Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    Boa noite pessoal estou pre fechar um link de 42 Km pra passar e gostaria de passar pelo menos uns 40 à 50 Mb, e no meu pensamento eu estava pensando montar as seguintes configurações:


    1 Par de RB 900
    1 Par de Rocket Dish de 34 dbi Dual

    ou

    1 Par de Rocket
    1 Par de Rocket Dish de 34 Dbi Dual

    ou

    1 Par de Rb 433
    1 Par de Cartões Xr5
    1 Par de Rocket Dish de 34 Dbi Dual

    Será que com dish de 30 Dbi iria atender essa distância ???

    O problema é que eu vi aqui no fórum o pessoal elogiando a Rb 900 ... e eu acho mais robusto porque é mikrotik, por outro lado ele não é Ubiquiti.

    Uma outra dúvida é sobre a rocket pois estou com medo de fechar o link e não dar o troughput esperado.

    Outro detalhe é que o link fica à 400 metros do nivel do mar e pelo que eu vi semana passada quando fica nublado fica umas nuvens ... mas eu acho que isso não atrapalha muito não.

    Pensei até em usar radomes, para diminuir a possibilidade de eu perder a qualidade do link quando ficar nublado ou chover ...


    Alguém pode me dar uma luz o que eu faço ? O que seria mais adequado atualmente ??? Quais equipamentos não me dariam dor de cabeça depois ? A alimentação seria por energia solar.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    Tenho aki um enlace parecido usando:
    Rb 800
    Cartao r52hn
    Antena Algcom de 29dbi
    Passando 80 mb full

  3. #3
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    Meu enlace é parecido, utilizo dish de 33dbi Hyperlink com RB411ah e 433ah e xr5, passa 12mb, mas tem obstrução, vou aumentar a torre, vai ficar com visada 100%, já comprei duas dish 34dbi ubnt e um par de APC 5M da Intelbras, todos que utilizam elogiam esses rádios. APC 5M tem no Mercado Livre por 355,00 cada.

  4. #4
    Avatar de flacknet
    Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    136

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    Aqui na BNJ do Rio de Janeiro, o APC-5M sai a R$ 347,00 e o APC-5M-18, sai a R$ 375,00
    Estou tirando todos rocketes e colocando eles

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Meu enlace é parecido, utilizo dish de 33dbi Hyperlink com RB411ah e 433ah e xr5, passa 12mb, mas tem obstrução, vou aumentar a torre, vai ficar com visada 100%, já comprei duas dish 34dbi ubnt e um par de APC 5M da Intelbras, todos que utilizam elogiam esses rádios. APC 5M tem no Mercado Livre por 355,00 cada.


    Eu estava pensando em usar dish de 30 mesmo pelo custo ser bem menor só estou com medo de não dar o troughput esperado !

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    Citação Postado originalmente por flacknet Ver Post
    Aqui na BNJ do Rio de Janeiro, o APC-5M sai a R$ 347,00 e o APC-5M-18, sai a R$ 375,00
    Estou tirando todos rocketes e colocando eles


    Tem muita diferença pra Rocket ??? QUal é a diferença de um pro outro ?

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por czuchetto Ver Post
    Tenho aki um enlace parecido usando:
    Rb 800
    Cartao r52hn
    Antena Algcom de 29dbi
    Passando 80 mb full


    Achei essa antena muito caro ... essa é daquelas que vem com Radome neh ?

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    RB911 + ALGCom de 90cm com radome e fim de papo. Banda, PPS, estabilidade, tudo num custo completamente aceitável.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    tem que comprar e testar porque todo dia alguem abre um topico
    perguntando esta mesma pergunta sua no forum.

  9. #9
    Avatar de flacknet
    Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    136

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Tem muita diferença pra Rocket ??? QUal é a diferença de um pro outro ?

    - - - Atualizado - - -





    Achei essa antena muito caro ... essa é daquelas que vem com Radome neh ?
    Qualidade da radio Intelbras com Ipoll ( LIGOWAVE )

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    ola experiencia propria,tavamos em duvida tam bem em um enlace de 53km.. colocamos rb 911 com oiw 34 ficou show..
    sinal -53 e ta passando trafego real media de 35 a 45mb de down por 5 a 7 de uplod.. uns 700 clientes simultaneo a latencia media de 3ms

  11. #11

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    MIKROTIK- ROUTERBOARD RB 912UAG-5HPND-OUT LICENÇA NIVEL 4Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         912g.jpg
Visualizações:	195
Tamanho: 	11,3 KB
ID:      	47976

    Acabamos de Fechar um enlace de 25Km com Antenas de 31dbi da Computech com radome muito bom mesmo... teste de MK deu 85Mb ping estavel de 2ms assim que der postos os resultados vamos finalizar tudo ai coloco as fotos e os testes..

