consumida)
    Airgrid vai consumir uns 8W de media.
    Então 8+15W dá 23W, vezes 24 horas dá 552W por dia, ou 46 amperes por dia em 12V (12*46=552). O painel comercial de 100W vai captar os 100W numas 8 a 10 horas por dia, dependendo da região onde você está e da insolação no local onde o painel ficará (Sombra de arvores ou construções...), sendo sul do país vamos usar media de 7,5 horas, ou seja, 750W em dia de sol, sendo sul do país uns 450W em dia sem sol, levando em conta que deve ter até 5 dias sem muito sol eu diria que era bom ter bateria de 60Ah.

    Vou ignorar a informação de "fonte 12V", acho um gigantesco desperdício ignorante usar inversor pra AC (127 ou 220V) pra depois voltar pra DC (12V), o negócio é colocar a alimentação direto no controlador de carga.
    Controlador é o circuito responsavel por limitar a carga da bateria, mas também limitar sua descarga, esses aparelhos baratos são suficientes:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...r-120w240w-_JM
    (Não é sugestão de vendedor, é só pra ter noção do tipo de ligação, no proprio anuncio tem o modo de uso, é extremamente simples)

    Vale lembrar que bateria 12V não tem 12V, a tensão descarregada chega a baixar até 10,5V, com tensão baixa assim se tiver cabo POE longo a RB ou o Ubnt podem não operar direito. Em carga plena a bateria passa de 14V, nesse momento não há problema, esses aparelhos suportam mais de 27V sem problemas, que dirá míseros 14V.

    Se quiser experimentar com painel de 65W (Beeeem mais barato que o de 85 ou 100W) vai depender da insolação do local, estou no meio de MT e aqui posso fazer isso sem problema, aqui uma bateria de míseros 40Ah resolveria. Aí seu problema provavelmente seria dias de nevoeiros ou muito nublados, dias em que os paineis captam muito pouca coisa, exigindo um superdimensionamento.

    E lembre de usar bateria estacionaria. Baterias automotivas com suas placas finas oxidam demais sob baixa corrente, afinal o nome diz: São automotivas, pra automoveis. Referencia de preços de estacionarias você pega em reisbaterias.com.br

  3. #3

    Padrão Re: Duvida com Painel solar em POP

    Rubem vc é cara,falou tudo.
    Eu usei um tempo do jeito q vc falou ai,perfeito.Somente o carregador de carga q tirei pois as baterias nunca carregavam legal,pois somente um controlador de voltagem na saída p os aps.
    Amigo tenho só uma dúvida,é possível o controlador não carregar a bateria direito?Tipo ele considerar a bateria já carregada?
    Desde já grato.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida com Painel solar em POP

    Eu recomento um painel de 135W, controlador de 10AH e uma bateria de 150 AH


    Uma de 60 Resolveria, mais voce iria descarregar mais da metade todo dia, assim sua bateria nao ia durar nem 1 ano direto


    Colocando um maior, quando menor a porcentagem da descarga mais tempo a bateria vai durar


    Se descarregar 10% todo dia durante a noite, ela dura uns 7 anos

    Obs: Usa cabo pequeno do controlador ate os equipamentos, pois serão em 12v, no maximo uns 3 metros, 4 MM cobre nu



    E Melhor gasta uns 40% a mais e ficar tranquilo do que ter dor de cabeça grande depois

  5. #5
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão Re: Duvida com Painel solar em POP

    Boa tarde, tenho em produção aqui 4 pops com energia solar, vou usar um como exemplo. Estou usando painel solar de 159w com bateria de 170 ah e controlador de carga de 10ah, tenho 3 rocket´s m5, uma nano bridge, uma rb 450g e uma câmera ip. além de um injetor poe que eu mesmo fiz com um patch panel aqui, os cabos até os equipamentos não podem passar de 2 mts pois acarreta perdas, e o cabo que vem e o que vai para a bateria não passa de 2,5 mts, ou seja colocamos as baterias quase no topo da torre, o que é bom pois já tivemos problemas de furto de baterias e painéis solares. Tbm não aconselho o uso de bateria veiucular, o ideal é usar bateria estacionária, de preferência de gel, pois carregam melhor nesse cenário.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida com Painel solar em POP

    Controlador ruim pode atrapalhar a carga sim. O controlador que passei o link está R$ 65 no brasil, mas no Ebay você encontra por US$ 10 (Uso deles), não tem como o produto ter componentes de 1ª linha e ter uma amostragem e testes grandes por um preço desse. Os mosfets as vezes alteram a resistencia interna e tal, mas aí é defeito da unidade, de forma alguma alguem poderia recomendar usar o painel direto na bateria, porque o painel chega a 17V com sol e consumo razoavel (Sem carga grande é facil chegar a 20V), se a tensão em cada celula (A bateria 12V tem 6 celulas) passar de 2,4V, ou mesmo ficar em 2,4V com bateria a 40°C, vai durar pouco, geralmente o que acontece é da celula de menor resistencia aquecer mais e ir se deteriorando, ela é sacrificada, aí acontece de em carga a bateria chegar a 16V, mas se desligar o painel a tensão cai imediatamente pra 12,5V digamos, sinal que 1 ou 2 celulas já foram pro lixo por falta de um controlador de carga. Mesmo bateria nova já pode ter oxidação por ter ficado em estoque muitos meses (Ou anos), dependendo do uso é preciso ligar um dessulfatador todo ano, ou pelo menos fazer uma equialização da carga por todas as celulas, com corrente baixa, coisa que nalguns usos acontece naturalmente, quando em uma semana nublada a tensão vai caindo lentamente, e a carga ocorre em corrente menor.

    Se tem dinheiro dá pra sobredimensionar sim, nunca há problema nisso, mas sinceramente desconfio que quem usa omni não tem dinheiro pra gastar com isso, aí no afã de sobredimensionar muita gente acaba optando por baterias automotivas de 100ah pelo preço de uma estacionária de 40Ah.

    Mas... o uso que vejo de RB com apenas 1 setorial (Imagino que com omni seria quase igual) é mínimo, coisa de mal passar de 12W mesmo, e o airgrid também, 8W só com trafego grande, normalmente fica nuns 5 ou 6W, a media de 23W que usei está alta pro que geralmente vejo, acho que só passaria disso se fosse alto trafego, mas onde tem omni geralmente não tem disso.

    Melhor que informar "meu equipamento é assim ou assado" é informar "meu consumo é de 30W de dia, 35W a noite, e 25W de madrugada, e 2 paineis de 65W carregando 2 baterias de 70Ah funcionam bem, estou numa area de 7h de sol por dia" (Referencia: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/a...ges/fig3_2.jpg )

    Afinal, uma RB433 com 2 clientes conectados, num cartão R52, trafegando 400Kbps de media, consumirá muuuuuito menos que uma RB433AH com 3 cartões XR2 com 12 usuarios em cada cartão, com criptografia, roteada, logando um monte de coisas num cartão microsd... e, uma area com insolação media de 4h por dia exigiria mais paineis e baterias do que uma area com essa media de 8h por dia, o consumo e região mudam tudo.