    Amigo Melhor coisa gasta um pouco mais mas dorme tranquilo dish de 34 com radome e este novo radio vc vai ter um resultado muito bom e vc vai conseguir teus 50Mb bem tranquilo e estavel...

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    olha so o q nos conseguimos com rb 911..um print ta com teste de banda do proprio mikroitk.. outro print este com trafego real para clientes,clintes navegando..e ainda nem colocamos os radome
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print rb 911 54km.jpg
Visualizações:	530
Tamanho: 	135,2 KB
ID:      	47982   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         foto mk.jpg
Visualizações:	384
Tamanho: 	121,1 KB
ID:      	47983  


  13. #13

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    Citação Postado originalmente por welitom Ver Post
    olha so o q nos conseguimos com rb 911..um print ta com teste de banda do proprio mikroitk.. outro print este com trafego real para clientes,clintes navegando..e ainda nem colocamos os radome
    E isso ai amigo so o melhor da 912 e que ja tem a caixinha que encaixa direto na antena como o Rocket e tem 64Mb de Ram no resto e mesma coisa a e é mais barata ta 85,00 dolares na Flytec.. Show de Bola sucesso com teu enlace...

  14. #14

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    @infoservwireless, como você faz para comprar na Flytec? Já tive vontade de comprar lá, mas nunca o fiz por não saber como faz. E vi que lá tem alguns homologados, eles homologaram na Anatel essas peças?

    Grato,

  15. #15

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    @infoservwireless, como você faz para comprar na Flytec? Já tive vontade de comprar lá, mas nunca o fiz por não saber como faz. E vi que lá tem alguns homologados, eles homologaram na Anatel essas peças?

    Grato,
    Pra comprar la so indo no Paraguai na loja deles não tem outro jeito...

    os produtos homologados são no Brasil..

  16. #16

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    Pessoal em breve vou montar um ptp de aproximadamente 200km e tenho algumas duvidas quanto qual antena usar em cada distancia estou entre computech e algcom, ja tenho resolvido:

    Bom vamos as distancia, lembrando que tenho visada 100%
    Ponta A - B 20km

    Ponto B - C 38KM

    Ponto C -D 48KM

    Ponto D -E 42KM

    Ponto E -F 48KM

    Minha necessidade seria de 60mbps

    Radio estou entre rb912 e apc 5M, agradeço a quem puder ajudar

  17. #17

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    Eu iria de 911 / 912 sem dúvida, e antenas da ALGCom.

  18. #18

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    Quantos pps, ele passa tranquilamente sem abrir o bico? Fez esse teste? ou mais alguém fez teste ?

    [QUOTf
    E=infoservwireless;681521]MIKROTIK- ROUTERBOARD RB 912UAG-5HPND-OUT LICENÇA NIVEL 4Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         912g.jpg
Visualizações:	195
Tamanho: 	11,3 KB
ID:      	47976

    Acabamos de Fechar um enlace de 25Km com Antenas de 31dbi da Computech com radome muito bom mesmo... teste de MK deu 85Mb ping estavel de 2ms assim que der postos os resultados vamos finalizar tudo ai coloco as fotos e os testes..

    Amigo Melhor coisa gasta um pouco mais mas dorme tranquilo dish de 34 com radome e este novo radio vc vai ter um resultado muito bom e vc vai conseguir teus 50Mb bem tranquilo e estavel...[/QUOTE]

  19. #19

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Eu iria de 911 / 912 sem dúvida, e antenas da ALGCom.
    Vlw man, oq me diz antenas de 29 ou 31?

  20. #20

    Padrão Re: Enlace 42 Km - Dúvida Cruel

    tambem recomendo sem sombra de duvidas rb 911 ou 912,como todos ja conhecem a qualidade da mikrotik em hardware e incoparavel a outras marca de baixo custo.. e essas rb estao com a metade do preco quase de um rocket ou intelbras apc 5m..
    como disse anteriormente temos aki passando 40mb 45mb .. em cima das rb 911 com latencia de 3ms sem percas nenhuma..
    creio q seria um investimento muito bom..